14 de junho de 2016

GRUPOS E JOGOS DA REPESCAGEM OLÍMPICA FINAL REVELADOS *

* Miguel Staniford
A World Rugby publicou ontem os quadros dos jogos dos torneios finais de qualificação olímpica que se realizam nos próximos fins de semana 18/19 de Junho, o masculino, e 25/26, o feminino.

Aos portugueses interessa particularmente o torneio feminino, já que as nossas meninas estarão presentes, tendo sido incluídas no Grupo C juntamente com Irlanda, China e Trinidad & Tobago, numa competição que vai ter lugar em Dublin, na Irlanda, no último final de semana do corrente mês.

No dia 25 Portugal entrará em campo contra a China às 12,12 h no jogo inicial, para depois defrontar a Irlanda às 15,40 h, encerrando a sua participação na fase de apuramento às 18,24 h frente a Trinidad & Tobago.

No próximo sábado no Mónaco entram em campo os Homens, infelizmente sem a participação portuguesa, e o jogo de abertura será um Samoa-Tonga com o pontapé de saída marcado para as 10,00 h de Lisboa, no Estádio Louis II.
Os cabeças de série deste torneio serão Samoa, Canadá, Rússia e Hong Kong, mas os candidatos ao apuramento não se esgotam por aí e Espanha, Alemanha, Tonga e a Irlanda vão com certeza ser adversários a ter em conta.

APURAMENTO PARA CIRCUITO MUNDIAL FEMININO
A propósito de apuramento, e conforme prometido anteriormente, publicamos hoje como se escolhem as equipas residentes do Circuito Mundial feminino na época 2016-2017.

Assim das 11 equipas - recorde-se que o Circuito Feminino se disputa apenas por 12 equipas e não 16 como o Circuito Masculino - nove já estão definidas e foram as melhores do Circuito que se disputou esta época: Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos, Rússia, Fiji e Espanha.

A 10ª residente será a melhor classificada no Torneio Final de Qualificação Olímpica dos dias 25 e 26 de Junho, entre as que ainda não estejam qualificadas, o que exclui a Rússia e a Espanha, e finalmente, a 11ª das escolhidas sairá dos Jogos Olímpicos, e ela será a melhor classificada do Torneio Olímpico que não se tenha qualificado de outra forma, o que parece feito à medida do Brasil.

A 12ª equipa participante em cada etapa do Circuito será uma convidada, em princípio diferente para cada um dos Torneios.

Fiquem com os quadros dos torneios qualificativos finais para os Jogos Olímpicos - que apuram apenas uma equipa - bem como dos quadros com as restantes 11 equipas já apuradas para o Rio de Janeiro. Mais informações sobre o processo de qualificação, você encontra aqui.





Sem comentários: