26 de agosto de 2012

ARGENTINA IMPRESSIONA E QUASE GANHA...

Os Pumas receberam e empataram com os Sprigboks por 16-16, mas tiveram um início de jogo empolgante com total domínio das operações,  apagaram, durante 15 minutos, a equipa da África do Sul, e mostraram ao mundo que merecem sem qualquer favor, integrar, em pé de igualdade, com as restantes equipas do Hemisfério Sul - ou pelo menos com sul-africanos e, dizemos nós, australianos.

Quem assistiu ao jogo não pode ter ficado indiferente ao que os argentinos fizeram durante todo o jogo, com destaque para os tais 15 minutos iniciais, e não fossem dois erros no jogo ao pé - um pontapé de ressalto falhado, e logo de seguida um pontapé a seguir interceptado e que deu o ensaio do empate final aos visitantes - e a alegria de não perder em casa teria sido substituída por outra bem maior de vencer o temível adversário.

Contra os Springboks, esta foi a 15ª partida realizada pelos Pumas, e foi a primeira vez que não perderam - mantendo assim a invencibilidade em jogos realizados em Mendoza, no emblemático Estádio Malvinas Argentinas, mais que uma provocação, uma afirmação de nacionalismo e repulsa pela ocupação britânica das Ilhas.

Os sul-americanos estiveram sempre à frente do marcador, chegando ao intervalo com 13-3 e a clara sensação de terem sido a melhor equipa em campo, e foi apenas a dez minutos do final que a já referida sequência de pontapés mal executados, permitiu aos sul-africanos empatar um jogo que era de inteira justiça terem perdido.

Curiosamente o ensaio do empate foi obtido numa fase do jogo em que a reacção dos Springboks já tinha acontecido e os Pumas voltavam a ter o controle do jogo...
Agora, para completar a entrada da Argentina na fase adulta, falta apenas conseguir a sua primeira vitória, e quem está mais próximo de ser a sua vítima, é a Austrália...



NOVA ZELÂNDIA-AUSTRÁLIA
E a Austrália não esteve nada bem contra os All Blacks, perdendo o segundo jogo por 22-0 - e a Bledisloe Cup - e saindo de campo com os olhos no chão, como as palavras de Will Genia, seu capitão de equipa, no final do jogo, bem ilustram: Temos que dar todo o crédito a esta equipa dos All Blacks, eles são uma grande equipe e vão melhorando a cada semana, e, para falar francamente,acho que esta noite aprendemos uma grande lição.

O regresso de Quade Cooper saldou-se por uma desilusão, e as cinco alterações na equipa acabaram por se revelar inúteis - o problema dos Wallabies não parece estar neste ou naquele jogador, e sim na incapacidade de acompanhar a evolução do jogo, ao mais alto nível.

O que mais impressiona é a capacidade da Nova Zelândia em se manter no topo do mundo, mantendo uma estrutura inalterável e introduzindo em cada dia novos níveis de exigência, e não é a saída de um ou outro jogador, que vai alterar esse facto.

E vamos ter oportunidade de confirmar isso mesmo já no dia 8 de Setembro quando defrontarem os Pumas sem Sonny Bill William, que vai regressar ao Rugby League, desta vez no Japão.

Depois destes resultados os All Blacks comandam a classificação com oito pontos, seguidos dos Springboks com seis, dos Pumas com dois e, finalmente, sem pontos, dos Wallabies.





















Fotos: ESPN Deportes - BBC Sports

2 comentários:

Anónimo disse...

e com uma arbitragem no jogo da argentina bem forasteira....

José Lopes disse...

É devido a estes resultados desportivos tão positivos e à capacidade de projectar o rugby num continente onde habitam aprox. 400 milhões que a IRB usou de particular condescendência com as trapalhadas organizativas da Federação Argentina.
Desculpem o ser, quase, fora de tópico mas sem ovos $$$$, não se fazem XV, XV.