18 de novembro de 2014

TAÇA DEU MAIS UM PASSO E BORBA FESTEJOU DIA DO RUGBY

No fim de semana realizaram-se os dois jogos a contar para a Taça de Portugal que apuraram as duas equipas da 2ª Divisão que avançam para a 4ª eliminatória, onde que se vão juntar às equipas da Primeirona.

Juntar é força de expressão, pois o sorteio feito no sábado (10 dias depois da data prevista e anunciada) acasalou as duas equipas no mesmo jogo do dia 29 deste mês, deixando os restantes cinco jogos entre os representantes da 1ª Divisão.

No jogo que decidiu o representante da Zona Sul/Lisboa o CR Técnico derrotou o Belas, enquanto que na Aldeia da Moita o Guimarães bateu a Bairrada e representa o Centro/Norte na próxima fase da Taça.

Entretanto realizaram-se os jogos previstos da Segundona e em Borba houve Festa com um dia todo dedicado ao rugby.


CR TÉCNICO 49-15 BELAS (9-2)
Jogo no EUL em piso sintético (por motivo de manutenção do relvado das Olaias) para a Taça de
Foto: Academia Belas Rugby
Portugal e entre dois adversários directos para o apuramento para as 1/2 finais do Campeonato Nacional da 2ª divisão. 
Domínio em todas as fases do jogo do CRT concretizando 9 ensaios e sofrendo 2, determinando o ritmo do jogo e rodando todos os jogadores disponíveis. 
Ao intervalo o resultado era de 27 -3. Na 2ª parte o jogo foi mais dividido e teve uma fase comandada pelo Belas que lhe permitiu empurrar o CRT para a sua defesa em que concretizou 2 ensaios sendo 1 transformado, tendo na parte final o CRT aumentado o ritmo e domínio acabando com o resultado final de 49 - 15 (9 - 2).

BAIRRADA 0-11 GUIMARÃES (0-1) *
No relvado, pesado, da aldeia do Rugby assistiu-se a um interessante duelo entre aquelas que nos parecem as melhores equipas da 2ª Divisão Zona Norte/Centro.
Bairrada e Guimarães deram um espetáculo, nem sempre bem jogado, mas sempre muito correto apesar de rijamente disputado. Intenso e renhido até ao fim.
A equipa da casa pareceu-nos um pouco apática, talvez a acusar a pressão, por estarem na mó de cima e de defrontarem uma grande equipa, e como resultado disso foram, pelo menos, 21 pontos desperdiçados em pontapés…aliás foi no jogo ao pé que a equipa da Bairrada esteve francamente mal. (E normalmente joga, e bem, ao pé)
Do outro lado um Guimarães que impressiona pela simplicidade de meios e métodos, que sem causar muitas ondas lá vai levando água ao seu moinho. A equipa da cidade berço, muito bem orientada, com um sistema de jogo simples (e com isto queremos dizer descomplicado mas eficaz) marcou um belíssimo ensaio cheio de simplicidade…!
Ganhou a equipa que melhor se adaptou as condições do jogo.
* José Silva


FAMALICÃO 25-20* NR LOUSÃ (3-2) *
Em jogo antecipado da 15ª jornada o Famalicão cumpriu a sua obrigação de vencer (sem ponto bónus) e acaba por ser um bom resultado para os serranos que foram a uma casa difícil conseguir o ponto de bónus defensivo.
Ainda será cedo para tirar conclusões mas o Famalicão parece-nos ligeiramente abaixo do que mostrou em anos recentes; por outro lado o NR Lousã parece-nos que estará por cá a lutar até ao fim…a seguir com atenção.
* José Silva

BRAGA 13-24* GARRANOS (1-4) *
Em jogo em atraso da 2ª jornada os gladiadores receberam os vizinhos garranos e perderam por uma margem menor do que se poderia supor (13-24).
Os garranos ganharam com ponto bónus, cumpriram, mas ficamos com a impressão que alguma coisa se terá passado.
Os locais, apesar de tudo devem ter ficado contentes com o resultado.
* José Silva


DIA DO RUGBY EM BORBA
TORNEIO DE RUGBY FESTA DA VINHA E DO VINHO

Decorreu no passado sábado, dia 15 de Novembro, a iniciativa “Dia do Rugby” organizada pelo Clube Rugby de Borba.
Esta atividade abarcou o torneio de Tag-Rugby para alunos do 1º, 2º e 3º ciclo das escolas do concelho e o Torneio de Rugby da Festa da Vinha e do Vinho, onde o CRB defrontou os Sub-23 do Sporting Clube de Portugal.
O torneio de Tag-Rugby contou com cerca de 100 alunos, organizados por 12 equipas, tendo sido realizados 24 jogos. 
Esta importante atividade deu a conhecer o rugby e os seus valores a todos os alunos, desenvolvendo capacidades e aperfeiçoando dominantes básicas da modalidade numa dinâmica que mostrou ser muito produtiva, onde se viram bons momentos de rugby e potenciais futuros atletas de rugby.
O jogo entre o Clube Rugby de Borba e o Sporting Clube de Portugal contou com casa cheia. Excelente moldura humana na bancada do municipal de Borba, com muito apoio para ambas as equipas. 
O resultado foi favorável ao Borba, nuns claros 33-0. 
O CRB entrou muito bem no jogo, marcando ensaio nos primeiros minutos de jogo numa excelente jogada das suas linhas atrasadas. 
O Sporting respondeu de imediato e lançou o jogo para o meio campo do Borba mas a equipa da casa esteve muito bem na defesa, não permitindo que os Leões marcassem pontos. 
A partir daqui, o Borba foi a equipa mais forte e conseguiu chegar ao segundo ensaio num bom momento da sua avançada. 
O resultado ao intervalo era de 14-0. Na segunda parte a história repetiu-se. 
Jogo bem disputado, sempre dentro das leis, com espírito de sacrifício e lealdade por parte de ambas as equipas. 
O CRB chegou ao ensaio por três vezes na segunda parte e poderia ter concretizado mais, não fossem alguns erros de mão dos seus atletas.
O Sporting dominou nos últimos minutos e esteve muito perto do ensaio na parte final do jogo.


Sem comentários: