28 de agosto de 2012

EM FRANÇA JUSTIÇA CORTA A DIREITO

Depois de relegado da ProD2 para a Féderale 1, a equipa francesa do Bourgoin viu agora o Tribunal de Comércio de Viena decretar a liquidação judiciária da sociedade anónima que geria o clube, com base na sua situação, com um caixa  com mais de 300 mil euros de passivo.

O mais significativo de toda esta questão, é a firme disposição dos orgãos dirigentes do rugby francês, e dos tribunais que julgam estas matérias, em não fazer vista grossa às situações a que dirigentes aventureiros levam os clubes desportivos.

Um clube tem que ser gerido, do ponto de vista das suas finanças, como uma empresa, e seria bom que o que se passou em França servisse de exemplo para outros países, por forma a que a profissionalização dos agentes desportivos comece pela sua própria gestão - de que serve ter uma grande equipa se não se conseguem manter as contas no azul?

NA PROD2 MASSY COMEÇA BEM
Recém chegado à segunda divisão francesa, o Massy começou o campeonato da melhor forma, com uma vitória sobre o Aix por 21-18, com Mike Tadjer a jogar de início e a ser substituído a 18 minutos do final da partida, enquanto Wilfried Rodrigues, o ponta português, jogou os 80 minutos.

O Colomiers, o outro promovido da última época, teve menos sorte, perdendo frente ao Albi por 20-22, e nenhum dos portugueses da equipa estiveram sequer entre os 22 jogadores escolhidos para a partida.
No entanto o Colomiers esteve a vencer até ao minuto 80, quando Samuel Marques - que entrou aos 59 minutos - transformou a segunda das penalidades de que dispôs e colocou o Albi à frente do marcador.

O Bézier de Francisco Fernandes também não foi feliz na estreia e perdeu frente ao Brive por 20-27, com Fernandes a ser substituído aos 55 minutos.

No último jogo que atraiu a atenção lusitana, o Narbonne não foi suficientemente forte para impedir a vitória do Pau por 17-13 e o nosso Gonçalo Uva jogou todos os 80 minutos do jogo.

Nos restantes encontros o Lyon confirmou a sua superioridade ao bater o Tarbes por 30-12, enquanto o Aurillac, vencendo frente ao Dax por 31-16, e o Oyonnax, batendo o La Rochelle por 22-12, foram as maiores surpresas da jornada.

Veja no final a lista de resultados, a classificação depois da jornada, e os jogos prvistos para o próximo final de semana.

CLERMONT PERDE NA TOP-14
O Clermont foi a Montpellier mas não conseguiu repetir o sucesso da primeira jornada, perdendo por 8-13 e não conseguindo melhor que um ponto de bónus defensivo e Julien Bardy esteve no XV inicial, mas foi substituído aos 48 minutos.

Jogando fora, Biarritz (frente ao Agen por 25-19) e Toulon (frente ao Racing por 23-21) e o Toulouse batendo em casa o Mont de Marsan por 37-22, foram as únicas equipas a manter o ritmo de vitória conseguido na primeira jornada, e Biarritz e Toulouse comandam a classificação com nove pontos, graças ao ponto de bónus de ataque que cada uma delas conseguiu - o Toulouse nesta jornada.

Note-se que estes dois pontos de bónus de ataque foram os únicos conseguidos até ao momento, o que resulta de um regulamento mais restritivo, e que vai passar a vigorar em Portugal, já esta época - não basta marcar mais de dois ensaios, é necessário que a diferença de ensaios marcados entre as duas equipas seja de três, ou mais...

O Grenoble, que deu nas vistas na primeira jornada, não conseguiu repetir o sucesso e perdeu por 30-13, mas mesmo assim teve um bom comportamento frente ao Castres que, recorde-se, foi semi finalista da Top-14 do ano passado.

O Bordéus em casa estreou-se a ganhar, frente ao Perpignan por 26-22, assim como o Bayonne frente ao Stade Français, por 24-11.

Entretanto a polémica estalou quando no Racing-Toulon, com um empate a 13 pontos, ao intervalo, o treinador do Toulon se dirigiu à cabine do árbitro, sozinho, entrou e lá esteve alguns minutos...
Claro está que esta acção não passou despercebida, e levantam-se sérias dúvidas quanto ao que se terá passado naqueles minutos.
Claro está que o treinador do Toulon afirma que nada se passou, mas a incerteza do marcador até mesmo ao final do encontro - o Toulon acabou por vencer com uma penalidade transformada por Jonny Wilkinson ao minuto 76 - dá margem para muita tinta e muita conversa...

Fique com os resultados da jornada, a classificação e os jogos do próximo fim de semana:


TOP-14



ProD2



Quadros: www.itsrugby.co.uk
Fotos: www.lequipe.fr - www.rugbyrama.fr

5 comentários:

Anónimo disse...

no massy tambem jogou outro portugues i foi um dos melhores em campo chama-se rodrigues segundo me disseram jà foi visto a jogar pelos tecnicos da nossa seleçào i nào agradou esta è boa

Manuel Cabral disse...

Mais uma vez tem razão...Já procedi à devida correcção.
E aproveito para pedir ao autor do comentário o favor de entrar em contacto comigo através do e-mail admin@maodemestre.com

Anónimo disse...

uma informaçaozita, o jogador da primeira foto jogou no técnico á 3 anos atras

Anónimo disse...

Pois jogou. É o Junior (Utu) Maninoa...

Claudio disse...

O Wilfried Rodrigues ja foi convocado pela FPR, no estagio em Marcoussis de seven no principio do ano.

http://www.fpr.pt/ficheiros_site_fpr/imagens/noticias/seleccoes_alta_competicao/Microsoft%20PowerPoint%20-%20Conv%20%20MARCOUSSIS%202012%20[Modo%20de%20Compatibilidade].pdf

Abraço.

Claudio