15 de dezembro de 2016

BELAS ASSINA PROTOCOLO COM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

O Belas Rugby Clube firmou um protocolo com o Agrupamento de Escolas Queluz-Belas que vai permitir levar o rugby às nove escolas do agrupamento, em particular às sete escolas do 1º ciclo.

O protocolo mereceu o apoio da Associação de Rugby do Sul e da Federação Portuguesa de Rugby, além da União de Freguesias Queluz Belas, e a KnowHow, e irá atingir cerca de 1800 jovens que poderão ter contato com o rugby nas atividades de enriquecimento curricular.

Segundo o Presidente do Belas Rugby, Luis Manuel Baptista, este projeto há muito perseguido pelo clube faz parte de uma estratégia fundamental para ligar os clubes às escolas. 
Obviamente o rugby de iniciação é uma modalidade muito “adaptativa” quer nos espaços quer nas
equipas que podem ser mistas, será por isso um pretexto para apoiar e criar o espirito ligado à pratica desportiva que tem de começar desde a mais tenra idade.

Sendo o clube uma força viva da freguesia não faz sentido estar de outra forma se não em todas as escolas da freguesia, por isso este projeto nasceu com o apoio da União de Freguesias e a validação do Agrupamento Escolar o que permitiu viabilizar um modelo
sustentável que terá o permanente apoio do Belas Rugby à KnowHow, empresa responsável pelas atividades de enriquecimento curricular, para o efeito e, como não podia deixar de ser, a Federação Portuguesa de Rugby e a Associação de Rugby do Sul que também apoiam este projeto dando formação específica para os 14 professores envolvidos.

Luis Baptista refere que a estratégia de colaboração com as escolas está alinhada com a visão que o município tem para o desenvolvimento desportivo e o apoio escolar, considerando que os investimentos públicos, quer
sejam financeiros ou em infraestruturas desportivas, devem ter uma garantia de retorno não só pela disponibilização dos espaços, mas também pela participação dos clubes como motores do desporto nos s concelhos, onde as escolas são um espaço natural de atuação.

Como é óbvio, um dos objetivos dos clubes é que alguns desses jovens optem por uma participação ativa no desporto federado, ajudando no futuro ao seu desenvolvimento nos escalões competitivos.

Breve Historial do Clube
Belas Rugby Clube fundado em 16 de julho de 1991 é uma segunda vida do rugby na vila de Belas que começou em 1975 como secção de rugby do Clube Desportivo de Belas. 
Desde sempre um clube muito ligado às escolas de rugby com cerca de 100 atletas federados, promove o desporto desde os mais jovens até aos veteranos que habitualmente recebem equipas dos “amigos franceses”. 
É um clube que mantém vivo o espirito da modalidade através dos valores e pilares que tornam o rugby diferente dos outros desportos. 
A sede do clube e as terceiras partes lá realizadas são a prova que o rugby está muito para além das quatro linhas do campo.





Sem comentários: