9 de março de 2012

CIRCUITO FEMININO DE SEVENS

TEM INÍCIO ESTE FIM DE SEMANA O CIRCUITO FEMININO DE SEVENS, este ano com um novo formato, que parece mais adequado à realidade nacional.

E com outra particularidade que não podemos deixar de saudar - a informação a tempo e horas do respetivo regulamento, numa lufada de ar fresco que invadiu o rugby feminino nacional.


Assim, de acordo com os documentos publicados pelo Portugal Rugby Feminino (Facebook) e disponíveis no site da FPR, fica claro que o Circuito Nacional vai ser disputado em duas fases distintas, começando com duas jornadas de apuramento regionais, e só depois, em quatro etapas nacionais.

Na primeira fase - que se inicia já este fim de semana, com a realização dos torneios correspondentes à primeira etapa regional - as equipas serão divididas geograficamente em dois grupo, um Centro/Norte e outro Sul/Lisboa, e cada Grupo vai disputar, em dois torneios consecutivos, os quatro primeiros lugares regionais, que darão acesso ao Torneio Nacional.

Na primeira etapa vão ser disputados o Torneio Regional da Bairrada, para o Grupo Centro/Norte, e o Torneio Regional das Caldas da Rainha, para o Grupo Sul/Lisboa.

No sábado, nas Caldas, o pontapé de saída será às 11,00 h e é suposto contar com a participação de 13 equipas, divididas em três séries. Para mais pormenores pode ver a respetiva notícia no site da FPR.

No Domingo, a partir das 13,00 h quem estiver na zona da Bairrada pode assistir ao segundo Torneio do fim de semana, em que devem participar sete equipas, em duas séries, como pode ver em detalhe no site da FPR.

3 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de se tratar de uma notícia sempre importante para os leitores, ficam um par de questões.

A primeira é a do porquê da fotografia de uma jogadora meio nua. Porque se insiste em associar o rugby feminino a estas poses eróticas ou semi-pornográficas? As atletas não valem pelo que jogam? Ou terá isto que ver com uma Sra da Direção da FPR, que anda para aí a querer fazer sessões fotográficas com jogadoras seminuas numa revista masculina? Se isto é o caminho para a divulgação do rugby feminino então não vamos longe.

Depois, olha-se para o que chamam de regulamento do Sevens e lê-se que será organizado por uma suposta «Portugal rugby feminino». De quem se trata? É uma entidade com personalidade jurídica ou fantasma? Segundo o Regulamento Geral de Competições este Circuito Nacional, que faz parte do calendário oficial de competições é organizado pela FPR, pelo que se impõe um esclarecimento.

Lê-se também nesse tal regulamento, que mais parece um album fotográfico, mas com poucas regras ou informação clara e completa que a inscrição das equipas é obrigatória e que estas se devem inscrever 5 dias antes de cada torneio. Sabe-se agora que das 11 equipas da zona sul apenas 5 estarão na etapa regional de loulé, pelo que seria bom saber o que vai acontecer às faltosas. No mínimo, uma falta de comparência com a privação de poderem participar nas 4 etapas do circuito nacional.

Cá estamos para assistir a mais esta trapalhada e ao modo como a FPR irá lidar com as 6 equipas que não se inscreveram, entre elas o Benfica, equipa que ganhou o título o ano passado.

Sobretudo também porque o tal de regulamento nem fala de pontuação das 2 etapas regionais, pelo que não se sabe como vão ser apuradas as 4 das 11 equipas para dispurarem a fase nacional.

Estamos a ver que é como nas épocas anteriores ondem, por não haver regras claras e transparentes, essas regras iam mudando de semana para semana, de torneio para torneio. A pergunta que fica é pois: será assim tão dificil fazer um regulamento com menos fotografias e com regras claras, detalhadas e que evitem confusões?

Anónimo disse...

E das 5 inscritas apenas 3 apareceram em Loulé: o clube da casa, o Técnico e o Caldas, equipas automaticamente apuradas para o Circuito Nacional de Sevens, pois participaram nos 2 Torneios Regionais. Todas as demais ou estão eliminadas, por faltas de comparência ou, com alguma bondade vão parar ao grupo B, incluindo o benfica e agronomia, equipas do escalão maior do rugby feminino. Há que pôr ordem na casa e acabar com sobrancerias.

Anónimo disse...

Sr. ou Sra.
O bom destas palavras é saber que ainda existem pessoas, pena que anonimas...com vontade de fazer de mudar, e de construir mais e melhor.
É de gente assim que o Rugby Feminino precisa. Toca a escrever para a FPR, dar sugestões, resumidamente FAZER.
Eu sou do Benfica e a nossa equipa não foi por falta de verba para a deslocação, pena que o Rugby ainda seja 100% amador e com muita falta de apoios/patrocinadores.
Pedimos desculpa, mas nunca dissemos que íamos nem sequer nos inscrevemos.(6 torneios 7s implica muito dinheiro)
Talvez pensar no porquê da falta de comparência das equipas, e não só nas punições. Existe uma pontuação não será difícil somar os pontos dos 2 torneios, e apurar os 4.
Já agora o ano passado, foi a ESAC que foi Campeã de 7s e não o Benfica.
Abraço
Sofia Nobre