12 de outubro de 2014

LOUSÃ É EXCEPÇÃO EM EQUILÍBRIO DA PRIMEIRONA

Com mais um resultado avantajado, desta vez frente ao São Miguel por 90-0, a Lousã isola-se no primeiro lugar graças aos dois bónus de ataque conseguidos, mas o Sporting e o Évora estão bem coladinhos ao líder, apenas com dois pontos a menos.

Nos restantes quatro encontros houve dois bónus defensivos - para o Caldas frente ao Évora (11-12) e para o Loulé frente ao Vitória de Setúbal (9-13) - e mesmo nas outras partidas o desnível não foi muito acentuado, com o Benfica a conseguir a maior margem com os 21-10 com que bateu o Vila da Moita, e o Sporting a bater o Santarém por 18-10.


BENFICA 21-10 VILA DA MOITA (3-1)
Derrota natural da equipa da Moita do Ribatejo contra um provável participante no play off final, que vinha de Évora com uma derrota por um ponto apenas, e necessitando de dar uma motivação ao conjunto.
Recorde-se que na época passada o Benfica apenas perdeu na Sobreda para os três primeiros da fase
Foto: RVM/Lightmod Photography
de apuramento, Lousã, Caldas e Évora.
Quanto aos ribatejanos convém que se concentrem especialmente nas equipas com quem se podem bater de igual para igual - sem qualquer desprimor, apenas reconhecendo que na subida de Divisão a adaptação das equipas é sempre difícil - para garantirem a permanência na Primeirona.
Na próxima jornada o Rugby Vila da Moita recebe o Santarém - numa troca de campo - e essa ocasião é uma das mais importantes que os ribatejanos terão que enfrentar com espírito ganhador se realmente querem estabelecer-se na Divisão.
O Benfica viaja até às Caldas, num jogo muito importante para as duas equipas, e que - apesar de estarmos ainda no início da prova - vai começar a definir onde está cada uma delas no sobe e desce da tabela classificativa.

LOUSÃ *90-0 SÃO MIGUEL (14-0)
Pesada derrota dos buldogues, com uma expressão que não se esperava, apesar de nunca ter estado em dúvida a vantagem dos serranos.
Em 2013-14 o resultado embora favorável aos visitantes foi bem diferente (6-46), mas depois da vitória da Lousã no Vale da Rosa por 56-0, confirma a nossa opinião de que a equipa se preparou com mais exigência este ano, e está, para já, uns passos à frente da concorrência.
O São Miguel despachou assim os jogos com os dois primeiros da classificação do ano anterior, e pode agora começar a pensar em novas abordagens nas partidas que se seguem.
E pode começar a fazer isso já na próxima semana, quando se deslocar ao Algarve, onde no ano passado venceu por 12-6.
A Lousã vai a Évora num dos jogos mais difíceis desta fase, e embora favorita será bom que tome as devidas precauções para que o conjunto não tenha que ir carpir mágoas para o Burgo...

CALDAS *11-12 ÉVORA (1-2)
Jogo muito disputado em que a diferença pontual mostra bem que estava certo quem escreveu o projecto dos pelicanos para esta época, aliás como já tinha acontecido na vitória frente ao São Miguel.
Os chaparros que tinham perdido com o super Caldas do ano passado por 35-11, repetiram assim a vitória de 2012-13 (45-12), embora por números bem mais modestos, que podem significar que o Caldas pós GroundLink está mais forte que o Caldas antes da parceria com a empresa de Lisboa.
O Évora tem um desafio muito importante no próximo final de semana, no Inferno dos Canaviais, frente à Lousã, e esse será o momento de nos dizer como vai de saúde e disposição.
Quanto ao Caldas vai receber o Benfica, uma equipa que teoricamente está uns degraus acima, mas que, até por isso mesmo, pode incentivar os caldenses para voos mais altos.

SPORTING 18-10 SANTARÉM (2-1)
Segunda vitória dos leões que, embora sendo obrigatórias, dão uma boa indicação da equipa e da forma como ela está a encarar a competição.
O Santarém falhou o ponto de bónus que esteve ao seu alcance, mas passou a ideia de ter melhorado
Foto: Filipe Monte Fotografia
em relação à semana passada, na viagem a Loulé.
Repare-se que no ano passado, curiosamente também na segunda jornada e em Lisboa por troca de campo, o resultado tenha sido favorável ao Sporting por 25-13.
No sábado o Sporting vai a Setúbal para um jogo que deve ser bem equilibrado - em 2013-14 os leões venceram por 24-22 - mas que pode voltar a vencer.
Pelo seu lado o Santarém que continua de casa às costas vai à Moita do Ribatejo, e se não toma cautela pode vir de lá com um grande melão...

LOULÉ *9-13 VITÓRIA DE SETÚBAL (0-2)
Alguma surpresa no resultado da viagem dos sadinos ao Algarve, especialmente tendo em conta que na última época a vitória foi dos donos da casa (23-10) com a marcação de três ensaios contra um.
Mas desta vez o Vitória esteve melhor e os dois ensaios marcados contra nenhum sofrido são uma boa indicação para a equipa.
Graças ao bónus defensivo o Loulé segue um degrau à frente na tabela classificativa, mas qualquer das equipas conta com uma vitória e uma derrota.
No próximo fim de semana os algarvios recebem o São Miguel (mais uma troca de campo) no terceiro jogo seguido em casa, enquanto o Vitória recebe o Sporting no Vale da Rosa.


4 comentários:

PaddyG disse...

Vila de Moita é o mesmo que Bairrada (tb conhecido por Moita Vila do Rugby)? Se for, é das Beiras e não Ribatejo...
Obrigafo

Manuel Cabral disse...

PaddyG, está enganado.
Vila da Moita é no Ribatejo.
Na Bairrada existe realmente uma Moita, mas é a Aldeia da Moita (Anadia), e é conhecida como a Aldeia do Rugby.

Anónimo disse...

Apesar de já se ter chamado Moita do Ribatejo, depois da última reforma administrativa que reordenou as fronteiras das províncias, a Moita passou a fazer parte da Estremadura, distrito de Setúbal.

Anónimo disse...

Gostava mais de Moita do Ribatejo do que Vila da Moita. Qualquer dia os políticos desta terra, para ganharem mais cacau, passam isto a cidade e depois lá temos de dizer. Cidade da Moita....