9 de dezembro de 2016

PRIMEIRONA TEM MAIS UMA JORNADA ESCALDANTE!

A oitava jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão promete mais jogos equilibrados, mais alterações na tabela classificativa, mais suspense e mais interesse por parte de quem gosta de rugby!

E agora que o líder não está mais invicto, tudo pode acontecer nos resultados dos jogos e por conseguinte, na tabela classificativa, desde o primeiro ao décimo lugar, com especial destaque para os cinco pontos que separam o sétimo do segundo!

Que diferença entre o que acontece hoje na Primeirona, e o que acontecia há poucos anos atrás, quando ainda com oito equipas na prova - como acontecia também na divisão superior - só chegaram sete conjuntos ao fim, em 2005-2006, ou em 2010-2011.
Hoje qualquer das equipas participantes pode vencer qualquer dos seus adversários, e mesmo as que mais perdem apresentam uma estrutura sem qualquer comparação com aquela que as equipas tinham há três ou quatro anos atrás...

O Évora, líder da prova, que veio vencido da Bairrada, recebe o CR Técnico que perdeu o segundo lugar em resultado da derrota sofrida em casa frente ao Santarém, e qualquer das equipas vai querer dizer que a sua derrota na semana passada foi apenas um acidente...
E as consequências de uma derrota nesta altura do campeonato, poderão ser muito significativas, em especial para o CR Técnico que pode descer até ao sexto lugar, mas também para o Évora que pode perder toda a vantagem sobre a concorrência que foi acumulando nas seis primeiras etapas da prova.
Vantagem para os chaparros, que pretendem garantir a vantagem, e jogando em casa terão todas as condições para o conseguir.

O Benfica, que subiu ao segundo lugar ultrapassando o CR Técnico, após vitória frente ao São Miguel, tem uma longa deslocação a Arcos de Valdevez, onde a derrota dos arcuenses frente ao Caldas não vai contar para a tentativa de recuperar alguns lugares na classificação por parte da equipa minhota, e vencendo, o Benfica assegura uma de duas coisas: ou se aproxima de forma ameaçadora do líder, ou deixa o CR Técnico bem mais para trás.
Mas a história dos jogos em casa favorece o CRAV, que vai tentar tirar partido do seu pack avançado para garantir os pontos de que necessita nesta fase da prova.
Vantagem dos arcuenses, embora o Benfica tenha condições para no mínimo, trazerem o ponto de bónus para casa.

Com a deslocação do Bairrada ao Campo do Gaio, são mesmo os bairradinos que podem mais beneficiar dos resultados dos outros encontros, e de repente podem subir a um cobiçado segundo lugar!
Isto sem contar que o Vila da Moita precisa de pontuar, pois apesar de ter aberto sete pontos de vantagem sobre o lanterna vermelha, tudo (ou quase tudo) se pode esfumar em caso de derrota e de vitória do Vitória no 1º de Maio...
Mas a verdade é que o Bairrada é favorito para mais este embate, e tudo fará para ameaçar de perto as equipas da frente.

Duas equipas que estiveram em destaque no fim de semana passado, e que apenas estão separadas por um ponto!
E como o Santarém tem 16 pontos na tabela e está dois lugares abaixo do Caldas, e ao mesmo tempo apenas a cinco pontos do segundo classificado, os cavaleiros podem pular em 80 minutos, para a terceira posição!
E o Caldas, se conseguir uma vitória fora, pode voar da quinta para a segunda posição da tabela.
De qualquer forma os escalabitanos são favoritos, já que os pelicanos, embora também estejam em clara subida tendo vencido todos os jogos em casa, perderam todos os jogos fora...

E se a luta da Primeirona tem mais visibilidade entre os seis/sete primeiros, a verdade é que na cauda da classificação existe também muita coisa por resolver e muito caminho ainda a ser percorrido.
Embora o São Miguel tenha uma vantagem de oito pontos sobre o último da tabela, a verdade é que apenas um ponto o separa do nono classificado, e os buldogues precisam  de garantir uma margem maior, para poderem dormir descansados.
O Vitória tem visto fugir algumas oportunidades e esta visita ao 1 de Maio pode ser mais uma ocasião para os sadinos tentarem os pontos que tanta falta lhe fazem.
Apesar disso o São Miguel parte favorito, embora haja uma boa margem de manobra para o Vitória tentar a sua sorte.

Consultem o quadro completo dos resultados e a tabela classificativa devidamente actualizada no nosso hot-site dedicado à competição.

Sem comentários: