16 de outubro de 2014

ÁGUIAS VISITAM PELICANOS EM CONFRONTO EQUILIBRADO

Na terceira jornada do Nacional da 1ª Divisão, deve manter-se a nota de equilíbrio que foi evidente nas duas primeiras etapas da prova, e mesmo a Lousã, que se tem evidenciado, enfrenta um importante teste na sua deslocação a Évora, em mais um final de semana em que todos os jogos se disputam no sábado.

Mas a verdade é que em nenhum dos jogos existe um vencedor antecipado, numa prova que é claramente uma forma de preparação das equipas para outros desafios - mas apenas para as que ambicionem evoluir em termos de competição.

Pena foi que a FPR tenha acabado com as equipas B's e tenha inventado a história de um sub-escalão restritivo, pois estamos convencidos que a maior parte dos clubes desta divisão seriam capazes de ter duas equipas em competição.


Vamos à ronda dos jogos deste fim de semana

VITÓRIA DE SETÚBAL - SPORTING (Vale da Rosa, 11 h)
Duas equipas que terminaram o campeonato da época passada separadas por apenas dois pontos, com oito vitórias cada uma, e que dividiram os resultados entre si, com vitórias da equipa da casa, prometem um jogo equilibrado apesar da diferente sorte que tiveram nas duas primeiras jornadas, com vantagem para os leões, que venceram as duas partidas que realizaram.
Uma excelente ocasião para sabermos como andam as duas equipas e o que se pode esperar delas em termos deste campeonato

CALDAS - BENFICA (Caldas da Rainha, 15 h)
Estas equipas disputaram provas diferentes no ano passado, como comprovam os 18 pontos que
separavam os encarnados do super Caldas no final da fase de apuramento, e que teve o ponto mais alto da diferença, com a conquista do título pelos pelicanos.
Acontece que o Caldas, embora continuando uma boa equipa, perdeu o super, e o Benfica parece ter encontrado o caminho do regresso aos bons velhos tempos, pelo que as duas equipas devem estar a atravessar uma fase em que os seus valores se assemelham, como os resultados das duas primeiras jornadas indicam, quando qualquer delas, por exemplo, perdeu frente ao Évora por um ponto de diferença no marcador.
Mais um encontro sem vencedor antecipado, com a certeza de uma luta séria até ao apito final.

SANTARÉM - VILA DA MOITA (Moita do Ribatejo, 15,30 h)
Duas das equipas que ainda não venceram, embora os ribatejanos tenham pontuado de bónus frente ao Sporting na etapa inaugural, com os escalabitanos a fazerem o seu terceiro jogo fora de casa, o que obviamente não lhes facilita a vida.
O Rugby Vila da Moita está numa fase de adaptação a um ritmo competitivo que nunca encontrou na Segundona, tem transmitido uma boa imagem e no seu campo do Gaio é uma equipa que parece crescer.
No entanto a maior experiência do Santarém tem condições para levar a partida de vencida, embora haja que admitir que o Vila da Moita pode ser a surpresa da jornada e vencer o seu primeiro encontro da Primeirona.

SÃO MIGUEL - LOULÉ (Loulé, 15,30 h)
Com as alterações de campo que tiveram lugar, e com mais esta, o Loulé tem um princípio de época com três jogos sem sair de casa, o que deve ter permitido à equipa treinar com mais tranquilidade, e sem o stress que as viagens - sempre longas - semana sim, semana não, sempre trazem com elas.
A derrota frente ao Vitória de Setúbal na semana passada deve estar esquecida, e os algarvios vão com certeza aproveitar a recepção aos buldogues para recuperarem daquela decepção.
O São Miguel é a terceira equipa que ainda não venceu - e a única com o Santarém que ainda não pontuou - e precisa urgentemente de começar a capitalizar na tabela classificativa, pelo que mesmo apenas um ponto de bónus no Algarve será muito bem vindo.

ÉVORA - LOUSÃ (Évora, 15,30 h)
Duas das três equipas só com vitórias na prova (a outra, como já referido, é o Sporting), embora a Lousã leve vantagem graças aos bónus que arrecadou, fruto de uma pujança atacante onde os seus jogadores se sentem perfeitamente à vontade, e para o que o trabalho de Ethan Mattews, o novo técnico e jogador (galês) da equipa muito tem contribuído..
Os chaparros começaram da melhor maneira, e apesar das margens muito apertadas a verdade é que venceram dois dos candidatos ao playoff final.
Um jogo em que a lógica aponta para a vitória da Lousã, mas em que convém não confiar em demasia, pois os alentejanos - ainda que privados de Francisco Borges - são sempre um adversário de respeito que na época de 2012-2013 venceu as quatro partidas que realizaram frente aos lousanenses...
Mas hoje a realidade é outra e a Lousã parece não ter adversário à sua altura...

9 comentários:

Anónimo disse...

Setubal - sporting

vitória com ponto bonus para o sadinos

caldas - benfica

vitoria com ponto bonus para o glorioso

santarem - vila da moita

empate

sao miguel - loule

vitoria dos buldogues com ponto bonus

evora - lousã

vitoria do licor beirão com ponto bonus

a Lula

Anónimo disse...

vitória da moita com ponto bônus

Anónimo disse...

Vitória FC - Sporting Clube de Portugal [18-38] (2-5 em ensaios)

Anónimo disse...

As previous da lula são sempre anti sporting e a favor do SM... Saiem é sempre furadas.

Anónimo disse...

Pois são mas hoje parece que o SM la ganhou! Lousa sem PB. Quanto ficou o Moita - Santarém?

Manuel Cabral disse...

Quem sabe o resultado do São Miguel-Loulé, com ensaios, por favor.

Anónimo disse...

Santarém 15 - 38 Moita
Vitoria com um toque de muita sorte para o Moita !!!

Anónimo disse...

Ao anonimo das 00:27
Nao percebo esse comentario de vitória com um toque de muita sorte para o moita.
Para esclarecer nao pertenço a moita, nem ao santarem.
Fui ver o jogo porque estava por perto, e uma coisa digo, a moita foi um justo vencedor, foi um jogo bem disputado por ambas as partes, e o resultado ao intervalo prova isso.
O que vi foi um arbitro muito fraquinho, que quis ser a figura de jogo, e foi mesmo. logo aos 2 minutos de jogo da um amarelo a um jogador da moita! Na 2 parte abriu o livro, e começou o festival de cartoes. Os jogadores da moita eram placados e de seguida levavam cartao amarelo porque o arbitro considerava que os jogadores ficavam agarrados a bola. So ai foram 3 amarelos seguidos! Aos anos que jogo rugby e nunca vi uma coisa assim! Mas nao foram so os da moita a levar cartoes, pois os jogadores do santarem tambem receberam. Uma coisa é certa este arbitro deveria de refazer o curso, porque a arbitragem dele deixa muito a desejar!

Anónimo disse...

Loule 10 (2E) S.Miguel 19 (1E)