26 de junho de 2016

PACIFIC NATIONS COM GEÓRGIA POR FORA E POR CIMA

Enquanto as Fiji renovavam o seu título de campeões da Pacific Nations Cup derrotando Tonga por 23-18 e Samoa por 26-16, embora em ambos os jogos fosse necessário recuperarem de resultados desfavoráveis ao intervalo (0-15 e 10-16 respectivamente), e os samoanos ficavam na segunda posição, ao baterem Tonga por 30-10, a Geórgia juntou-se à festa enfrentado as mesmas três equipas, embora sem ligação à Pacific Cup.

Nesta digressão a Geórgia começou com um empate frente a Samoa por 19-19 (vencendo ao intervalo por 9-6), para depois derrotar Tonga por 23-20 (13-10 ao intervalo), e finalmente defrontar e vencer as Ilhas Fiji por 14-3.

Note-se que a vitória sobre Tonga só foi conseguida no período de desconto, pois aos 80 minutos o resultado favorecia os ilhéus por 19-16, ao contrário do primeiro jogo onde o resultado ficou feito aos 60 minutos, quando os Lellos recuperaram de uma desvantagem de 16-19 frente a Samoa.

A vitória no jogo final da digressão, contra a melhor equipa da Pacific Nations Cup é bem importante para a Europa e para que se possa exigir um melhor posicionamento das equipas europeias na qualificação para os Mundiais que hão-de vir.

A Geórgia ocupa a 12ª posição no ranking da World Rugby, enquanto as Fiji são 10º, Tonga é 14 e Samoa 15º, e é importante notar que, dado que nenhuma das equipas do Pacífico conseguiu a qualificação automática para o Mundial 2019 no Japão, o seu apuramento para a prova máxima será consequência dos resultados obtidos na Pacific Nations Cup deste ano e de 2017.
As duas primeiras classificadas destes dois anos estarão apuradas para o mundial, enquanto a terceira classificada vai disputar um lugar com o segundo do Rugby Europe Championship, pelo que interessa salientar como estão as forças relativas das duas regiões de rugby. A equipa derrotada deste encontro terá ainda uma hipótese de qualificação através da Repescagem Final, mas detalhes do processo qualificativo apenas serão conhecidos em maior detalhe, em Novembro do corrente ano.

Fiquem com um quadro com as classificações do torneio desde o seu início, tendo em consideração que a composição do mesmo tem variado ao longo dos anos, bem como a sua designação que no primeiro ano foi IRB Pacific 5 Nations e depois passou para IRB Pacific Nations Cup, para ser agora World Rugby Pacific Nations Cup, e foi disputada umas vezes por quatro equipas, outras vezes por cinco ou mesmo seis equipas, e que no biénio 2016-2017 será disputada apenas por três.


Sem comentários: