19 de junho de 2016

SEMENTE DO RUGBY LANÇADA EM SANTIAGO DO CACÉM

Recentemente, em Maio de 2016, um grupo de ex-jogadores de rugby do Litoral Alentejano organizou-se com o objectivo de promover este desporto na região, apostando na cidade de Santiago do Cacém devido à sua comunidade hospitaleira e favorável localização geográfica, sendo o único projecto desta natureza no Litoral Alentejano e num raio de 70 km.

As associações desportivas que promovem o desporto do rugby mais próximas estão localizadas em Setúbal, Montemor-o-Novo, Évora, Beja e Loulé. 
Desta forma tornando possível captar atletas em Santiago do Cacém e das várias localidades vizinhas, como Sines, Vila Nova de Santo André, Melides, Grândola, Porto Covo, entre outras, todas a uma distância de 20-30 minutos.

Este grupo pretende sobretudo contribuir para a promoção do desporto na região, associada à transmissão dos valores associados ao rugby, bem como desmistificar grande parte dos mitos associados a esta modalidade.

Contando já com um treinador e dirigente desportivo acreditados pelo IPDJ, o projecto desportivo captou a atenção da Federação Portuguesa de Rugby e da Associação de Rugby do Sul, que já se manifestaram de forma positiva apoiando esta iniciativa.

Inicialmente e correspondendo à adesão que tem existido aos treinos, pretendem apostar nos escalões de formação - não competitivos - Sub-8 a Sub-16 (escolinha de rugby), no rugby feminino (séniores) e rugby masculino (séniores) numa fase inicial na configuração sevens, removendo desta fase embrionária qualquer pressão competitiva e exigências desnecessárias.

Mas como a competição é uma parte integrante do rugby existe uma grande vontade dentro do núcleo de participar já na epoca 2016/2017 no Circuito Nacional de Equipas Emergentes, com início previsto para o último trimestre de 2016.

Actualmente a treinar no Campo Sintético de Santiago do Cacém, com excelente relação com a associação local União Sport Club, o grupo procura nesta fase a melhor forma de se organizar (como secção ou associação desportiva) para manter sustentável este projecto.

Visitem a sua página do facebook Rugby em Santiago do Cacém, onde se encontra toda a informação disponível incluindo horários de treinos e localizações, porque por vezes são realizados na praia dadas as excelentes praias na região e que são também os meios ideais para a publicidade e promoção.

A média tem sido 30 atletas por treino dos vários escalões etários e de ambos os géneros provando que o rugby é de facto um desporto para todos e todos têm um lugar no rugby.


Sem comentários: