13 de janeiro de 2017

DIREITO E EL SALVADOR LUTAM PELO QUINTO TÍTULO IBÉRICO *

* Pedro Pinto Fernandes
É já no Domingo que se joga a 37ª edição da Taça Ibérica, final a um só jogo cuja disputa este ano será entre o GD Direito e o El Salvador (Valladolid), e todos os olhos do Rugby Ibérico, e não só, se viram para este encontro que se reveste de enorme importância, pois é a unica forma de os países ibéricos testarem as suas competências e sua diferenças.

As duas finalistas deste ano fazem parte dum grupo de quatro equipas, juntamente com a UE Santboiana e o SL Benfica, que venceram a prova por quatro vezes, dividindo a honra do maior número de títulos na Taça, e assim, o vencedor do jogo de Domingo passará a líder isolado da classificação, com cinco vitórias no registo.

Campeão em titulo deste troféu, Direito vai tentar mais uma vez, na qualidade de campeão nacional, trazer para o seu armário já bem recheado de troféus, mais este titulo, tarefa que não será nada fácil. 

Do lado espanhol, quem defrontará o campeão português será a poderosa equipa de El Salvador, vencedora da Taça do Rei por desistência do VRAC, campeão da Liga Espanhola, devido a compromissos europeus. 
O SilverStorm El Salvador ocupa actualmente a terceira posição na divisão de honra de Espanha, com menos oito pontos que o líder, o VRAC (e menos dois jogos), e menos cinco pontos que o segundo da classificação, o Alcobendas (e menos um jogo), tendo perdido apenas dois jogos dos onze que já disputou. 

Por seu lado o GDD mantém-se na frente do campeonato português só com vitórias, tendo este ano perdido uma única vez, contra Agronomia na final da Supertaça. 

Se por um lado temos um campeão português apenas com jogadores portugueses, do lado do El Salvador vamos encontrar dois argentinos, um francês, um samoano, dois neozelandeses, um sul africano e um jogador inglês. 

Esta equipa do El Salvador está também envolvido em compromissos europeus, (está a disputar o Challenge Cup, que os advogados disputaram no ano passado), tendo obtido uma brilhante vitória no seu grupo terminando o mesmo em segundo lugar. 

Estão lançados portanto todos os ingredientes para uma bela tarde de Rugby, nas palavras do Vice presidente do El Salvador “Este partido significa mucho para nuestro Club, y queremos ganarlo”. 

Deste lado da fronteira são muitos os adeptos que se vão deslocar a Valladolid, tanto do GDD como de outros clubes mostrando assim ao mundo desportivo a diferença que o Rugby tem relativamente a outros desportos.

Esperamos que o Grupo Desportivo de Direito saia vitorioso deste difícil e importante encontro sagrando-se assim o rei do rugby ibérico.

O jogo disputa-se no Domingo, no Pepe Rojo a partir das 12,30 hora local, 11,30 de Lisboa.

Veja a história da Taça Ibérica na página que dedicamos à competição.


Sem comentários: