22 de agosto de 2012

MUNDIAL DE 7'S - QUALIFICAÇÃO CONTINUA

Depois do Torneio do Algarve - primeira prova de qualificação para o Mundial de Sevens de 2013 - que revelou quais as cinco equipas europeias que estarão em Moscovo, realizam-se este fim de semana os torneios que decidem os dois participantes da América do Norte e Caraíbas, e os dois da Oceania.

Convém relembrar que estão antecipadamente qualificadas as oito melhores do Mundial de 2009, e o país organizador - ver quadro no final do texto.

No Torneio da Oceania vão estar presentes (Grupo A) Samoa, Papua Nova Guiné, Ilhas Cook e Tahiti, e (Grupo B) Austrália, Ilhas Salomão, Samoa Americana e Tonga, não se entendendo bem a presença de Samoa, uma vez que a equipa se encontra pré qualificada para a prova, já que terminou o Mundial de 2009 entre os oito primeiros, e notando-se a ausência de Vanuatu e Niue.

A propósito convém questionar o critério que pré qualifica oito equipas de um Mundial para o outro, coisa que apenas sucede no rugby - então no Mundial de XV é mesmo um absurdo com 12 pré qualificados em 20 equipas...

Assim, não contando com Samoa, a Austrália é a principal candidata a uma das vagas para Moscovo, com Tonga a aparecer bem colocada para um segundo lugar, mas que pode acabar por ser prejudicada pela presença dos samoanos.

A presença de equipas que não contam para a qualificação tem destes inconvenientes - um potencial candidato pode acabar por se ver afastado das vagas, pela acção de uma equipa que não é candidata - e por isso consideramos que os torneios de qualificação devem ser disputados apenas por equipas candidatas às vagas em disputa.

No Canadá jogam-se outras duas vagas, e elas serão disputadas entre as seguintes 11 equipas divididas em três Grupos: Bahamas, Barbados, Bermuda, Canadá, E.U.A., Ilhas Cayman, Guiana, Jamaica, México, St. Vincent & Grenadines e Trinidad & Tobago, com o favoritismo a ir por inteiro para as representações do Canadá e Estados Unidos.

Apesar da deficiente informação que tem sido divulgada, tentaremos acompanhar os dois torneios, dando conhecimento dos resultados de cada dia.

Foto: www.irb.com

Sem comentários: