21 de junho de 2016

TORNEIO FINAL DE QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA FEMININA EM DUBLIN *

* Miguel Staniford
No próximo sábado e domingo Portugal irá disputar a última vaga para participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ter atingido esta fase já representou um facto assinalável para a nossa equipa feminina. 
Mais nenhuma equipa feminina de modalidade colectiva portuguesa atingiu esta fase de qualificação olímpica. 
Fato esse que merece ainda mais destaque tendo em conta o limitado número de praticantes e de recursos disponíveis.
Todas as dezasseis equipas que vão disputar esta fase de qualificação aspiram a obter o único lugar disponível. Mas apenas uma atingirá esse objectivo.

Por isso, a tarefa das portuguesas, que aspiram a participar na grande competição do desporto mundial, reveste-se de uma dificuldade elevadíssima.

Pouco se sabe da valia de algumas seleções participantes, especialmente aquelas que pouco participam nas competições internacionais. Mas conhece-se bem a valia de algumas delas.

À partida Rússia, Irlanda, Espanha e Hong-Kong, as cabeças de série dos quatro grupos iniciais, apresentam-se como as mais fortes candidatas. Num segundo plano Portugal, China e Casaquistãoterão certamente uma palavra a dizer. Mas, em jogos de Sevens, aparecem muitas vezes surpresas. A Irlanda, jogando em casa, utilizará esse fato como uma mais valia.

Divididas as dezasseis equipas em quatro grupos de quatro, defrontam-se entre si no primeiro dia. As duas primeiras de cada grupo apuram-se para disputar, no segundo dia, em jogos eliminatórios, o posicionamento de 1 a 8 enquanto as duas ultimas de cada grupo jogarão para definir as posições 9 a 16

Portugal defronta, por esta ordem, no primeiro dia, China, Irlanda e Trindade e Tobago. O jogo aparentemente mais fácil será o último e o primeiro o mais decisivo. Se Portugal vencer a China dá um passo importantíssimo para um posicionamento na primeira metade e no segundo dia tudo se decidirá.

João Mirra o selecionador e treinador da equipa escolheu as mesmas 12 jogadoras que representaram Portugal no recente torneio realizado em Kazan integrado no Campeonato Europeu.

Tarefa dificílima mas, para a qual as nossas jogadoras, com uma dedicação sem limites, se têm vindo a preparar ao longo das duas ultimas épocas, estão decididas a enfrentá-la com sucesso.

Não têm o favoritismo do seu lado, mas confiemos que todas as suas capacidades e querer possam possibilitar a concretização de um sonho – a participação nos Jogos Olímpicos.


Sem comentários: