26 de janeiro de 2017

SEGUNDONA SEM ALTERAÇÕES NO TOPO DAS TABELAS

Loulé continua imparável na liderança da Zona Sul/Lisboa, com 4 bónus ofensivos em outras tantas vitórias, com o Belas na segunda posição, mas com menos sete pontos e apenas dois de vantagem sobre o terceiro.

Na Zona Norte/Centro o Guimarães e a Agrária, mesmo sem jogarem mantém as duas primeiras posições separados por seis pontos, com o Braga, que também não jogou, no terceiro lugar a quatro pontos do segundo.

Nota negativa para a ausência de árbitro nomeado para o Aveiro-Prazer, que foi apitado por dois voluntários pescados na assistência, e para a falta de informação (mais uma) sobre a partida no site da FPR.

Todos apreciamos as entrevistas que o site federativo tem divulgado, mas seria bem mais interessante se o tempo ocupado nessas tarefas fosse utilizado a fornecer resultados e classificações atualizadas e corretas sobre o andamento das diversas competições.

Já que estamos a falar de Federação, não podemos deixar de lamentar a história passada com os sub-18 do Montemor, que parece mais um caso de gestão incorreta dos acontecimentos, com erros que começaram na arbitragem de um encontro, na ausência de explicação sobre cartões amarelos acumulados por parte do árbitro, por um processo disciplinar que não chegou a ser e com um castigo a um jovem jogador, que, como se veio a provar, não devia ter sido castigado.
O pior é que esse jogador tinha fundadas esperanças de fazer parte da seleção nacional sub-18, por causa do castigo-que-não-devia-ter-existido foi afastado dos trabalhos nacionais, e viu, a sua vida desportiva afetada a todos os níveis.
Ou seja, uma decisão equivocada de um árbitro, uma segunda decisão de um orgão federativo tomada de forma errada, e um jovem de 17 anos a ver aquilo que mais gosta, o desporto que abraçou, a desprezá-lo e a isolá-lo, além claro dos prejuízos sofridos pelo Clube que teve que lutar na secretaria por aquilo que afinal era dele por direito adquirido em campo!
Apesar da decisão do Conselho de Justiça, que reverteu a situação, a verdade é que os danos provocados ao clube e ao jogador ficam para sempre presentes, e como é bem sabido, por muito inocente que o jogador seja, a imagem que vai ficar é a do castigo (indevido) que ele sofreu!
O que vai a FPR fazer a propósito desta matéria?

Vamos então aos jogos do final de semana.

FC TECNOLOGIA 15-48* BELAS (2-8)
Numa manhã domingo com bastante sol jogou-se o FCT-Belas na Sobreda da Caparica.
O jogo começou com a equipa da casa a entrar melhor, fazendo 5-0 aos 5 minutos, mas o Belas respondeu com dois ensaios, para a FCT reagir e recuperar a liderança.
O comando do resultado continuou a mudar de mão, e a primeira parte terminou com o Belas vencendo por 15-22.
No segundo tempo o Belas dominou a partida e marcou mais 26 pontos para no final o marcador registar 15-48.
Foi um jogo interessante de seguir, em especial na primeira parte, com as duas equipas a mostrarem uma evolução positiva desde o Torneio de Abertura.

Nas outras partida vitórias tranquilas do Elvas *71-3 IP Tomar, (13-0) com 13 ensaios a marcarem a superioridade da equipa alentejana, enquanto o Loulé foi vencer ao Jamor com o seu quarto ponto de bónus para um resultado final de Ubuntu 0-45* Loulé (0-7)
.
Na Zona Norte/Centro vitória das equipas visitantes, com o Famalicão 22-36 Moitense (4-6) e o Aveiro 3-34* Prazer de Jogar (0-6), e com o adiamento do NR Lousã-Agrária.
Recorde-se no entanto que o Agrária-NR Lousã, da 17ª jornada já se disputou com a vitória daa Agrária por 39-22 (7-3).
Em relação ao jogo de Aveiro a informação que damos sobre o resultado e sobre os ensaios carece de confirmação, que não conseguimos obter.

Nota: Foi corrigido o texto onde dizia que o Belas tinha menos 8 pontos que o Loulé, pois realmente tem apenas menos 7 pontos.

Resultados e classificações aqui.

2 comentários:

Kings disse...

Caro Manuel Cabral,

Ainda que tarde, venho "refazer" o resultado do Aveiro - Prazer, para 3 - 27. Resultado oficial do relatório de jogo, enviado para a FPR.
Aproveito para informar, que os jogos Famalicão - APJRUGBY e APJRUGBY - Moitense, foram adiados para os fim de semana de 18/19 e 11/12 de Março, respectivamente, por solicitação das duas equipas adversárias.

Abraço e obrigado,

Diogo Reis
(APJRUGBY)

Manuel Cabral disse...

Obrigado Diogo Reis. Tomo nota das informações e vou proceder à alteração do resultado.
Preciso apenas de saber quantos ensaios foram atribuídos para os 27 pontos. Aguardo essa informação, e agradeço.
Abraço