5 de outubro de 2014

NA PRIMEIRONA EQUILÍBRIO É NOTA DOMINANTE

A jornada inaugural da 1ª Divisão promete um campeonato com grande equilíbrio, e as notas mais salientes da jornada vão para a derrota com bónus defensivo do Vila da Moita em casa frente ao Sporting, e para a vitória folgada da Lousã em Setúbal.

E se a vitória da Lousã não seja propriamente uma surpresa - nem sequer  os números dessa vitória - já no que diz respeito aos novos primodivisionários a derrota com bónus defensivo, e a marcação de três ensaios, contra quatro sofridos, é com certeza nota de esperança de que os ribatejanos vão aguentar bem o choque com os novos adversários, e estes que se cuidem, pois podem surgir alguns resultados pelos quais poucos esperariam...


VITÓRIA DE SETÚBAL 0-56* LOUSÃ
Uma vitória sem contestação mas que também não admira, se tivermos em conta os resultados da última época, e os cuidados que os lousanenses puseram na sua pré-época, claramente demonstrativos das suas intenções quanto ao desfecho da prova.
Claro está que ainda é muito cedo para prever o que se irá passar, mas também não é preciso ser mágico para dizer que a Lousã é o principal favorito e a equipa que todas as outras ambicionam bater.
Segunda classificada em 2013-14, apenas tendo perdido o jogo da final perante um super Caldas, a equipa serrana reforçou-se e deu especial atenção à forma como se preparou para o campeonato, o que aliado ao natural abaixamento de qualidade competitiva do Caldas nos leva àquela afirmação.
Quanto ao Vitória, ainda é cedo para se saber como realmente a equipa está, e o jogo de ontem não serve de exemplo de modo nenhum.
Vamos aguardar mais umas semanas para avaliar do que serão os sadinos capazes.

SÃO MIGUEL 16-31* CALDAS
O campeão nacional não fez segredo daquilo que pretendia alcançar esta época, tendo em conta a
Foto: Miguel Rodrigues/Rugby Photo Store
saída de um alargado conjunto de jogadores que ajudaram o clube a vencer o nacional, e esta vitória está perfeitamente enquadrada nas suas pretensões.
Deve no entanto referir-se que a marcação de cinco ensaios demonstra uma capacidade ofensiva que alguns poderiam acreditar ter sido perdida - mas não foi.
Acreditamos mesmo que, apesar das baixas, os pelicanos podem muito bem lutar pelos lugares cimeiros da tabela.
Quanto ao São Miguel o que se pode dizer é que em 2013-14 apenas em cinco ocasiões marcou mais de 16 pontos (e marcou 16 em apenas duas ocasiões), ficando para saber o que irá fazer contra as equipas que não lutam pelo título, e se conseguirá ou não ter uma época tranquila, sem o risco de descida de divisão.

VILA DA MOITA *19-25 SPORTING
O Vila da Moita foi a surpresa da jornada ao conseguir o bónus defensivo contra o Sporting, e deixa em aberto todos os comentários quanto à sua presença na 1ª Divisão.
E note-se que a vitória dos leões apenas foi conseguida já no final da partida, com a marcação de dois ensaios que viraram os 19-10 favoráveis aos donos da casa, no resultado final.
Convém no entanto alertar para que a prova se disputa em 18 jornadas e que a regularidade é a principal arma das equipas que não querem estar à beira da descida.
Vamos portanto aguardar, mas a primeira impressão é claramente positiva.
Quanto ao Sporting, sexto classificado na última época, conseguiu uma vitória num campo que vai trazer dissabores a muito boa gente, mas sofreu três ensaios e sofreu até mesmo ao apito final, o que pode demonstrar ainda alguma dificuldade na movimentação da equipa.
O andar da carruagem vai dizer-nos se o Sporting conquistou quatro pontos na Moita do Ribatejo, ou se perdeu um ponto de bónus...

SANTARÉM 19-31 LOULÉ
Foto: Thani Assiz
Num jogo realizado no Algarve, acreditamos que pelo facto do seu campo novo ainda não estar em condições de jogo, o Loulé conseguiu uma natural vitória para quem terminou a época anterior com mais 10 pontos que o adversário.
Será interessante ver se os algarvios conseguem reduzir a distância que os separou do sexto lugar (10 pontos também) e se conseguirão mesmo entrar no grupo dos seis da frente.
Quanto ao Santarém, que para já continua de casa às costas, o resultado que foi melhor que o obtido em 2013-14, pode ajudar e manter o grupo unido enquanto a relva cresce no campo novo.
Depois disso acabam-se as desculpas e os escalabitanos têm que mostrar que merecem o lugar que ocupam, e que conseguirão ter um final de época mais descansado que o anterior, quando foi preciso uma vitória contra o último a três jornadas do fim para garantir a manutenção.
Quanto ao jogo propriamente dito, e apesar da temperatura elevada que se fez sentir, o Loulé entrou bem e marcou antes dos cinco minutos, o que repetiu ainda na primeira parte, e com a resposta do Santarém chegou-se ao intervalo com o resultado em 17-11.
Na segunda parte manteve-se a situação, o Loulé marcou mais dois ensaios contra um apenas do Santarém.
Um jogo agradável de seguir, em que as equipas mostraram que ainda têm uma apreciável margem de progressão até atingirem o seu rendimento pleno.

ÉVORA 15-14* BENFICA
Duas equipas que terminaram a prova em 2013-2014 separadas por quatro pontos apenas, e em que os chaparros foram sempre superiores, embora desta vez os encarnados tenham dado muito mais trabalho, de que a igualdade em termos de ensaios é demonstrativa.
O ponto da vitória, resultado de um pontapé de ressalto contra uma transformação, significa que as equipas estão mais iguais este ano, mas ficamos sem saber se foi o Benfica que melhorou ou se foi o Évora que perdeu vigor...

Em resumo, e se não contarmos com o resultado da visita da Lousã a Setúbal, reparem que apenas o Caldas conseguiu o bónus ofensivo (são os galões do campeão!), e que nos outros três jogos, dois deram direito a bónus defensivo.
Se a chegada do Vila da Moita confirmar que se trata de uma melhoria em relação ao passado, e com a previsível redução da capacidade do Caldas, então isso significa que a Primeirona será ainda mais equilibrada este ano.
E digam lá se isto não é competição!


11 comentários:

Anónimo disse...

Apesar da derrota muito agradado com o resultado do Santarém, que este ano conta com os regressos de jogadores importantes, como é o caso de Martim Falcão Neves (ex Agronomia)!!

Anónimo disse...


O resultado, bem como os que fez na pré-época, só demonstra que o lugar do Sporting é nas divisões inferiores, nomeadamente na 1ª Divisão.

Vaticinamos uma vitória da Lousã, que nos parece apenas poder ser importunada pelo Évora, Benfica e Caldas.

Esperemos que haja muitos jogos competitivos e equilibrados.

Anónimo disse...

O Lousã parece em teoria a equipe mais forte mas já o ano passado entrou bem no campeonato mas foi em decrescendo até ao final e que acompanhava a Primeirona sabia que o Lousã estava longe de ser a melhor equipa e a forma como foram vulgarizados e manietados na final é prova disso.

Este ano sabemos que Benfica e Évora (com um treinador excelente, quanto a mim de longe o melhor treinador desta divisão) vão estar muito mais fortes e não creio que o Lousã este ano tenha a vida facilitada, apesar deste ano (tal como no ano passado) ser a equipa com mais investimento (aquela história de ser uma equipa da terra é mesmo só marketing, veja-se o numero de jogadores profissionais e os que vieram de Lisboa e da Académica).

O Sporting surpreendeu pela negativa, depois de passarem uma pré-época a competir com equipas da DH esperava-se mais. Atenção a alguns jogadores do Sporting com muito pouca cultura de Rugby e muita cultura de claques e que poderão ser um problema.

O Loulá parece-me bastante bem, o ano passado já se advinhava uma boa equipa, que é bem capaz de este ano começar a mostrar o seu valor.

O São Miguel - Caldas deixa ver ainda muito pouco, se é verdade que o Caldas marcou cinco ensaios, também não é menos verdade que o São Miguel marcou como raramente marcou o ano passado e sofreu menos ensaios do que sofria normalmente o ano passado. Anule-se o arriere do Caldas e estes ficam das piores equipas da Primeirona. Parabéns ao Murinello mais um treinador que traz algo á Primeirona.

As grandes duvidas este ano serão o Moita, Setubal, Santarem, Caldas e São Miguel, daqui sairão os candidatos á descida

Anónimo disse...

foi um bom jogo no algarve, com uma vitória muito dificil para nós. parabéns também ao santarém e votos para um campeonato tranquilo.

jp

Anónimo disse...

Ao comentário interessante das 21.10 só para dizer que o Lousã na ultima época não foi decrescendo como é afirmado e para isso temos as estatísticas. Na 6ª jornada bateu o Sporting em Lisboa por 27-10 e na 13ª na Lousã por 54-0. Na 7ª jornada empatou em casa com o Benfica 15-15 e na 14ª venceu na Sobreda por 28-15. Na meia-final voltou a bater o Benfica em casa por 22-12. Neste jogo lesionaram-se gravemente 2 atletas titularissimos e foi expulso depois da hora mais um outro. Na final perdeu e bem o único dos 3 jogos que fez com o Caldas por 25-12, o que não me parece desprestigiante nem sintoma de decréscimo. Também nunca vi referido que os beirões se gabem de só ter jogadores da terra, o que aliás seria de todo impossível ter o nível que têm para uma vila com 10.000 habitantes.

Anónimo disse...

Assisti ao jogo no Algarve Loulé-Santarém e sou adepto do RCLoulé, e realmente a vitória não foi fácil, tendo no entanto o Loulé desperdiçado varias oportunidades de ensaio, podendo ter dilatado mais o resultado. Por essas falhas o Santarém esteve quase sempre dentro do resultado e a meio da segunda parte esteve muito perto, verificando-se uma grande tremedeira da equipe de Loulé. A equipe de Loulé quanto a mim, com a equipe mais jovem do que o ano anterior, tem um grande potencial para fazer um campeonato tranquilo nesta divisão. Dar os parabéns ao Santarém, por todas as dificuldades que tem tido, com muito poucos apoios, é de louvar o trabalho que tem feito.

Anónimo disse...

''As grandes duvidas este ano serão o Moita, Setúbal, Santarém, Caldas e São Miguel, daqui sairão os candidatos á descida'' boa tarde meus caros senhores em resposta ao anúncio publicado la em cima, quero salientar que um jogo não decide nada, este campeonato vai dar que falar, ja assisti vários jogos desta divisão e de outras e vejo que tem muitas equipas equilibradas e boas, quem vai dar que falar é o Caldas e o Moita, equipas com bom guerreiros que lutam até ao fim...Agradecendo antecipadamente a atenção de todos apresento os meus melhores cumprimentos, Olheiro de todas as divisões

Anónimo disse...

Sem querer desfazer no "Olheiro de Todas as Divisões" que com uma jornada jogada em todos os campeonatos, com os jogos jogados quase todos á mesma hora e mesmo assim já conseguiu ver vários jogos da DH e da Primeira Divisão, gostaria de lembrar que o que uma equipe de Rugby precisa é de bons jogadores de Rugby, o que precisa é de atletas que tenham resiliência e que não desistam, o que precisa é de atletas que quando as forças faltam se superem, agora o Rugby não precisa de guerreiros.

José Silva disse...

Penso que este ano será sem duvida mais interessante que o ano passado, por várias razões:

1- Benfica deverá subir o rendimento, disputando o TOP3 com Evora e Lousã
2- Moita a parecer trazer uma boa consistência de jogo (pelo resultado do 1º jogo) - lembremo-nos que o S. Miguel também deu luta ao Sporting e outras equipas no inicio e depois foi cair a pique
3- S. Miguel e Santarém parecem estar mais maduros (entrada do Murilleno poderá ser interessante) e estar mais perto dos do meio da tabela (Setubal/Loulé)
4- Caldas a perder o "sumo groundlink" mas parece ter ganho com a sua passagem e deverá manter-se tranquilamente na divisão no meio da tabela

Ou seja, deverá haver uma maior aproximação dos clubes, claro por subida de nivel. Mas veremos o que acontece no decorrer da época com o desgaste e (infelizmente) com as lesoes (planteis curtos irão sofrer)

No proximo fim de semana teremos mais inputs para analisar :)

Anónimo disse...

Manuel, teve acesso aos boletins de jogo ? tanto para a primeirona como para a honra?

Anónimo disse...

A Lousã fez um grade jogo mereceu vencer ...:)