12 de fevereiro de 2017

SURPRESA E LUTO NO RUGBY NACIONAL

O final de semana do rugby português foi atravessado por uma onda de surpresa e luto, com o desaparecimento de Bernardo Dourado, um jovem jogador do Caldas Rugby Clube, que a todos atingiu de forma violenta.

Por todo o país se multiplicaram as manifestações de solidariedade com a família de Benny e com o seu clube do coração, mostrando que por muito mal que o rugby ande, vale a pena insistir e tentar que ele melhore, para que se reforcem os laços de amizade que unem todos os que praticam a modalidade e a transformam em mais do que um mero desporto, constituindo uma sólida forma de vida.

O Mão de Mestre não podia ficar alheio ao sucedido e envia de novo as suas sentidas condolências à família do Bernardo e ao Caldas Rugby Clube, reproduzindo parte da Carta Aberta escrita pelo presidente do Caldas, Eduardo Pecegueiro,

"...
As minhas últimas palavras vão para todos os dirigentes desportivos. 
Eu acredito que nós temos uma obrigação para com os nossos atletas que se deve sobrepor a qualquer outro objetivo desportivo. 
A nossa missão primordial deve ser contribuir para que eles se tornem pessoas melhores transmitindo-lhes valores como o respeito, a educação, a justiça, a solidariedade, etc. 
Peguem nesta onda de solidariedade que se formou à volta deste trágico acidente, peguem no exemplo do "Benny" enquanto atleta e inspirem-se para ajudar a acabar com os maus exemplos que continuamos, infelizmente, a presenciar nas competições desportivas. 
A vida é tão curta e preciosa. Não vamos estragar momentos que deveriam ser de pura diversão e companheirismo que queremos que fiquem na memória dos jovens, em episódios para esquecer que nada contribuíram para o desenvolvimento do seu carácter. 
Os dirigentes e pais dos atletas têm forçosamente de liderar pelo exemplo.

Guardem no vosso coração o exemplo do "Benny" e inspirem-se, levem-no para os estádios e pavilhões e pugnem pela defesa dos mais altos valores morais no desporto.

Sem comentários: