7 de novembro de 2014

LÁ FORA ARRANCAM OS DUELOS DE OUTONO, POR CÁ…. JOGA-SE (JOGA-SE?) *

* António Henriques
Num sábado que marca o início da janela internacional de novembro, com jogos de grandíssimo e aliciante cartaz por essa Europa fora – e dos quais, por força da nossa descida no ranking mundial estamos ausentes… –, por cá realiza-se a 6.ª jornada da DH, numa ronda novamente com duelos entre equipas do mesmo grupo, cabendo desta vez a CDUL (grupo A) e Cascais (grupo B) gozarem o seu fim-de-semana de folga.

E em vez de andarem a espiar as partidas dos seus adversários, podem aproveitar para passá-lo em frente dos televisores, pois pela certa será uma tarde mais bem passada. E instrutiva…


Assim, entre as três formações invictas na prova, apenas Direito entrará em jogo e tem tudo para apanhar o CDUL na liderança.
Bastar-lhe-á para isso apenas confirmar o seu favoritismo caseiro e vencer com ponto de bónus a Académica. Já assistimos se calhar a coisas mais difíceis…

Interessantes pela influência que poderão vir a ter nas contas finais do campeonato são duas das outras partidas da ronda: O Técnico-Belenenses, entre dois quinzes apostados em marcarem presença no play-off do título (ou mesmo nas meias…) e o CDUP-RC Montemor, com os portuenses – ainda sem qualquer ponto somado – obrigados a vencer, sob pena das distâncias para as equipas que os antecedem imediatamente na tabela se começarem a avolumar…

Mas eis o programa completo desta 6.ª ronda.    
                
DIREITO-ACADÉMICA (Monsanto, 14.00)
Em anos não muito distantes, visita dos pretos a Monsanto era certo e sabido que significava casa cheia, 80 minutos de bom espetáculo e normalmente um assinalável número de ensaios de parte a parte, com resultados muitas vezes favoráveis aos visitantes. Bons tempos…
Mas estes mudaram e já na época passada os homens de Coimbra regressaram a casa vergados a um cabaz de oito ensaios num resultado bem negativo de 57-10.
Face ao que tem sido o comportamento das equipas até aqui, as coisas não serão muito diferentes agora. Ou seja, apostamos singelo contra dobrado que os advogados vão colar-se ao CDUL na liderança bicéfala da DH.

TÉCNICO-BELENENSES (Olaias, 14.30)
Apesar de nos encontrarmos ainda numa fase madrugadora da DH, a partida das Olaias – para a qual foi nomeado um árbitro em litígio com uma das equipas o que, independentemente da seriedade de todos os agentes do rugby envolvidos, é logo meio caminho para as coisas correrem bem … – reveste-se de um caráter importante para os dois clubes, pois ambos enquadram-se naquele grupo intermédio de 4/5 equipas de onde sairão, em princípio, as formações que, juntamente com CDUL e Direito, irão avançar para a fase decisiva da prova.
E apesar do real valor de um triunfo neste confronto direto só poder ser avaliado lá mais para a frente, irá certamente influir nas contas finais.
O facto de se disputar precisamente à mesma hora de dois joguitos com um certo interesse - Inglaterra-Nova Zelândia e País de Gales-Austrália - poderá incutir nos jogadores algum espírito combativo e ganhador, algo que tem faltado a duas das maiores desilusões deste arranque de temporada, se assim as poderemos considerar, pois ambas somam três desaires e ainda só estamos no início de novembro…
A equipa do Restelo vem de duas semanas sem competição – mas com muitos bons treinos, segundo o técnico João Uva – e alinhará com um quinze semelhante ao que vem apresentando, portanto muto diminuído relativamente a equipas azuis de épocas transatas. Mas, do mal o menos, surgirá reforçado pelo ponta Bernardo Seara Cardoso.           
Quanto ao Técnico, que no último campeonato venceu os duelos com o Belém nas duas voltas, já terá finalmente como titular o seu jogador-treinador Kane Hancy, o que representa um suplemento de alma para um conjunto que perdeu até aqui dois dos três jogos que efetuou em casa.                       

CRAV-AGRONOMIA (Coutada, 15.30)
Estranhamente incluída esta época no grupo B, Agronomia lá vai fazendo o seu percurso sem grandes ondas, louvores entusiásticos ou surpresas de monta, mas adquirindo automatismos e a confiança que será decisiva para a fase final da temporada. Ganhou a quem tinha que ganhar (Belenenses, Montemor e CDUP) somando folgados 20-2 em ensaios; e foi batida em casa por Direito, mostrando na altura encontrar-se num patamar inferior de forma individual e coletiva.
Esta semana calha-lhe a viagem a Arcos de Valdevez, onde tem somado resultados robustos e em 2013/14 ganhou mesmo por 54-5, e desde que não facilite - é esperado mau tempo, o que sempre tende a equilibrar o nível dos contendores - vai manter o seu trajeto imaculado ante equipas do seu grupo B.    

CDUP-RC MONTEMOR (Leça da Palmeira, 18.00)
Último classificado recebe o 8.º, naquele que será o segundo confronto desta época entre o trio de equipas que, em princípio, irão lutar entre si por fugir à descida.
No primeiro duelo, em Montemor, os alentejanos levaram a melhor sobre o CRAV e um segundo triunfo, agora em casa de um rival direto, seria melhor que açorda para a equipa de João Baptista Malta onde, com afinados pezinhos de lã, segue o 3.º melhor marcador da DH: João Santos, autor de 39 pontos.
Claro que nesta segunda partida em Leça da Palmeira ao quinze de Miguel Moreira só a vitória interessa após a estreia caseira a perder frente ao Cascais. 
E até porque, depois de uma seca que já vai em quatro jogos, está na altura da equipa começar a somar vitórias e pontos. 
E se não é agora, diante um concorrente direto, com problemas semelhantes de plantel e que até tem a defesa mais permeável da prova, será quando?

3 comentários:

Anónimo disse...

Agarrados aos televisores? A sporttv não vai transmitir os jogos. Pelo menos segundo o próprio site.

Anónimo disse...

Agarrados aos televisores! Felizmente fomos todos enganados! E vimos grandes jogos. Ao menos assim! Por cá houve resultados surpreendentes, que vão agitar alguma parte da classificação!

Anónimo disse...

O que se passa com a Agronomia ? Custa a crer que tenha perdido com o CRAV. Não terá sido excesso de confiança ? Ou muito me engano ou o Cabé acode ou qualquer dia está a jogar na segunda divisão.