20 de dezembro de 2016

MONTEMOR VENCE NA LOUSÃ E DEIXA BEIRÕES EM MAUS LENÇÓIS

Um robusta vitória do Montemor na Lousã afunda os beirões na classificação, e a luz está cada vez mais no fundo do túnel para a equipa da região centro do país.
O Direito continua sem adversário à sua altura, vencendo com alguma facilidade o CDUL, enquanto o Cascais continua a subir na classificação após derrotar o Técnico e está apenas a um ponto do terceiro lugar.
No Porto a Académica voltou a perder e o CDUP consolidou a sua posição de melhor dos piores, continuando com um olho num eventual apuramento para a fase final da prova.


Venceu bem o Direito numa partida em que o destaque vai para Nunos Sousa Guedes, que marcou de tudo um pouco: um ensaio, duas transformações e três penalidades... só faltou um drop para completar a listagem...
O CDUL teve em Tomás Noronha o seu marcador de serviço - registou um ensaio e transformou um ensaio de penalidade - mas em nenhum momento mostrou capacidade de se opor com eficácia à superioridade dos advogados.
Direito consolidou a liderança, estando agora com oito pontos de vantagem sobre o segundo, Agronomia, continua só com vitórias e apenas não conseguiu o bónus de ataque em três dos oito jogos que já disputou.
O CDUL foi ultrapassado na classificação pelos agrónomos, que não jogaram, e está na terceira posição ameaçado de perto pelo Cascais, que continua a subir.

 Enquanto o Cascais continua a subir, o Técnico desce, numa troca de posições em consequência directa da vitória dos cascalenses, que são a segunda equipa que mais pontos (e ensaios) marcou, logo atrás do Direito, e o seu saldo de pontos marcados/sofridos é quatro vezes maior que o saldo dos engenheiros - nos ensaios o saldo é cinco vezes maior!.
O Cascais é a equipa que soma mais pontos de bónus entre todas as que disputam a competição, com três defensivos (nas três derrotas sofridas) e outros tantos de ataque, e ameaça directamente o CDUL (está apenas a um ponto dos universitários) que tem a terceira posição em perigo.

Importante vitória do CDUP sobre a Académica, que mantém e reforça a sétima posição dos portuenses, agora com seis pontos de vantagem sobre os pretos, que continuam no oitavo lugar.
A Académica viu a vantagem sobre o nono diminuir, e a sua presença no grupo dos seis finalistas está cada vez mais distante.
O próprio CDUP não conseguiu reduzir a desvantagem em relação ao sexto - primeiro do play-off - mas de qualquer maneira continua a espreitar e a aguardar uma oportunidade.

Não se pode dizer que uma vitória do Montemor na Lousã fosse uma surpresa, mas o resultado verificado foi com certeza inesperado.
Começou melhor a Lousã, que marcou e transformou dois ensaios logo no princípio do jogo, registando no marcador 14-0 a seu favor.
Aos 23 minutos, o Montemor marcou os seus primeiros pontos através da transformação de uma penalidade, e depois foi o desabar completo da equipa da casa.
Sem engenho nem arte para aproveitar as bolas de que dispôs, a Lousã entregou sistematicamente o jogo ao adversário, que aproveitou, agradeceu e marcou, dois ensaios antes do intervalo, chegando já na frente ao intervalo por 14-15.
Embora se pudesse pensar que os beirões recuperariam no segundo tempo, não foi isso que aconteceu, e os mouflons foram marcando - aos 3, 11, 30, 34 e 41 minutos - acabando com sete ensaios na sua conta, e com uma robusta vitória por 14-46 que poucos acreditavam que fosse possível.
Com este resultado o Montemor passa para a frente, e agora está numa boa posição para evitar a lanterna vermelha e a (eventual) descida de Divisão.

Quadro completo dos resultados e classificação actualizada na página que dedicamos à prova.

Sem comentários: