23 de janeiro de 2017

DIREITO CONFIRMA LIDERANÇA, CDUL DESCE, AGRONOMIA É SEGUNDA

Vitória muito importante do Direito em casa de um dos seus mais directos adversários, aumentando a distância para o segundo lugar, que é agora ocupado novamente por Agronomia.

O CDUL continua a atravessar um período menos bom, desceu mais um posto na classificação, embora mantenha uma confortável vantagem para o sexto classificado, enquanto o trio composto pelo Belenenses, a Académica e o CDUP, prometem lutar energicamente pelo último lugar do play-off.


CASCAIS RUGBY 15-24 GD DIREITO (2-2) *
Como se previa o jogo desta tarde entre primeiro e segundo, ofereceu aos adeptos das duas equipas um belo jogo de Rugby, principalmente na primeira parte.
No difícil campo sintético do Cascais, o Direito sentiu grandes dificuldades na primeira parte onde o equilíbrio imperou.
Os advogados, privados de jogadores influentes principalmente nos avançados, tentava equilibrar as formações ordenadas, mas tendo o Cascais um pack mais pesado, garantiu assim as suas introduções, e foi mesmo de uma jogada com várias fases de avançados que o Cascais logrou chegar ao ensaio na primeira parte.
Nos alinhamentos, com a ausência de Gonçalo Uva, o Direito sentiu algumas dificuldades em particular no fim da linha.
Não é estranho portanto que a primeira parte tenha terminado com o resultado de 8-6 a favor dos donos da casa.
A segunda parte no entanto seria completamente diferente, o Direito entrou em campo com vontade de mudar as coisas e assim aconteceu.
Um ensaio logo no inicio da segunda parte levou os lisboetas para a frente do marcador e a partir daí o jogo virou definitivamente.
O Cascais ainda marcou um ensaio elevando o marcador para 15-13 mas foi o estertor final pois a partir daí o Direito tomou conta dos acontecimentos.
Sousa Guedes converte uma penalidade e Duarte Diniz marca um ensaio que, transformado por Sousa Guedes define os pontos verificados no final do jogo: Cascais 15-24 Direito.
Não sofre contestação a vitória do Direito que aguentou o jogo na primeira parte e dominou toda a segunda parte, soube esperar e foi mais eficaz, tendo por seu lado o Cascais mostrado algum nervosismo.
Como MVP elege-se Duarte Diniz pois tanto em jogo aberto como nas formações ordenadas como nos alinhamentos mostrou grande solidez afirmando-se como um avançado moderno como há poucos em Portugal.
* Pedro Pinto Fernandes

C.D.U.L. 12-24 AGRONOMIA RUGBY (0-3)
Agronomia teve uma vitória bem merecida tendo sido a melhor equipa em campo. 
O CDUL que parece atravessar uma crise de forma, foi totalmente incapaz de ultrapassar uma bem organizada defesa de Agronomia e nunca mostrou capacidade para vencer o jogo.
A equipa da Tapada começou dominadora e apenas pecou por ter perdido duas introduções próprias em alinhamentos bem próximos da linha de meta do CDUL. 
Mas cedo se colocou em posição de vencedora com um pontapé de penalidade, tendo o CDUL replicado com dois pontapés transformados. 
Um ensaio em força de Agronomia levou o resultado para 10-6 ao intervalo. 
No primeiro tempo foram mostrados dois cartões amarelos, um para cada lado, por placagens altas. No segundo tempo a superioridade de Agronomia manifestou-se um pouco mais, apenas intervalada por algumas tentativas do CDUL de sacudir a pressão. 
Algumas perfurações não tiveram efeito por apoio deficiente.
Agronomia conseguiu mais dois ensaios tendo o CDUL replicado apenas com dois pontapés de penalidade. E esteve muito perto de conseguir um outro, após uma intercepção, pelo seu ponta esquerdo, se não fosse a excelente placagem de cobertura pelo ponta do lado contrário, já quase em cima da linha de meta.
Mais três cartões amarelos foram exibidos no segundo tempo, de novo por placagens altas, dois para jogadores do CDUL e um para Agronomia.


ACADÉMICA RUGBY 65-5 RC MONTEMOR (10-1)
A Académica conseguiu o resultado mais dilatado da jornada no seu melhor jogo da época.
Com 10 ensaios e a terceira vitória consecutiva, num jogo em que os "pretos" construíram inúmeras ações ofensivas de grande qualidade que atestam a excelência do momento atual da equipa.
Apresentando um jogo variado e dinâmico os de Coimbra marcaram ensaios para todos os gostos. Ora através de ações de jogo agrupado penetrante (2 em maul), ora em ataque continuado alternando as diferentes formas de jogo ou ainda na sequência de ações individuais de grande nível.
Ao intervalo, com os quatro ensaios assinalados e a vencer por 27-0 já tinham praticamente garantido o objetivo de garantir o ponto bónus ofensivo.
O Montemor entrou bem no segundo tempo e marcou o ensaio de honra na sequência de uma boa ação coletiva finalizada com circulação de bola naquele que foi o único erro defensivo da equipa da casa.
A partir daqui os "pretos" deram ainda mais velocidade ao jogo demonstrando boa capacidade de circulação da bola com jogadores em apoio, lançados a ultrapassarem a linha de vantagem e criando assim grande dificuldade à ação defensiva dos "muflons" que sofreriam mais seis ensaios neste período.
Apesar da fraca oposição os "pretos" demonstraram grande eficácia de utilização da posse de bola e boa capacidade de finalização.

RC LOUSà10-46 BELENENSES RUGBY (1-8)
A Lousã não conseguiu evitar mais uma pesada derrota, desta vez contra um Belenenses que luta pela manutenção no grupo dos seis finalistas - e eventualmente numa divisão principal na próxima época, mas cujos contornos continuam estultamente escondidos do povo... - embora diretamente ameaçado pela Académica e pelo CDUP, ambos apenas a dois pontos de distância.
Os beirões não conseguiram ainda pontuar em jogo, registando apenas quatro pontos na tabela, conquistados no dia da sua folga.

Resultados completos e classificação actualizada na página que dedicamos à competição.

Sem comentários: