12 de dezembro de 2016

BAIRRADA E SANTARÉM SOBEM, CRAV SAI DO GRUPO DOS SEIS

Fácil vitória do Évora sobre o Técnico por 66-7 afasta os engenheiros do terceiro posto, que é agora ocupado pelo Bairrada que foi vencer à Moita do Ribatejo por 42-35, enquanto o Benfica, que foi vencer a Arcos de Valdevez por 19-10, manteve a segunda posição

O Santarém entrou de rompante no grupo dos seis primeiros, pulando do sétimo ao quarto lugar após vencer o Caldas em casa por 25-3, enquanto o Vitória de Setúbal conseguiu os seus primeiros pontos de jogo, ao empatar em Lisboa com o São Miguel a 17 pontos.

Quanto ao jogo e como o resultado demonstra, o Évora não teve qualquer dificuldade em averbar mais uma vitoria com bónus atacante, podendo até afirmar-se que o Técnico foi o adversário ideal para depois de um jogo menos conseguido na Bairrada a semana passada onde perdeu e bem.
O adversário deste fim de semana foi talvez a equipa que menos problemas criou em Évora até ao momento, tendo o CRE dominado a seu belo prazer todas as fazes do jogo, nem parecendo que jogava com o terceiro classificado.
Com esta pesada derrota o Técnico desce à  quinta posição, e com apenas mais três pontos que o sétimo está na luta por um dos últimos lugares no grupo dos seis.
Claro que em termos do play-off isso é irrelevante, pois o CR Técnico não disputa a fase final, mas de qualquer forma é claro que os engenheiros querem marcar a sua presença e lutam pela metade superior da tabela na fase de apuramento.

Com a derrota em casa frente ao Benfica, o CRAV sai do grupo dos seis e mostra que não recuperou ainda do seu rebaixamento.
O Benfica mantém a segunda posição com os mesmos dois pontos de avanço, mas aumentou a vantagem em relação ao quarto para quatro pontos.

Vitória difícil do Bairrada na Moita do Ribatejo, mas que lhe deu o terceiro lugar isolado, enquanto a equipa da casa minimizou o estrago, com o bónus defensivo, tendo perdido apenas um ponto em relação ao São Miguel, e ainda tem seis pontos de vantagem sobre o Vitória de Setúbal.


Tarde muito agradável, muito publico, um pitch em condições no recinto da EPC, com vários melhoramentos. Parabéns RC Santarém.
O jogo teve um vencedor indiscutível. Mais decididos, mais placadores, mais fortes no jogo do solo – na disputa dos rucks esteve a grande diferença entre as duas equipas, e mais rápidos nas jogadas de ataque os Cavaleiros superiorizaram-se, em toda a linha aos Pelicanos. Algum equilíbrio nas fases estáticas do jogo.
Entrou forte o Santarém e aos 5 minutos, na sequência de uma boa recepção de um pontapé tático do Caldas, uma penetração rápida e decidida pelo centro da defesa adversária foi concretizada com um primeiro toque de meta, entre os postes, facilmente convertido.
Na resposta o Caldas beneficiou de uma penalidade que, tentada aos postes foi convertida.
Na mesma toada, aproveitando algum ascendente na formação ordenada, o Caldas beneficiou de nova penalidade tentada aos postes, aos 11 minutos, desta feita não concretizada.
Terminou aqui a fase mais equilibrada do encontro. Algo apáticos, sem definirem com clareza o seu jogo, os Pelicanos foram sendo sucessivamente ultrapassados pelo jogo muito rápido dos Cavaleiros. E aos 16 minutos em nova situação de ultrapassagem da linha da vantagem o defesa Caldense interrompeu ostensivamente a jogada, sendo penalizado com o cartão amarelo. Jogada rapidamente à mão a oval terminou com o segundo toque de meta do Santarém.
Primeiro quarto: RC Santarém 12-3 Caldas RC 
O jogo prosseguiu com as mesmas características. Uma infração disciplinar de um jogador da casa - placagem alta - e o consequente cartão amarelo, criou uma situação de algum equilíbrio na partida, mas sempre com os Cavaleiros mais decididos e pressionantes na sua fase defensiva. E pouco após a meia-hora o treinador Escalabitano substitui dois jogadores na sua primeira linha, refrescando a linha avançada.
Os últimos minutos da 1ª parte viram duas chances de parte a parte. O Santarém converteu uma penalidade aos 37 minutos e em cima do final o Caldas dispôs de idêntica oportunidade, mas sem êxito.
Ao intervalo, RC Santarém 15-3 Caldas RC 
A segunda parte foi do Santarém. Muito determinados a defender, não permitiram qualquer tipo de reação aos Caldense e colocando bolas nos 22 metros adversários, quer por pontapés táticos quer pressionando e ganhando rucks sucessivos quando os Pelicanos tentavam sair a jogar, os Cavaleiros foram construindo o resultado. O terceiro toque de meta aconteceu aos 47 minutos, à ponta e um quarto ensaio aos 60 minutos, também à ponta.
Terceiro quarto: RC Santarém 25-3 Caldas RC Os últimos 20 minutos foram de sucessivas tentativas de pontuar por parte dos Pelicanos, feridos no seu orgulho, mas sem nunca conseguirem criar situações de vantagem.
Resultado final: RC Santarém (4 E, 1 T, 1 P) / Caldas RC (1P)
Resultado claro do Santarém, a melhor equipa, técnica e taticamente que jogou concentrada, empenhada e forte nos aspetos decisivos do jogo – a placagem e o jogo no solo.
Lições para o futuro para a equipa Caldense.

Primeiros pontos conquistados em campo pelo Vitória, que podem dar o ânimo que tem faltado à equipa para conseguir afastar-se da lanterna vermelha.
O São Miguel, embora só tenha conseguido dois pontos, afastou-se mais um ponto do nono classificado, mas aproximou-se do sétimo lugar, que é neste momento ocupado pelo CRAV.

Veja o quadro completo dos resultados e a classificação actualizada no nosso Hot-site dedicado à competição.

V

Sem comentários: