14 de agosto de 2012

RUGBY COMEÇA POR ESSA EUROPA FORA

Marcado o pontapé de saída da nossa renovada Divisão de Honra para o dia 29 de Setembro, também Europa fora vão começando os campeonatos nacionais e os internacionais mais importantes.

Aqui mesmo ao lado a División de Honor - também aumentada, mas para 12 equipas - começa a meio de Setembro, mais precisamente no dia 16, mas em França o Top-14 arranca mais cedo, já na próxima sexta feira, ficando marcado o início da ProD2  (16 equipas) para uma semana depois, e a Féderale 1 (40 equipas) no dia 16 de Setembro.

Em Inglaterra a Aviva Premiership e o Championship (12 equipas cada) começam no dia 1 do mês que vem, assim como a galesa Principality Premiership (12 equipas) enquanto em Itália a Eccellenza (12 equipas) dá sinais de vida a 22 desse mesmo mês.

No que diz respeito às competições internacionais de clube, quem começa primeiro é a Rabo Direct Pro 12, no dia 31 de Agosto, seguida pela Amlin Challenge Cup (20 equipas) no dia 11 de Outubro, e a Heineken Cup (24 equipas) logo no dia seguinte, aliás no mesmo fim de semana em que começa a Britsh & Irish Cup (10 equipas).

Note-se que no princípio de Agosto terminou a Super Rugby, que envolve 15 da equipas da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, que teve como vencedor os Chiefs (Nova Zelândia), que derrotou na final os sul africanos dos Sharks por expressivos 37-6.

Entretanto, como já noticiámos, começa já no próximo sábado o Rugby Championship, que reúne as quatro grandes seleções do Hemisfério Sul, com a deslocação dos Pumas a casa dos Spingboks e a visita dos All Blacks ao terreno dos Wallabies.

Com menos impacto mas muito interessante para nós portugueses, no Brasil já começou o Super 10, terminando este fim de semana a fase de qualificação, para que em Setembro se disputem quartos, meias e final (no dia 29), ficando assim decidido o campeão brasileiro deste ano.

Para melhor acompanhar estas competições (ou pelo menos as mais importantes) utiliza os links que o Mão de Mestre põe à sua disposição mais abaixo, nesta página, e também nos links da coluna do seu lado direito.


Sem comentários: