23 de agosto de 2012

PROD2 ARRANCA EM FRANÇA

Enquanto a Top-14 vai para a sua segunda jornada, arranca este fim de semana por toda a França a segunda competição mais importante do país, com a participação de 16 equipas, com os olhos dos portugueses postos especialmente no Narbonne, para onde se mudaram Gonçalo Uva e José Lima.

Quanto à Top-14 a curiosidade principal reside na expectativa que o recém promovido Grenoble criou ao vencer o jogo inaugural em Bordéus, e que carece agora de confirmação perante o Castres, de novo em casa do adversário, recordando-se que os castrenses foram derrotados pela diferença mínima pelo campeão Toulouse, na primeira jornada.

O Mont de Marsan vai a Toulouse defrontar o campeão e deve voltar de lá com uma pesada derrota, depois de no primeiro dia ter caído às mãos (e aos pés..) do Biarritz, e ter demonstrado grande indisciplina que lhe valeu três cartões amarelos - os neo primodivisionários ou aprendem a controlar-se, ou será penosa a sua passagem na Top-14.

O Agen recebe o Biarritz na tentativa de obter a sua primeira vitória, como acontece com o Bayonne que é visitado pelo Stade Français, e pelo Montpellier que recebe o Clermont de Julien Bardy - o internacional português esteve em grande no primeiro dia, de tal forma que foi incluído pelo prestigiado Midi Olympique no XV da jornada, para o que muito terá contribuído a série de 16 placagens que realizou durante a partida frente ao Bayonne.

No único jogo que põe frente a frente duas equipas vitoriosas do primeiro dia - o Racing que bateu o Agen, e o Toulon que venceu o Perpignan - o favoritismo tende para o Toulon que conta com o pé afinado de Jonny Wilkinson (marcou seis penalidades e um pontapé de ressalto na semana passada).

Em contrapartida no único jogo em que se defrontam dois derrotados da primeira jornada - o Bordéus que perdeu com o Grenoble, e o Perpignan que saiu derrotado do confronto com o Toulon - a tendência é a vitória da equipa da casa.

Quanto à ProD2 a nossa especial atenção vai para um conjunto de equipas onde jogam internacionais portugueses - há outras, mas neste momento é nestas que se concentram as atenções - que estão nos planos dos treinadores para serem escolhidos para a constituição do grupo de jogadores a apresentar em cada partida.

Assim, enquanto no Narbonne - 14º classificado da época passada, a um passo do rebaixamento - se destacam Gonçalo Uva e o jovem José Lima, numa época em que o clube tentará conseguir uma classificação a meio da tabela sem as aflições de última hora, no Béziers de Francisco Fernandes - e que se salvou do rebaixamento na decisão administrativa de enviar o Bourgoin para a Féderale 1 - a expectativa é grande para saber se a equipa se consegue equilibrar no barco, que apanhou mesmo à última hora, o que lhe criou grandes dificuldades na constituição do plantel, tendo que se contentar com os jogadores que ainda não tinham conseguido contrato para a presente época.

Duas equipas foram promovidas da Féderale 1 para a ProD2 e a sua luta é pela afirmação como equipas capazes de se manterem neste nível, o que o Colomiers de Aurelien Beco e Lionel Campargue - vencedor da Féderale 1 do ano passado ao bater o Massy - parece estar em condiçõe de conseguir, depois de uma pré época em que deu excelentes indicações, enquanto o Massy de Mike Tadjer vai ter muito que sofrer para se aguentar.

Um último destaque vai para o Albi de Samuel Marques - 6º da última época - que deve manter a sua posição pelo meio da tabela, ficando a esperança de que o médio de formação português venha a ter uma chance de se mostrar na nossa equipa nacional.

Falta referir que os principais candidatos à vitória final - com toda a margem de erro que uma previsão a 30 jornadas do final da prova traz consigo - são os despromovidos Lyon e Brive, o Pau que esteve a milímetros da subida para a Top-14, o Dax e o La Rochelle que ocuparam os quarto e quinto lugares em 2011-12.

Vamos ver até onde poderão ir o Narbonne e o Colomiers, as equipas mais portuguesas desta competição...

Veja os calendários para esta semana das duas principais provas do calendário francês:


2 comentários:

Anónimo disse...

No Massy joga outro Portugues: Wilfried Rodrigues que ja esteve com a seleção de 7 e tudo.

http://www.fpr.pt/ficheiros_site_fpr/imagens/noticias/seleccoes_alta_competicao/Microsoft%20PowerPoint%20-%20Conv%20%20MARCOUSSIS%202012%20%5BModo%20de%20Compatibilidade%5D.pdf

Manuel Cabral disse...

Agradeço ao autor deste comentário - inteiramente verdadeiro e justo! - que me contacte através do e-mail admin@maodemestre.com
Obrigado