13 de janeiro de 2017

JOGOS GRANDES EM FIM DE SEMANA DE TAÇA IBÉRICA

O jogo que vai decidir quem vai ser o maior campeão de sempre da Taça Ibérica, marca o fim de semana do rugby português, mas dentro de portas muitos jogos carregados de interesse se disputam um pouco por todo o lado.

Desde a Segunda Divisão até à Divisão de Honra - desta vez apenas com três encontros - passando pela Primeirona, muita rivalidade e muitas coisas por decidir em apenas 80 minutos.


Da Segundona destacamos o Agrária-Guimarães que vai definir quem comanda a Zona Norte/Centro, já que as duas equipas estão separadas apenas por um ponto - vantagem para os minhotos - na frente da tabela classificativa.
São as duas principais candidatas à passagem à fase final da prova, mas a verdade é que a primeira posição é muito importante, já que quem vencer defrontará o segundo classificado da Zona Sul/Lisboa, evitando defrontar aquela que provavelmente será a vencedora da Zona, o Loulé.
E isso pode ser determinante na decisão de quem vai à final, discutir um lugar na Primeirona.

Quanto à Primeirona os jogos de grande equilíbrio são vários, com destaque para o Benfica-Évora, os dois primeiros da tabela, embora sejam seis pontos que separam as duas equipas neste momento. Uma vitória do Évora quase decide o vencedor da fase de apuramento, mas se os encarnados confirmarem a sua clara melhoria, e conseguirem vencer os chaparros, então tudo fica relançado e a incerteza sobre a classificação final instala-se de novo.

Mas são mais os jogos com interesse, nomeadamente o CRAV-Santarém, entre quarto e quinto da tabela, separados por um ponto apenas (vantagem do Santarém), ou do Caldas-Vila da Moita, sétimo e oitavo da tabela, separados por dois pequenos pontos.

Curiosidade ainda para saber se o Bairrada conseguirá vencer o São Miguel e com isso dar mais um importante passo para a entrada no grupo dos dois primeiros da classificação, ou se o Vitória de Setúbal conseguirá a sua primeira vitória na deslocação às Olaias para defrontar o CR Técnico.

Finalmente na Divisão de Honra, com o Agronomia-Direito adiado para que os advogados disputem a Taça Ibérica, três jogos de grande tensão vão ter lugar, entre os quais o regional dérbi do Centro, entre a Académica e a Lousã, onde o que menos conta é o que se passou antes ou o que se vai passar depois do encontro - esta semana no eixo Coimbra-Lousã, só contam aqueles 80 minutos!

Depois temos o CDUP-Belenenses, com o sétimo a receber o sexto, que tem à partida cinco pontos de vantagem, mas que, se vencer, vai ficar a muito pouco de entrar no grupo dos seis que avançam para a fase final.

Para terminar, e depois da queda de segundo para quinto, o CDUL vai enfrentar o Técnico nas Olaias na tentativa de recuperar uma posição na tabela.

Fim de semana como temos poucos, aconselho a que reserve o seu sábado apenas para o rugby! Tem muito por onde escolher!

Sem comentários: