13 de março de 2012

SUB-18 - DÚVIDA ATÉ AO FIM

APESAR DA DERROTA FRENTE AO CDUP por 20-33, a Académica viaja na última jornada do Nacional de Sub-18 a Monsanto, para enfrentar o Direito num jogo que vale o título.

O Direito, moralizado pela vitória frente ao Cascais por 42-10, parte com vantagem, ligeira, para esta partida, mas a verdade é que Direito e Académica terminaram a Fase de Apuramento, ao cabo de 18 jornadas, separados apenas por um ponto na tabela classificativa - 81 para os advogados, 80 para os pretos, ou seja, o equilíbrio é a nota dominante.

A equipa de Lisboa é dirigida por Martim Aguiar e João Fragoso Mendes, uma dupla que já levou a equipa, na última época, à conquista do título, enquanto os conimbricenses são comandados por Jorge Sérgio Franco, que carrega consigo uma longa experiência na direção de equipas, tanto em XV como em VII.

No outro encontro entre os primeiros, o Cascais desloca-se ao Porto para defrontar o CDUP, na esperança de conseguir pelo menos um ponto de bónus, para alegrar a sua pontuação na tabela, mas os portuenses não vão facilitar, já que, dependendo do resultado do outro jogo, ainda podem chegar ao segundo lugar e mesmo ao título nacional!

Para quem diz que não há competitividade no rugby português, aconselha-se a dar uma vista de olhos por aí...

Para a disputa do quinto lugar a situação é semelhante, tendo-se chegado ao último jogo com o encontro decisivo entre Belenenses e CDUL, e com o Técnico a espreitar este resultado, na esperança de poder guardar para si a quinta posição.

Finalmente para os últimos lugares, o Montemor tem já a manutenção na série A garantida, enquanto a Agronomia ainda falta sofrer um pouco para conseguir o mesmo, nos dois jogos que lhe faltam realizar.

Vejam o quadro de resultados e a tabela classificativa aqui.

E termino este post com uma citação que deveria estar sempre presente na cabeça de todos nós, meros peões ou políticos em destaque:

O Rugby deve ser escola de Fair- Play. Não há jogos sem árbitro. Não há competição sem adversários. Respeita-os. Aplaude o esforço e a disciplina. 


Foto: António Simões dos Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que vi agora nas suas tabelas classificativas e resultados dos jogos, o Benfica não tem sub-16, sub-18 e sub-21. Confirma-se?

Manuel Cabral disse...

Não, não é verdade. Apenas se confirma para os Sub-21.
Quanto aos Sub-16 e Sub-18, as suas equipas não foram apuradas para as fases que seguimos dos Campeonatos, por isso a sua ausência das tabelas.
Quanto a jogos e resultados, sempre que sejam anunciados pela FPR - o que nem sempre sucede - ou nos sejam comunicados pelos clubes, procedemos à respetiva divulgação.

Anónimo disse...

"A equipa de Lisboa é dirigida por Martim Aguiar e João Fragoso Mendes, uma dupla que já levou a equipa, na última época, à conquista do título..."
O campeão nacional, na última época, foi o Cascais.

Manuel Cabral disse...

Tem toda a razão. O texto devia esclarecer que a dupla levou ao título, na última época, a equipa de Sub-16 e não a de Sub-18!
Obrigado pelo esclarecimento.