23 de outubro de 2014

BARDY FORA DO XV PARA A NAMÍBIA E OUTRAS BOLAS CURTAS

Julien Bardy foi castigado com cinco semanas de suspensão, e só estará de regresso aos relvados no fim de semana de 6 de Dezembro frente ao Munster para a Champions Cup, estando assim fora da equipa nacional que defronta a Namíbia no dia 22 de Novembro.
Apesar de reconhecer que a joelhada que Bardy aplicou a Billy Vunipola foi uma retaliação pelo estrangulamento que aquele jogador aplicava ao seu colega de equipa Benjamin Kayser, que se encontrava no chão, a Comissão não teve dúvidas e limitou-se a reduzir a pena, inicialmente apontada de oito semanas, para cinco semanas.


O Rugby Clube de Santarém está prestes a ver concretizar-se o sonho de muitos anos, com a inauguração do seu campo próprio e relvado a acontecer muito em breve.
Fundado em 1995, o RCS resulta de muitos anos de prática do rugby na cidade - desde os anos 60 - e o campo que começou a ser construído há mais de um ano, tem já um respeitável tapete verde que a iluminação própria faz ressaltar.
Para concluir as obras nos prazos previstos a direcção do clube solicitou há dias a colaboração de mais voluntários, e o Mão de Mestre promete acompanhar esta fase final do lançamento do campo do Rugby Clube de Santarém!

Numa altura em que se começa já a falar no alargamento das Séries Mundiais de nove etapas para 12, após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a França surge como uma das mais fortes candidatas a um lugar entre os escolhidos.
A dúvida que se pões é se este Torneio de França será incluído por troca com o actual Glasgow Sevens, ou se, pelo contrário, a Europa passará a ter mais uma etapa à sua conta, passando para três - Escócia (Glasgow), Inglaterra (Londres) e França (?).
Pena é que não seja viável a candidatura de Portugal para a realização de uma etapa, depois do sucesso que durante anos o Lisboa Sevens representou - incluindo a realização em 1996 de uma etapa qualificativa para o Mundial de 1997. Mais recentemente, em 2012, Portugal organizou no Algarve uma etapa de qualificação para o Mundial de 2013.

Numa cerimónia anunciada em cima da hora, e praticamente sem divulgação, a Federação Portuguesa de Rugby atribuiu os prémios anuais do rugby nacional àqueles que mais se distinguiram na última época, tendo Gonçalo Foro recebido o prémio mais cobiçado de Jogador do Ano.
Os restantes prémios foram entregues a Christina Ramos (Jogadora do Ano), Damian Steele (Treinador do Ano), Filipa Jales (Árbitro do Ano), Bernardo Seara Cardoso (Revelação do Ano).
Além destes prémios a atletas em actividade, foram ainda atribuídos um Prémio Especial à Citroen e à Europcar, um Prémio Amizade a Diogo Guia, e  - propositadamente deixámos para o fim - foi atribuído ao antigo internacional e grande impulsionador do rugby no Algarve nos últimos anos, Faustino Pires, o Prémio Carreira.
A todos o Mão de Mestre deixa um abraço de parabéns - à Christina e à Filipa será antes um beijinho...

Realiza-se a partir do próximo sábado no Jamor o Campeonato da Europa Sub-19 com a participação de oito equipas - Bélgica, Espanha, Geórgia, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia e Rússia - que ainda apura o vencedor para se juntar a Portugal (país organizador) no Junior World Rugby Trophy 2015.
Em simultâneo realiza-se o Torneio de Apuramento para o Europeu de Sub-18, a realizar no princípio de 2015 em Toulouse, com a participação das equipas de Portugal, Roménia e Rússia.

1 comentário:

Claudio disse...

Pedro Bettencourt titular este fim de semana !

http://www.asmespoirs-rugby.fr