17 de dezembro de 2016

CERTEZAS NA PRIMEIRONA PARA 2017 APENAS NAS PONTAS DA TABELA

Dois jogos que podem ver a posição dos adversários trocada, com a visita do Santarém ao Benfica e do São Miguel ao CRAV, dão um sabor especial à última jornada da primeira volta, onde nem o primeiro está sossegado, embora não possa ser derrubado e vá passar o Natal e o Ano Novo na liderança.

No fundo da tabela a outra certeza, com o Vitória de Setúbal a entrar em 2017 na cauda do pelotão, apenas com um empate e três bónus defensivos.

Muito se tem falado nas alterações à forma como as principais competições serão disputadas na próxima época, mas uma coisa é certa, qualquer alteração que leve à redução da Primeirona é uma completa estupidez.

Duas equipas com histórias distintas na competição, mas qualquer delas tem alguma coisa a provar.
O Évora é líder isolado da tabela classificativa, apenas cedeu a primeira derrota na sétimo jornada, na visita àquela que no início da época era a mais das improváveis candidatas aos lugares cimeiros da tabela.
O Caldas apresentou-se na competição sem grandes pretensões, com uma equipa jovem e em reconstrução, mas já venceu em casa o CR Técnico na quarta jornada, quando os engenheiros ocupavam a segunda posição da tabela, e também o CRAV, que era no arranque da prova um dos principais candidatos ao título!
Então vamos ter um Évora que tem que provar que a derrota na Bairrada foi um acidente - mesmo tendo em consideração a vitória da semana passada frente ao CR Técnico, mas em casa... - e um Caldas que não precisa de provar nada a ninguém, mas que se pode dar ao luxo de se divertir a atrapalhar a vida dos outros!
Favoritismo do Évora, mas melhor será se tomarem uns caldinhos de galinha e muita atenção!

O Benfica ocupa há duas semanas a segunda posição, obteve no fim de semana uma boa e saborosa vitória em Arcos de Valdevez, e com seis vitórias à oitava jornada, está dentro da média do que tem feito desde que desceu à Primeirona na época 2013-2014 - seis vitórias nesse ano e no seguinte, cinco no ano passado.
O Santarém começou menos bem mas parece ter acertado o caminho, e embora esta não seja à oitava jornada a sua melhor época (isso aconteceu no ano passado, quando contava cinco vitórias em oito jogos) venceu quatro dos jogos realizados e empatou dois, tendo perdido apenas outros dois.
Então, embora o Benfica seja favorito, o Santarém pode muito bem voltar a não perder!

O Bairrada subiu este ano à Primeirona e claro que nem os mais optimistas apostariam que à oitava jornada ocuparia a terceira posição, depois de bater todos os que visitaram a Moita da Anadia, incluindo o líder da prova e o CRAV.
O Vitória pelo contrário era considerado antes da prova começar uma equipa de meio da tabela, mas a verdade é que apenas à oitava jornada não perdeu, embora também não tenha ganho!
Favoritismo claro dos donos da casa, mas uma pequena possibilidade dos sadinos conseguirem um bónus defensivo...

Com quatro vitórias nas cinco primeiras jornadas, o CR Técnico afirmava-se como um dos poderosos da Primeirona, mas com três derrotas nas três últimas jornadas, os engenheiros despencaram da segunda para quinta posição e estão ao alcance do oitavo classificado da prova.
O Vila da Moita tem tido altos e baixos, e na semana passada apesar de derrotado pelo Bairrada resistiu bem, obteve o bónus defensivo e marcou 35 pontos!
Será a vantagem de jogar em casa suficiente para dar o favoritismo ao CR Técnico? Apesar das enormes dificuldades que se adivinham, ainda acreditamos na vitória dos donos das Olaias.

Uma desoladora derrota frente ao Benfica na semana passada fez os arcuenses saírem do grupo dos seis, e caírem num sétimo lugar muito pouco de acordo com os seus pergaminhos.
Com três pontos apenas de vantagem sobre os seus adversários deste fim de semana, o CRAV corre o sério risco de descer ainda mais na tabela...
O São Miguel venceu o Santarém e o Vila da Moita, e empatou com o Vitória de Setúbal, mas fora do 1º de Maio o melhor que conseguiu foram dois bónus defensivos na Bairrada e nas Caldas da Rainha.
Favoritos, os minhotos podem aproveitar para voltar ao grupo da frente, mas vão ter que se esforçar para o conseguir.

Veja aqui o quadro completo dos resultados e a classificação actualizada da prova.

Sem comentários: