1 de dezembro de 2016

SEGUNDONA DE NORTE A SUL A PARTIR DE AGORA

A partir deste final de semana vamos finalmente ter todos as equipas que disputam a Segundona em campo, com o arranque da Zona Lisboa/Sul e a 4ª jornada da Zona Centro/Norte.

Com sete equipas em prova, a Zona Lisboa/Sul apresenta duas formações da Linha de Sintra (Belas e Ubuntu) outras duas do Alentejo (Borba e Elvas), uma do Algarve (Loulé), uma da Região Centro do País (IP Tomar) e uma da Margem Sul (FC Tecnologia).

Esperamos que a prova decorra sem incidentes, e que as sete equipas que começam a prova, sejam as mesmas que vão chegar ao fim, evitando dessa forma os inconvenientes de uma competição prejudicada pela ausência de uma das participantes.

Isso foi o que aconteceu na Zona Centro/Norte, e a prova decorre como uma manta de retalhos, onde se misturam as folgas por calendário com as folgas por falta de organização de calendário, numa bagunça sem limite, onde à 3ª jornada já se realizaram jogos da 15ª e da 17ª jornada.
Estas antecipações em nada contribuem para a imagem da prova, tornam a classificação ilegível, e tiram ao campeonato uma parte muito importante do se desenvolvimento - a organização e a expectativa.

Claro que deve haver interesse por parte das equipas nestas antecipações, mas a verdade é que não são apenas as equipas a participar numa competição, é preciso respeitar o público e credibilizar as competições, o que desta forma se torna muito difícil.
Existem calendário - uns melhores do que os outros, é certo - mas se existem devem ser cumpridos, e apenas em casos de força maior se devem autorizar alterações às datas previstas para a realização dos jogos.

Reparem na classificação da Zona Centro/Norte, onde à 3ª jornada a Agrária e o NR Lousã já disputaram 4 jogos, e o Famalicão apenas um, e este fim de semana volta a não jogar!
É inútil tentar entender o que se passa, pois uma classificação neste estado não tem ponta por onde se pegue.

Apenas mais um exemplo da incapacidade da FPR em organizar um calendário de provas, como acontece também na Divisão de Honra, onde a utilização abusiva e lesiva da figura do calendário condicionado, tornou a prova numa completa aberração.

No fim de semana disputam-se três encontros na Zona Lisboa/Sul, com especial destaque para o duelo Borba-Elvas e para a incógnita do Ubuntu-FC Tecnologia, enquanto o Loulé recebe no Algarve a turma do IP Tomar e o Belas tem a sua folga programada.
Veja aqui detalhes dos jogos.

Entretanto na Zona Centro/Norte dos três jogos previstos no calendário, apenas dois têm dia e hora e local marcado no site da FPR (às 9h de dia 1 de Dezembro), já que do Agrária-Moitense nada se sabe.
Assim a despesa fica por conta da visita do Braga a Guimarães e da viagem do Aveiro à Lousã.

Notem por favor que é errada a informação recentemente veiculada que no Centro apenas existem, 4 equipas de rugby (Académica, Bairrada, Agrária e Lousã) pois que se saiba existem pelo menos mais três - Moitense, Núcleo de Rugby da Lousã e Aveiro.
Isto sem contar com o IP Tomar que embora sendo do Centro disputa a Zona Lisboa/Sul, as primo-divisionárias de Santarém e do Caldas, e as emergentes como as equipas de Viseu, Tondela, Leiria, Figueira da Foz, Abrantes, Covilhã...
Não custa nada saber estas coisas e dizer que só existem 4 equipas no Centro é uma demonstração inútil de ignorância...
Conheça aqui mais detalhes dos jogos, resultados e classificação da Segundona.

4 comentários:

João Silva disse...

é de facto algo que não entendo , ganhar por 4 pontos em casa a equipa medíocre como o Brasil , que à 3 anos perdeu em casa por 68 - 0 , esta direção e corpo técnico ainda não perceberam que ganharam contra equipas muitos más .

Bélgica B e ganhou em casa apenas por 5 pontos , eles não trouxeram jogadores a jogar em França , contra a Suíça , equipa que veio da QUARTA DIVISÃO !!! e contra o Brasil em casa por 4, sim 4 PONTOssssssss , não por 60 fora .

Treinador da seleção com as afirmações que teve no final do jogo devia enfiar a carapuça , ser os que ganham à rosquinha com os últimos e celebrar como acontecimento histórico parece os governantes que temos , usar os dados para proveito próprio .

Se não se ganhava mais jogos num passado recente consecutivos era provavelmente porque se jogava contra outro nível de equipas , equipas de um tier acima como pra costume no passado , e jogava-se contra Georgia , Romenia , Russia , Espanha na outra janela .

Desilusão , ao que o rugby em Portugal chegou .

Duarte disse...

"Este foi o terceiro triunfo consecutivo dos Lobos, algo que não acontecia desde 2009", lê-se no site da FPR.

Isto só pode ser a gozar com os adeptos.

Já agora, podíamos marcar uns jogos contra o Luxemburgo e a Finlândia e depois dizíamos que já íamos em 5 vitórias consecutivas. Contra Andorra, talvez seja melhor não arriscarmos.

Manuel Cabral disse...

Duarte, não sei qual a sua surpresa:
Esta é a consequência lógica da (bem sucedida) estratégia federativa de descer de divisão para ganhar jogos...
Assim teremos um dos melhores períodos da nossa história rugbistica...
Só vitórias, a menos que Holanda e Moldávia nos ferrem...
Nesse caso, ainda podemos descer para uma das divisões inferiores da Rugby Europa - as Conferências - e em último caso podemos tentar ganhar uns joguitos na Divisão de Desenvolvimento...

Duarte disse...

A equipa que eu achava que nos podia causar mais dificuldades era a Moldávia mas, pelos vistos, eles são como nós: acham que os melhores jogadores não devem ir à selecção (o facto de a Moldávia ser um país muitíssimo pobre talvez explique as dificuldades deles).

Mas se a Holanda apresentar a equipa que jogou outro dia e nós apresentarmos a que jogou hoje, a Holanda esmaga esta equipa. Não me parece que eles percebam isto.