30 de junho de 2016

SPORTING FORA DA PRIMEIRONA?

Em comunicado do passado dia 25 de Junho, o Sporting Clube de Portugal informou que a partir da próxima época será feita a integração do Sporting Rugby como modalidade oficial do clube, embora a sua equipa senior tenha sido excluída desta integração, fruto do seu insucesso desportivo conforme informações prestadas por alguns responsáveis ligados à, até agora, equipa sportinguista.

De acordo com o comunicado, o Sporting Clube de Portugal irá competir em todos os escalões de formação, cumprindo um dos desígnios da sua história, mantendo paralelamente a aposta na equipa feminina, reforçando aquela que é uma das maiores tendências no desporto mundial.


Recorde-se que o Sporting regressou à prática da modalidade em 2012-2013 através da Associação Sporting Clube de Portugal Rugby, entidade independente do Sporting Clube de Portugal, mas que obviamente assumiu a representação do clube de Alvalade, tendo nessa primeira época vencido o Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Nas épocas seguintes a representação senior masculina do clube terminou o nacional da 1ª divisão na sexta posição em 2013-2014, na quinta posição em 2-14-2015 e, na última temporada, chegou ao final na oitava posição.

A confirmar-se este abandono - que o Mão de Mestre lamenta e aproveita para apelar a uma revisão desta situação, eventualmente pela manutenção da equipa em actividade, debaixo do nome da Associação e não do Sporting Clube de Portugal -  haverá uma alteração na constituição da Primeirona para 2016-2017, independentemente do que vier a ser decidido na Assembleia Geral do próximo sábado.

De acordo com o Regulamento Geral de Competições, no caso de abandono de uma equipa classificada para disputar uma determinada competição, o seu lugar será ocupado, em primeiro lugar, pela manutenção na divisão, da equipa despromovida pela sua classificação na época anterior - no caso concreto, o Caldas Rugby Clube.

No caso dessa equipa - o Caldas - não querer ocupar essa posição, será convidada a equipa finalista da Segundona, que foi o Guimarães RUFC.

Sem comentários: