25 de novembro de 2014

SANTARÉM BATE VITÓRIA DE SETÚBAL, E AS DUAS SOBEM NA TABELA

O Santarém venceu o Vitória de Setúbal por 24-18 e subiu ao oitavo lugar da Primeirona - agora com a os 35 jogos das sete primeiras jornadas já disputados - enquanto o Loulé se viu empurrado para o último lugar, graças ao bónus defensivo conseguido pelos sadinos.

Com duas jornadas para ter a primeira volta concluída a prova decorre com absoluta tranquilidade no seu topo superior, e, embora com uma única alteração na sua ordem, os cinco primeiros de 2013-14, são os mesmos deste ano.


Na verdade Lousã, Benfica e Sporting ocupam as mesmas posições (1ª, 3ª e 5ª), enquanto o Caldas trocou a 2ª posição com a 4ª, e o Évora trocou a 4ª com a 2ª...

A partir daqui as coisas são diferentes, e a primeira e mais sensível mudança diz respeito ao São Miguel que subiu apenas da última posição que ocupava há um ano, registando apenas dois pontos de bónus no registo, para o sexto e último lugar do play-off, e embora não tenha conseguido nenhum ponto de bónus, soma na tabela 12 pontos decorrentes das três vitórias que já conseguiu.

No outro extremo da mudança, está o Loulé, que baixou da sexta para a última posição, e das três vitórias e 12 pontos que registava, tem neste momento apenas uma vitória e cinco pontos...

Nas restantes duas posições - não considerando a Agrária que foi despromovida e o Vila da Moita que foi promovido - o Santarém tem hoje duas vitórias e oito pontos, contra nenhuma vitória e três pontos no ano passado, e está na 8ª posição contra a 9ª da última época, enquanto o Vitória de Setúbal tem agora uma vitória e cinco pontos ocupando a 9ª posição, em vez das duas vitórias e os 11 pontos que tinha em 2013-14, quando estava no 7º lugar.

Finalmente, um dado que merece ser devidamente ponderado, diz respeito ao número de jogos em que uma equipa marcou mais de 49 pontos, e que, curiosamente, ao cabo de 35 jogos, é exactamente o mesmo que no ano passado - oito.

Ou seja, contrariando algumas ideias que circulam, não houve um abaixamento do nível da prova, antes pelo contrário, já que se na época passada havia duas equipas que ainda não tinham vencido, este ano já não há nenhuma, e se é verdade que a Lousã tem os mesmos cinco pontos de vantagem sobre o segundo, a distância entre o segundo e o quinto baixou de 13 para 10 pontos, e entre o sexto e o último foi reduzida de 10 pontos no passado, para sete agora.

Já agora, se em 2013-14 se registavam nesta altura da prova 19 pontos de bónus de ataque concentrados em quatro equipas, este ano foram atribuídos apenas 15, divididos por seis equipas.

Resumindo, a Primeirona está bem e recomenda-se!

Fiquem com a tabela classificativa actualizada.

Nota: O Santarém tem 12 ensaios marcados e não 13, e o Vitória de Setúbal tem 27 ensaios sofridos e não 28.

Sem comentários: