30 de outubro de 2014

PORTUGAL BATE ESPANHA E ESTÁ NA FINAL DO EUROPEU DE SUB-19

Portugal conquistou ontem o direito a disputar a final do Europeu Sub-19, ao derrotar a Espanha por 12-8, com o ensaio da vitória a surgir na última jogada da partida, o que a tornou ainda mais saborosa.

Depois de bater o Bélgica nos quartos de final por 38-5, Portugal vai assim defrontar a Geórgia na final a disputar no sábado, dia 1 de Novembro às 17 horas, no Estádio Nacional.

A Geórgia venceu a Rússia na meia final por 41-5 e a Holanda nos quartos de final por 55-3.


PORTUGAL 12-8 ESPANHA
Uma grande capacidade defensiva foi o fator determinante para a vitória portuguesa.
A Espanha que bem cedo se colocou na posição de vencedora através de um ensaio oportunista, depois de Portugal perder um alinhamento de introdução própria a cerca de 10 metros da sua linha de meta.
A partir daí, a Espanha lançou variados ataque explorando a boa velocidade de execução das suas linhas atrasadas, sempre travados por uma boa atuação defensiva dos jovens portugueses.
Os portugueses conseguiram sacudir essa pressão inicial e numa das poucas incursões na área de 22 espanhola conseguiram obter um ensaio pelo talonador, seu capitão de equipa.
Com a respetiva transformação, o intervalo chegou com uma vantagem portuguesa por 7-5
Na segunda parte a pressão espanhola intensificou-se e ficaram duas ou três vezes muito perto de obter um ensaio, sendo sempre travados pela defesa portuguesa ou, em alguns casos, por erros próprios.
A Espanha conseguiu, no entanto, passar para a frente do marcador através de um pontapé de penalidade.
Em posição desfavorável Portugal, refrescou a sua equipa, lançou-se na conquista da vitória e acreditou que isso seria possível.
Teve uma oportunidade de ouro, um pontapé frontal perto dos postes, que desperdiçou devido a deficiente concentração do chutador.
Mas quando tudo parecia perdido, já em período de compensação, e na última jogada, após sucessivas fases com bom controlo de bola, um excelente pontapé para trás da linha defensiva espanhola, permitiu o ensaio da vitória junto à linha lateral.
O jogo acabou aí e os portugueses festejaram a sua presença na final a disputar no sábado.
Como nota curiosa, registe-se a lesão, a meio da segunda parte, do árbitro que originou a sua substituição pelo 1º fiscal de linha.

Portugal - 1 ensaio e 1 transformação aos 32 minutos (Duarte Diniz e João Leitão)
1 ensaio aos 35+3 minutos da 2ª parte (Pedro Cordeiro)
Espanha - 1 ensaio aos 5 minutos
1 Pontapé de penalidade aos 16 minutos da 2ª parte

GEÓRGIA 41-5 RÚSSIA
Superioridade total da equipa da Geórgia que se mostrou muito adulta explorando bem a superioridade nas formações ordenadas, 
Um conjunto de avançados muito bem liderados por um excelente nº 8, e com grande capacidade de choque e perfuração, lançou cargas sucessivas que muitas vezes ultrapassaram a linha de vantagem. Bem acompanhados por umas linhas atrasadas, com um nº 10 de grande qualidade, a Geórgia nunca deixou dúvidas sobre uma vitória clara.

Geórgia - 6 ensaios + 4 transformações
1 Pontapé de penalidade
Rússia - 1 ensaio

Fique com o quadro geral dos resultados, e os jogos do último dia da prova:


Quadro: Rugby Europe

4 comentários:

Anónimo disse...

Bravo enfin des résultats

Anónimo disse...


Quero aqui deixar um grande bem-haja à FPR e também aos clubes por nos proporcionarem grandes momentos de indecisão: ir ver os jogos dos Campeonatos nacionais ou optar por ir ao Estádio Nacional ver os jogos do Campeonato da Europa de Sub-19 ... tudo marcado para 1/Nov.

Muito obrigado, em nome dos adeptos.

Anónimo disse...

Parabens à jovem seleção, que no ano passado, depois de perder com uma destas equipas (Belgica), foi alvo de duras e justas criticas.
Souberam dar a volta e este ano aparece de novo a ganhar e a jogar uma final!
Nem tudo vai mal no rugby portugues, como muitos gostam de dizer...

Anónimo disse...

Nem tudo esta mal , mas quem viu o jogo fomos claramente inferiores aos espanhóis mas tivemos a sorte do jogo . Parabéns mas não merecíamos a vitória temos que ser justos entramos 3 ou 4 vezes nos 22 e marcamos o que nos safou .
Calma com as euforias .