26 de agosto de 2012

MUNDIAL DE SEVENS - QUALIFICATIVOS EM ANDAMENTO (Actualizado)

À hora a que escrevo este texto já se conhece o primeiro qualificado da zona Oceania, já que devido ao fuso horário já se disputaram a maior parte dos jogos.

Como temíamos - e não surpreendeu ninguém - os finalistas da prova serão a Austrália e Samoa, o que qualifica os australianos e deixa a segunda vaga para o vencedor do 3º/4º lugar, já que Samoa é uma carta fora do baralho e a sua participação não conta para nada, pois se encontra pré qualificada por ter ficado entre os oito primeiros do Mundial de 2009.

Depois de um início inesperado a Samoa Americana classificou-se na segunda posição do Grupo B, atrás da Austrália, tendo derrotado Tonga no primeiro jogo e as Ilhas Solomon no segundo, enquanto no Grupo A Samoa ficou na frente, com a Papua Nova Guiné no segundo lugar.

Acontece que no acasalamento dos quartos de final Tonga derrotou a Papua por 17-15, enquanto as Ilhas Cook derrubaram a Samoa Americana por 19-0, e apuraram-se para as meias finais, onde foram vencidas respectivamente pela Austrália (24-7) e por Samoa (52-5), pelo que serão elas as duas candidatas ao cobiçado terceiro lugar.

Entretanto no Canadá ainda toda a boa gente dorme, e quando se levantarem vão disputar os quartos de final que irão pôr frente a frente os E.U.A. com as Bahamas e o México com a Guyana, por um lado, e o Canadá com os Barbados e Trinidad & Tobago com a Jamaica.

Voltaremos mais tarde com os resultados finais.

(Actualização) Tonga acaba de se qualificar ao bater as Ilhas Cook por 19-17 num jogo de péssima qualidade mas que valeu pela incerteza do marcador nos minutos finais. Duas equipas sem nível para jogar no Mundial, que deram uma fraca imagem daquilo que sabemos que podem fazer - apenas nos últimos minutos se defendeu (Tonga) e foi quase hilariante assistir a um jogador de Tonga, com o tempo esgotado, em vez de chutar a bola para fora, fazê-lo atirando-a com as mãos, e, claro!, sendo por isso penalizado: valeu na ocasião a falta de organização das Ilhas Cook para vencer o jogo.
Felizmente pouca gente assistiu a esta miséria, já que no estádio (?) apenas se encontravam os jogadores, os árbitros e os dirigentes...

Entretanto na final a Austrália bateu Samoa por 12-7.


Sem comentários: