6 de janeiro de 2017

NOVO ANO COMEÇA COM ELIMINATÓRIA DA TAÇA E JORNADA DA D.H.

Após três eliminatórias da Taça de Portugal disputadas apenas pelas equipas da 2ª Divisão, chegou a altura de ter em acção as equipas da Primeirona, que se juntam às duas apuradas na primeira fase da prova - Guimarães e Loulé.

Dado que o CR Técnico é equipa satélite do Técnico, não poderá disputar a competição, e assim, com 11 equipas em vez de 12, a eliminatória terá uma equipa isenta, apurada automaticamente para a próxima etapa.


Em função do resultado do sorteio essa equipa será a Bairrada, e os jogos previstos para o final de semana são:


Entretanto chegou-nos a informação que o Vitória não comparecerá em Guimarães, o que se lamenta por diversos motivos, em particular porque nos impede de avaliar como está a relação de capacidade entre o fundo da tabela da Primeirona, e o topo da tabela da Segundona Norte.

Já o Loulé - a outra equipa apurada na primeira fase entre conjuntos da 2ª Divisão, e que lidera a classificação da zona Sul/Lisboa - vai ter uma tarefa bem mais difícil, recebendo no Campo João Adelino Gonçalves a segunda classificada da tabela da Primeirona, o Benfica.

Nas restantes partidas o CRAV recebe o Vila da Moita e deverá tentar confirmar a vitória que conseguiu no Ribatejo, na 3ª jornada da Primeirona, quando venceu por 28-17, enquanto o São Miguel recebe o Évora, que venceu na 4ª jornada da 1ª Divisão, também em Lisboa, por 33-17.

Finalmente nas Caldas os pelicanos recebem o Santarém, e depois da derrota que sofreram no campo da Escola Prática de Cavalaria por 25-3 na 8ª jornada, é difícil admitir que a vitória fuja aos cavaleiros. Não apenas por causa daquele resultado, mas pela clara melhoria que o Santarém apresenta no conjunto das suas acções.

Veja aqui os horários dos jogos do fim de semana

JORNADA TRANQUILA NA DIVISÃO DE HONRA
Numa jornada em que os cinco primeiros da tabela classificativa defrontam os cinco últimos, não se esperam surpresas, pelo que não deve haver alterações na ordem classificativa.
Curiosamente todos os cinco primeiros jogam fora, o que deveria dar alguma vantagem aos cinco últimos, mas dificilmente isso acontecerá.

No Taveiro a Académica recebe o CDUL, mas depois de um início cheio de promessas, os pretos acabaram por ser a maior desilusão dos primeiros meses da competição, enquanto os universitários se confirmaram como uma das melhores equipas nacionais, pelo que só uma vitória da equipa da casa seria motivo de surpresa, mas tal não parece ter condições de vir a acontecer.
Na 3ª jornada o CDUL venceu, em Lisboa, por 22-3.

No Estádio Nacional - no sintético - o Belenenses recebe o Direito, que em vésperas de Taça Ibérica deve pretender afinar a máquina para a viagem a Valladolid, e apesar de ser um encontro que costuma dar grandes jogos, o mais natural é que os advogados vençam. Em Monsanto o resultado foi 26-15 favorável aos advogados.

Na Lousã o Rugby Club recebe Agronomia e mesmo tendo em conta que em casa os beirões são (quase) sempre uma equipa difícil - claro, há dias de excepção, como o do último encontro com o Montemor - é natural que os agrónomos venham da Serra com mais uma vitória.
Quanto à Lousã, o que se pede é que apague a péssima impressão que deixou no jogo de 8 de Outubro.
Na Tapada Agronomia venceu por 87-7

Em Montemor os mouflons recebem o Técnico, que tem tido altos e baixos, mas deve regressar do Alentejo com os pontos da vitória, pese embora a recente vitória da equipa da casa na Lousã, que pode ter ajudado a soltar os seus jogadores que podem "atrever-se" e criar - a acontecer! - a única surpresa do fim de semana, mas espera-se pelo menos, que o Montemor retifique o resultado da 3ª jornada.
Nas Olaias, o Técnico venceu por 52-12

Finalmente em Leça o CDUP recebe o Cascais que é favorito, tendo em consideração os fracos resultados que os portuenses têm registado, mas sobretudo pela melhoria dos cascalenses que quase já fizeram esquecer aquele tropeço em Coimbra, na segunda jornada. Quanto ao CDUP, será a oportunidade de corrigir a diferença do primeiro jogo.
No jogo em Cascais a vitória foi dos donos da casa por 43-13.

Sem comentários: