27 de agosto de 2012

UM MOURO ENTRE BRETÕES


O Mão de Mestre começa hoje a seguir os campeonatos ingleses mais importantes - a Premiership e o Championship - pelos olhos e pela pena de Ricardo Mouro, alentejano de Portalegre, "infiltrado" em terras de Sua Majestade.
Hoje Ricardo faz uma análise geral à época que se avizinha, e comenta ainda o que se vai passar na primeira jornada.
Fiquem com a nossa mais recente aquisição!

RICARDO MOURO
Em Inglaterra, a Premiership e o Championship estão a poucos dias de distância, e as últimas duas semanas culminaram uma pré-época intensa em que se disputou um largo número de jogos particulares - a maioria envolveu as enquipas inglesas contra as equipas rivais da Rabo Pro 12.

PREMIERSHIP - HARLEQUINS PREPARADOS PARA DEFESA DO TÍTULO
Numa análise à Premiership os Leicester Tigers parecem ter perdido a hegemonía do título que já não vencem há duas edições, mas que dominaram nos últimos anos. 
Os Tigers, à semelhança dos outros candidatos (Quins, Saracens e Saints) que também vamos analisar, não operaram grandes mudanças à sua equipa, mantendo a estrutura que já venceu títulos. 
As saídas mais relevantes foram as de Agulla (Bath) e Twelvetrees (Gloucester),  e Tuilagi que se vai aventurar pelo Japão.
Sem as suas primeiras escolhas na ponta, Goneva (Fiji) e Miles Benjamin (Worcester) foram chamados. 
O fijiano que marcou quatro ensaios à Namíbia na RWC tem dado boas indicações e Benjamim é apenas o melhor marcador de ensaios na história dos Worcester.

Os campeões Harlequins não mexeram na sua equipa, destaca-se apenas a entrada do talonador Dave Ward (Cornish Pirates) considerado o melhor na sua posição em toda a Championship. 
O XV campeão deverá manter-se intacto.

Os Saracens, gastadores em outras épocas, contrataram “apenas” a super-estrela Ashton, em fim de contrato com os Saints, para a ponta e que já deu um ar da sua graça apontando três ensaios na vitória contra o Stade Français (61-17). 
O sul-africano Hargreaves reforça a 2ª linha.

Os Saints têm a difícil tarefa de renovar toda a sua linha de 3/4 . 
A eficaz dupla de centros Clarke/Downey abandonou o clube, ficando apenas George Pisi que assegura e bem a camisola 13.
A 12 Burrel (proveniente dos Sale) e Waldouck (Wasps) vão lutar pela posição.
Ashton saiu para os Saracens e Ken Pisi irmão de George culmata a sua saída. Recentemente o polivante Wilson, veio da Nova-Zelândia para aumentar as opções nas linhas atrasadas.

No resto da Liga será curioso ver o que equipas como os Sale Sharks se comportarão depois de assegurarem nomes como o abertura Cipriani, enfant terrible do rugby inglês, que formará uma dupla temível com o ex-“B&I Lion” Peel a formação.
O gigante escocês Richie Gray 2ª linha junta-se ao pack que conta também com outro “Lion” Andy Powel a 8, o internacional Fourie na asa e Tony Buckley na 1ª linha que perdeu Sheridan.

O Gloucester eterno candidato ao play-off recrutaram o talentoso Twelvetrees aos Tigers que procura mais tempo de jogo para garantir um lugar regular na selecção inglesa. 
Ben Morgan, que é neste momento a primeira escolha para a posição 8 na Inglaterra chega dos Scarlets e Jimmy Cowen, experiente neo-zelandês com 51 test caps reforça a posição 9.
Mike Tindall é a saída mais sonante depois de sete anos no clube.

A 1ª jornada está assim alinhada:
Wasps - Quins
Exeter - Sharks
Gloucester - Saints
Worcester - Bath
Saracens - London Irish
London Welsh – Tigers

No alinhamento da primeira jornada, e como é habitual, destacam-se os derbies de Londres - os dois no mesmo dia, sempre disputados no Quartel General de Twickenham, para o que é uma grande festa. 
Os Quins iniciam a defesa do título contra os Wasps. 
Os Wasps arredados de outros tempos de glória desde que perderam o mítico capitão Dallaglio tiveram uma época transacta (quase) desastrosa em que para além de lutarem contra a despromoção, lutaram também contra a bancarrota. 
Muitos jogadores experientes e internacionais deixaram o clube (Broster, Webb, Flutey, Haughton) adivinhando-se um início nada fácil contra os campeões que apresentarão o seu pack jovem e móvel, liderado por Robshaw (Jogador do Ano na época transacta) secundado, e bem, por Easter e Marler, que é capaz de se juntar às linhas atrasadas, criando uma vaga ofensiva muito difícil de defender por packs mais pesados. 
No leme o kiwi Evans (Jogador do Ano para a Associação de Jogadores de Rugby) é ainda um dos melhores aberturas do mundo. 
Haskell e Tom Palmer juntaram-se aos Wasps na tentativa de voltarem à ribalta internacional, e Stephen Jones abertura galês de 34 anos vem trazer experiência às linhas atrasadas.

Os Saracens disputam os primeiros pontos da época frente aos London-Irish que tiveram uma pré-época onde tiveram dificuldades em obter resultados positivos.  
Muita juventude na linha atrasada de 3/4 com um renovado par de médios O’Leary (9) e Gerathy (10) garantem segurança, mas provavelmente verão o seu pack destruído pela armada sul-africana no pack sarraceno liderado por Brits e Botha.  A única mudança nos Saracens é a inclusão de Ashton na ponta que se tornou um dos jogadores mais bem pagos em Inglaterra com a mudança dos Saints.

CHAMPIONSHIP - A SEGUNDA DIVISÃO INGLESA
No Championship dos recém relegados Newcastle Falcons espera-se a imediata promoção já esta época.
Não apenas por causa dos regulamentos que a RFU impõe aos estádios para a Premiership e que nem todas as equipas conseguem cumprir, como por exemplo um número mínimo de lugares sentados, qualidade do relvado constante ao longo da época (equipas mais “ricas” como os Tigers ou Saints dão-se ao luxo de mudar o tapete durante a época) e que a equipa tenha primazia sobre os eventos no estádio (o que evita interferências quando a Liga quer alterar jogos/horas/datas à última hora – mais relacionado com transmissões televisivas), mas porque os Falcons reforçaram a sua equipa quando ainda não estava decidida a sua despromoção da Premiership.
O resultado é surpreendente, Rory Lawson formação internacional escocês vai formar uma parceria de classe notável com Gopperth a abertura. Del Fava 2ª linha internacional italiano chega do Aironi e reforça um pack que já tem Murray (pilar), Vickers (talonador), e Wilson a 8. Durante a pré-época e no mesmo fim de semana os Falcons aplicaram 2 cabazes de 50 a equipas rivais da liga: Leeds (52-17) e Doncaster (52-19).
A concorrência aos Falcons espera-se que venha de Bedford, que para além de equipa satélite dos Saracens recebe também jogadores não regulares nos “vizinhos” de Northampton, os Saints. Equipa habitualmente presente nos play-offs de acesso ao escalão máximo, esta pré-época já derrotou os Cardiff Blues da Pro 12 por 78(12E)-10, o que dá uma imagem da classe e valor de algumas equipas que militam neste escalão.
Do Bristol espera-se que atinja o play-off sem dificuldades também, tendo reforçado a sua 1ª linha e depositando esperanças que Fautua Otto esteja finalmente livre de lesões pois é um jogador muito dificil de parar quando embala a partir da posição centro.
Os Cornish Pirates, outro dos finalistas do ano passado, perderam o defesa Cook para os Gloucester. Cook marcou mais de 1000 pontos pelos Pirates nas 3 épocas que lá passou.
O Leeds outrora equipa regular na Premiership parece estar arredados da luta dos lugares de acesso à Premiership, terminaram exactamente a meio da tabela no ano passado.

A 1ª jornada:
Nottingham – Leeds
Bedford Blues – Moseley
Jersey  - Cornish Pirates
Plymouth Albion – Doncaster Knights
London Scottish – Rotherham  Titans
Bristol – Falcons

Fotos: Aviva Premiership

Sem comentários: