24 de outubro de 2014

LOUSÃ E SPORTING - ATÉ QUANDO SÓ COM VITÓRIAS?

Com três vitórias em três jogos, Lousã e Sporting seguem na frente da Primeirona, com vantagem para os serranos com base num ponto de bónus.

Esta semana os leões recebem os buldogues, enquanto os serranos são visitados pelos pelicanos, e mesmo sendo improvável, ficamos aguardando alguma surpresa que abale a monotonia...

Benfica e Évora, ambos com nove pontos, devem também conseguir a vitória.
Vamos dar uma vista de olhos nos jogos do final de semana, respeitando, como habitualmente a ordem da classificação geral:

RC LOUSÃ - CALDAS RC, Estádio José Redondo, Sábado, 15 horas
Árbitro: Carlos Miraldo
Os dois grandes adversários do ano passado, têm este ano percursos diferentes, com os serranos a apostarem definitivamente na conquista do título, e os pelicanos a braços com a recuperação de uma equipa que ficou sem algumas das suas peças mais importantes e que justificaram só por si a conquista do título.
Em 2013-14 as equipas defrontaram-se por quatro vezes - três no Campeonato e uma na Taça - os serranos venceram em duas ocasiões, empataram uma vez e os pelicanos venceram o jogo mais importante, a final do Campeonato.
Vantagem clara para a Lousã, ficando por saber se o Caldas consegue o bónus defensivo.

SPORTING RUGBY - CR SÃO MIGUEL, Universitário de Lisboa, Sábado, 11 horas
Árbitro: Andrés Tuya
O Sporting tem sido a revelação do ano, com o pleno de vitórias nas três primeiras jornadas, e tentando uma sequência inédita de quatro vitórias desde que regressou à prática da modalidade, em 2012-2013 - nas duas épocas anteriores o Sporting conseguiu duas sequências de três vitórias na época em que esteve na Segundona, e mais uma no ano passado.
O São Miguel continua à procura do seu caminho na Primeirona, depois de uma época em que apenas conseguiu a sua primeira vitória à 14ª jornada (v. Agrária 15-10), quando registava apenas dois pontos na tabela fruto de bónus defensivos.
Este ano parece estar a correr melhor, e os buldogues conseguiram a primeira vitória na 3ª jornada, e, aproveitando o balanço, vão querer medir a sua força com um adversário com quem nos dois anos passados jogaram em cinco ocasiões, perdendo quatro, dos quais o último com um resultado pesado demais (10-60).
Vantagem para os leões e dúvida quanto à capacidade do São Miguel em conseguir o ponto de bónus.

BENFICA RUGBY - CR SANTARÉM, Sobreda da Caparica, Domingo, 14 horas
Árbitro: Pedro Vieira
Depois de uma derrota pela margem mínima em Évora e duas vitórias, das quais a mais significativa aconteceu nas Caldas da Rainha, o Benfica parece caminhar para uma época de sucesso e de consolidação do trabalho encetado há dois anos, ainda na Divisão de Honra, desde que José Mendes tomou conta da equipa.
Os cavaleiros são a única equipa sem vencer, nem pontuar, na prova, e espera-se que possam ultrapassar a situação que atravessam, com o incentivo que o novo campo representa, mas a derrota frente aos novos primodivisionários da Vila da Moita além de inesperada pode dificultar aquela recuperação.
Vantagem clara para o Benfica que dificilmente deixará de somar o bónus ofensivo.

RC LOULÉ - CR ÉVORA, Inferno dos Canaviais (troca de campo), Sábado, 15,30 horas
Árbitro: Luis Miranda
O Loulé sofreu uma derrota na semana passada que não devia estar nos seus planos, e com isso ocupa uma posição (sétimo) na tabela, que o afasta - como aconteceu no ano passado - da inclusão no playoff final.
Os chaparros seguem na quarta posição depois de vitórias tangenciais frente ao Benfica e ao Caldas e uma derrota com bónus defensivo frente ao líder.
Com a troca de campo a tarefa do Évora parece facilitada e é natural que consiga o respectivo bónus de ataque.

RUGBY VILA DA MOITA - VITÓRIA DE SETÚBAL, Moita do Ribatejo, Sábado, 15,30 horas
Árbitro: Albertino Minhoto
O duelo entre as equipas da Península de Setúbal promete tornar-se num jogo bem interessante de seguir, com os  ribatejanos a chegarem ao encontro com a moral em alta, depois da vitória frente ao Santarém em casa, por virtude de uma troca de campo.
O Vila da Moita segue isolado na sexta posição com dois pontos de bónus a somar aos quatro da referida vitória, o que confirma as dificuldades que as equipas visitantes encontram no Campo do Gaio.
O Vitória de Setúbal conseguiu os seus quatro pontos na deslocação ao Algarve - outra troca de campo - mas não conseguiu ainda nenhum ponto de bónus e é, a par do São Miguel, uma das equipas que já sofreu mais de 100 pontos.
Favoritismo do Rugby Vila da Moita, ficando a dúvida sobre quem vai levar o ponto de bónus, mas a tendência é para que ele fique em casa...


7 comentários:

Anónimo disse...

Lousã-Caldas (50-10)
vitória da lousã com ponto bónus

sporting-CR São Miguel (3-41)
vitória dos buldogues com ponto bónus

SL Benfica-Santarém (80-6)
vitória do glorioso com ponto bónus

Loulé-Évora (6-34)
vitória dos alentejanos com ponto bónus

moita-setúbal (10-16)
vitória dos sadinos. ponto bónus defensivo para a moita

A Lula

Anónimo disse...

Desde que a Lousã e o Caldas iniciaram os jogos entre si na época de 2001-2002 já se disputaram 18 encontros. A Lousã venceu 15, empatou um e perdeu 2. Em termos de "goal-average" a Lousã marcou 766 pontos e sofreu 187. É notória a evolução do Caldas nas ultimas épocas, tendo alcançado na ultima época a vitória mais "saborosa" sobre os lousanenses e conquistado o titulo de Campeão da 1ª Divisão.
José Redondo

José Silva disse...

Lula no seu melhor!

A mim parece-me que esta divisão vai ser a melhor e tirando o Lousã (a passear) e o Santarém (a pena), os resultados serão sempre uma incógnita. Mais para o final da época (2ª volta) veremos a força dos planteis e experiência.
S.Miguel parece mais sólido. Loulé mais fraco. Moita veremos se aguenta o ritmo. Santarém parece pior (pensava-se o contrário). Setubal parece mais frágil (vejamos ultimo resultado). Sporting, Evora e Benfica parecem as equipas com mais consistência em relação ao ano passado.

Anónimo disse...

Em relação ao que José Silva disse não concordo porque me parece que em relação ao suspense sobre o resultado (e é a isto que ele se deve estar a referir e não em relação á qualidade do jogo) ela é tão grande como na DH. Quer na DH quer na Primeirona existem um grupo de quatro equipas melhores do que as restantes e depois outro grupo de quatro a lutar pelo Top 6 e depois duas a lutar para não descer.

Sobre o que o senhor José Redondo disse, amável como sempre e sempre sendo um senhor, foi que a história e os números dizem que o Lousã é muito superior ao Caldas e que qualquer semelhança ou comparação entre as duas equipas é pura fantasia.

É fantasia comparar as estruturas do clube, é fantasia comparar o grau de envolvimento da comunidade, é fantasia comparar o nível técnico da equipe, é fantasia comparar a atitude das equipas, é fantasia comparar o saber da estrutura técnica de ambos os clubes, é fantasia comparar o suporte e sustentabilidade de ambos os clubes.

O Senhor José Redondo tem um projecto para o seu Lousã, percebeu que um clube é muito mais do que uma equipa e escalões de formação. Percebeu a importancia da estrutura técnica (e por isso não brincou e foi buscar um galês), percebeu que tem que envolver a comunidade e as autoridades, percebeu que o projecto tem que ter suporte económico, percebeu que o clube não basta ter uns jogadores bons mas tem que ter muitos jogadores bons (por isso as investidas no estrangeiro, em Coimbra e em Lisboa).
O Lousã tem neste momento tudo o que necessita para quando assim o decidir subir á DH e lá ficar de forma sustentada durante anos.

É bom ter gente desta a gostar de Rugby.

Anónimo disse...

Lousã vence com ponto de bónus.
Sporting vence.
Benfica vence com ponto de bónus.
Évora vence com ponto de bónus.
Setúbal vence, Moita com ponto de bónus.

Povo Paul

Anónimo disse...

Como aqui alguém disse nos comentários, o Santarém está pior quando se pensava o contrário. Um lote de jogadores que entraram (ou regressaram), como é caso do Martim Neves, João Neves, Nuno Quintans (ganda maluco!), conjugado com bons valores que já por lá jogavam, como Bernardo Mesquitella, Francisco Montoya, Tomás Silva, António Bello, Miguel Lalanda, António Branquinho... É curto? Teoricamente não, na prática está a ser. Quais serão as causas? Treinador? Não creio, este ano o RC Santarém voltou a colaborar com o Luís Monteiro, que pode não ser nenhum mago do rugby nacional mas é uma pessoa competente. Falta de campo? Até quando será essa a desculpa para se escudarem de todas as derrotas...? Sentido colectivo? SIM! É precisamente o calcanhar de aquiles desta equipa, provavelmente causado por ter tanta malta nova. Espero que encontrem as soluções dentro do grupo, que trabalhem mais o sentido colectivo. Porque isso é essencial no rugby. E seria importante ter um RC Santarém com mais qualidade no rugby nacional. Espero que acordem a tempo.

Abraço

Anónimo disse...

O São Miguel tem muitos dedos para influenciar o que se diz, mas a propaganda que faz está longe da sua realidade. Era óbvia a vitória do Sporting.