10 de dezembro de 2016

TAPADA E OLAIAS VÃO RECEBER OS DESTAQUES DA JORNADA

Belenenses na Tapada e CDUP nas Olaias são as duas partidas mais interessantes do fim de semana da Divisão de Honra, em que o comandante Direito recebe a Académica, o CDUL recebe o Montemor e o Cascais recebe a Lousã.

Não se esperam mudanças na tabela, embora fique a dúvida quanto ao que acontecerá nas partidas referidas, mas vamos ter que esperar pela nona jornada - última do ano de 2016 - para termos alguns embates decisivos que levarão as equipas para a noite de Natal com uma maior definição quanto ao seu futuro.


Única equipa ainda só com vitórias, o Direito vai com certeza contornar os problemas que a Académica lhe vai criar, e a vitória não lhe deve fugir, com mais que provável bónus ofensivo, podendo mesmo ver aumentar a sua vantagem em relação ao segundo da tabela
Os pretos não vão conseguir aguentar a superioridade dos advogados e devem sair de Monsanto com mais uma pesada derrota, e com isso manterão a sua oitava posição na tabela.

Este é o mais interessante dos jogos do fim de semana, embora haja uma distância bem significativa entre as duas equipas na tabela classificativa.
Agronomia conseguiu uma mais que importante vitória na semana passada sobre um dos principais candidatos às meias finais, que lhe permitiu consolidar a vice liderança, enquanto o Belenenses obteve uma vitória folgada, embora o adversário seja de um nível diferente.
Apesar do histórico da temporada dar a vantagem aos agrónomos, a verdade é que o Belenenses tem condições para fazer melhor do que tem feito, e isso pode acontecer a qualquer momento.
Por outro lado Agronomia tem mostrado uma grande consistência, a que a derrota frente ao CDUL não tira importância.
Agronomia deve conseguir vencer, mas é bom esperar pela reação do Belenenses, que tem condições para garantir o bónus defensivo, ou mesmo um pouco mais...

O Universitário de Lisboa não vai ter qualquer problema em vencer o Montemor, até porque as duas equipas sabem que lutam com objectivos bem distintos na competição.
O CDUL tem ainda a possibilidade de vir a capitalizar de eventual derrota de Agronomia para recuperar o segundo lugar.
Os mouflons tentarão sofrer o mínimo e pontos possível, mas a derrota na partida parece incontornável, mantendo a lanterna vermelha em seu poder, enquanto os universitários devem manter o terceiro lugar, a menos que o Belenenses faça das suas perante Agronomia.

No jogo Técnico-CDUP disputa-se anualmente o troféu António Xavier. Instituído em 2014 este troféu pretende relembrar a memória de António Xavier que foi um brilhante professor e investigador na área da Biotecnologia e das Biociências e que na década de sessenta jogou rugby nos dois clubes.. Tendo iniciado a sua formação académica no Porto começou a jogar rugby no CDUP. Mudou-se depois para Lisboa onde conclui a licenciatura em Engenharia Química no IST tendo passado a fazer parte das equipas da AEIST. Fez parte da equipa que em 1967 conquistou a primeira Taça de Portugal vencida pelo Técnico.O CDUP conseguiu a sua segunda vitória na Divisão de Honra desta temporada no passado final de semana, mas dificilmente conseguirá repetir o feito esta semana, perante um Técnico que apesar de ter sofrido pesada derrota não deve deixar escapar a ocasião de recuperar algum do orgulho ferido perante Direito, e sobretudo, de não se deixar ultrapassar ainda mais na tabela classificativa
Com a provável derrota, os portuenses manterão a sétima posição, ficando por saber se manterão a distância para o sexto da classificação, enquanto os engenheiros manterão o quarto lugar.

Duas equipas com objectivos e possibilidades diferentes na competição, com jogo marcado para o final do dia, o que obriga os beirões a jogarem a correr, para regressarem às festas natalícias que os aguardam na Lousã.
O Cascais vai conseguir mais uma farta vitória e com isso manterá a sua quinta posição, mas mantendo as distâncias em relação às equipas que se encontram acima de si na tabela.
A Lousã vai sofrer mais uma pesada derrota, confirmando a fama que tem de viajar mal, em especial quando a motivação é muito pouca...

Sem comentários: