24 de outubro de 2014

JORNADA DA DH REPLICA MEIAS-FINAIS DA ÉPOCA PASSADA *

* António Henriques
Este sábado cumpre-se na totalidade a 4.ª jornada da DH, sendo de novo uma ronda com confrontos entre equipas do mesmo grupo, pelo que caberá a Agronomia e Académica terem direito a uma folga.

Curiosamente, as duas partidas agendadas entre equipas do grupo A correspondem à repetição das meias-finais da época transata, enquanto que será igualmente replicado o jogo decisivo que definiu o 9.º e o 10.º lugares finais do último campeonato (que acabaria por não ser assim tão importante, já que após as conhecidas vicissitudes e cambalhotas, o vitorioso CRAV e o derrotado RC Montemor ficaram ambos na DH…).

CDUL, Cascais e Direito são as únicas equipas só com triunfos na prova e face ao que se tem assistido, só um milagre impedirá que este registo imaculado dos três se mantenha no final do dia de sábado.

Mas eis o programa completo desta 4.ª ronda.

CDUL-TÉCNICO (EU Lisboa, 14.00)
Apesar da rotatividade que tem sido introduzida na constituição do quinze titular e promovida por Damien ‘Lopetegui’ Steele, o CDUL tem chegado (e sobrado) para as encomendas face à frágil oposição que tem encontrado pela frente neste arranque de época.
Desta vez irá defrontar um Técnico ainda sem treinador (!) – Kane Hancy, o treinador-jogador é esperado apenas para a semana, após ter concluído a sua presença na ITM Cup ao serviço do Counties Manukau, a equipa dirigida por Tana Umaga e onde alinhou ao lado de Sonny Bill Williams (viv’ó luxo!) – e cujas atuações têm deixado algo a desejar, em especial se as comparamos com o exibido há um ano atrás.
Há uma semana ambos venceram mas o desempenho não terá agradado aos seus responsáveis, pelo que se esperam algumas novidades. E, se não for pedir muito, um bocadinho mais de atitude, vale?

BELENENSES-DIREITO (Monsanto, 14.00)
Fresquinhos após duas semanas sem competição, os advogados – que terão estado atentos ao encorajador desempenho azul diante do campeão CDUL… – recebem a equipa do Restelo em nova inversão de campo (a quarta em quatro jornadas!).
A pouco e pouco, e com o regresso de algumas peças influentes, João Uva lá vai conseguindo que os azuis registem algumas melhorias no seu jogo. Mas ainda nos parece demasiado cedo para o Belém surpreender e derrotar um dos ancestrais e sempre mais diretos rivais. Até por que, do outro lado e face ao bom trabalho desenvolvido nos escalões de formação em Monsanto nos últimos (largos) anos, estará um quinze que, apesar de ausências importantes, se consegue reinventar a cada partida.

RC MONTEMOR-CRAV (Montemor, 16.00)
Montemor vai receber mais uma versão do aliciante duelo entre dois velhos conhecidos, habituados a disputarem entre si árduas, equilibradas e emocionantes batalhas, quer na 1.ª Divisão quer na DH – ainda há coisa de cinco meses se bateram para a manutenção no principal escalão do nosso rugby.
Certamente que o embate de amanhã não irá ser diferente, mas tendo em vista os ensaios que os alentejanos marcaram no seu único jogo em casa (três, diante do Técnico) e o facto do CRAV ainda não ter conseguido fazer mais que um por partida, leva-nos a prever que dadas as atuais circunstâncias das duas equipas e a valia dos respetivos plantéis, a vantagem de jogar em casa pode ser determinante.

CDUP-CASCAIS (Leça da Palmeira, 18.00)
Uma semana depois de Arcos de Valdevez, eis nova deslocação longínqua do Cascais, que, de uma assentada e num trecho ainda tão madrugador da temporada, despacha em sete dias as suas viagens de longo curso.
Depois do 14-14 registado na época passada, os homens da Linha vão querer desta feita continuar o percurso cem por cento vitorioso perante uma formação que tem desiludido e é uma das três que ainda não venceu. E liderados pelo 3.ª linha e capitão Francisco Sousa (está em grande forma e é o 2.º melhor marcador de ensaios da DH, com 4) certamente que com maior ou menor dificuldade, vão fazer a viagem de regresso até Cascais com um sorriso nos lábios.

5 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente, tudo o que fôr abaixo dos 40 pontos de diferença na derrota mais que certa do Belenenses, pode ser um bom resultado face ao nivel de jogo apresentado pelo Belenenses sem qualquer modelo assimilado cada jogador faz o que quer e o que pode, face a melhor equipa do campeonato , quanto ao cdul tem obrigação de derrotar este técnico sem qualquer dificuldade, no Porto embora acredite que Cdup vá dar alguma luta o Cascais vai acaber por ganhar, em Montemor o jogo mais equilibrado com desfecho impresivel.
Agora não restem duvidas o nosso Rugby vai de mal a pior.

Anónimo disse...

Que tristeza o nivel do jogo Direito/Belenenses um Belenenses ridiculo sem eira nem beira e que não se branqueie apenas com falta de jogadores pois muitos deles para não dizer todos já jogaram quase sempre o ano passado, depois um Direito tambem uns furos abaixo do que fez época passada, e o ponto mais ridiculo a entrada do treinador do Belenenses para jogar e levar um amarelo passado 5 minutos que raio de exemplo é este para os seus jogadores e depois queixam-se que o Belenenses faz dezenas de faltas pudera.
Resultado que caso o Direito apertasse poderia facilmente passar os 50 pontos.

Anónimo disse...

Bom dia Sr Mão de Mestre

Que triste o nosso Rugby, para onde vamos ?
Acho que está na altura de todos juntos falarmos sobre o Rugby, e medidas a tomar, o sr Presidente da FPR, devia organizar um fim de semana , como fazem os partidos.
Todos juntos , pensar um pouco.

Abraço

JP




Anónimo disse...

Hoje li no SOL um Editorial do José Antonio Saraiva em que se escreve que as redes sociais deram para analizar que em Portugal 90% dos comentários são de negativos e que entre estes se destacam dois tipos: Aqueles que destilam Inveja e Maldecencia e aqueles em que se acusam os políticos de tudo e mais alguma coisa.

Penso que o comentário das 11.23H é um perfeito exemplo, leia-se o que foi escrito:

"Que triste o nosso Rugby, para onde vamos ?
Acho que está na altura de todos juntos falarmos sobre o Rugby, e medidas a tomar, o sr Presidente da FPR, devia organizar um fim de semana , como fazem os partidos.
Todos juntos , pensar um pouco."

Que informação é que este comentário tem? que facto é que dá origem a este comentário? sobre isto nada sabemos, sobre isto nada informa.

A minha conclusão: puro veneno pura maledecencia ou então alguém que na noite passada não conseguiu aquilo que lhe estava a apetecer.

Tenham o MdM como exemplo, podemos não concordar e eu não concordo muitas vezes mas fundamenta as opiniões.

Anónimo disse...

Não sei se são 90% de comentários negativos ou não! Mas o nosso RUGBY vai mal. Vê-se pela queda de qualidade das nossas seleções e pela cada vez menor competitividade da nossa competição maior a nível de clubes. Que a direção da FPR tem prestado um péssimo serviço ao RUGBY, está à vista. Que a responsabilidade é de todos, não há dúvida, se não tiravam-nos de lá, ou pelo menos tentavam. Não tenho qualquer tipo de inveja pois seria incapaz de ser presidente da FPR, mas que estão a deitar abaixo o RUGBY em Portugal, não há dúvida nenhuma, basta ver os jogos!