30 de março de 2012

TÓQUIO - O REGRESSO 11 ANOS DEPOIS

ONZE ANOS DEPOIS DA ÚLTIMA EDIÇÃO DO TÓQUIO SEVENS integrado nas Séries Mundiais, o Japão volta a ter uma etapa daquele que se está a transformar num dos maiores eventos desportivos mundiais.

Portugal, depois da brilhante participação no torneio de Hong Kong e da consequente nomeação como equipa residente do Circuito, vai ter uma difícil tarefa, defrontando a África do Sul, Samoa e Escócia, na fase de apuramento a realizar a partir das 2,00 horas da próxima madrugada.

O primeiro jogo dos Linces será contra Samoa às 3,50 h da manhã, para voltar ao campo às 7,03 h para enfrentar a África do Sul, encerrando o dia contra a Escócia, às 9,19 h.

A tarefa é complicada, já que das 15 vezes que defrontámos os Blitzbokkes perdemos sempre, e das outras tantas que enfrentámos Samoa, perdemos 12... Contra a Escócia o panorama é diferente, mas mesmo assim dos 29 jogos realizados, perdemos 17, sendo que neste número se incluem os quatro últimos encontros - a última vitória portuguesa é já velha de Maio de 2010, em Londres.

Mas a verdade é que a equipa vem de seis jogos de alta intensidade, não se conhecem lesões e existem todas as razões para acreditar que a moral, quer individual, quer coletiva, está "numa boa"...

Vamos acompanhar o desenrolar do torneio aqui e no Facebook pelo que, não vai ter dificuldade em saber o que se vai passando.

Enquanto o pontapé de saída não é dado, fique com o habitual quadro dos jogos da fase de apuramento, e se quiser saber mais alguma coisa sobre o estádio e o país onde se realiza a etapa, basta ver o que escrevemos em devido tempo.

NOTA - Escrevemos num artigo anterior que esta era a primeira vez que o Japão tinha uma etapa do Circuito Mundial, mas isso não corresponde à verdade, pois nas épocas de 1999-2000 e 2000-01, disputaram-se etapas em Tóquio sim.
Pelo erro anterior pedimos desculpa.

Foto: IRB

4 comentários:

António Aguilar disse...

Primeiro de tudo muitos parabéns Manuel pelo site que realmente é neste momento o maior centro de informação do rugby português!
Depois desejar a equipa portuguesa muito boa sorte em Tóquio! Pelo que tenho falado com os jogadores estão realmente contentes com a "residência" no circuito mundial e querem mostrar isso mesmo, agora mais relaxados e sem a pressão de HK. O grupo é a meu ver o mais complicado mas temos condições para fazer um bom primeiro dia... o que é um bom primeiro dia? Contra uma Samoa que na minha opinião não está com o fulgor de outra épocas podemos surpreender se conseguirmos gerir bem o momento do contacto quer no ataque quer na defesa. Segue-se a África do Sul que nunca batemos mas que está neste momento sem o seu principal motor (melhor jogador do circuito mundial Africa) e podemos aproveitar para vencer pela primeira vez! E contra a Escócia temos obrigação de competir de igual para igual e se tudo correr normalmente acredito que somos melhor equipa! Resumindo podemos surpreender umas das grandes potencias, vencer a Escócia e esperar que com a sorte de alguns resultados construiríamos uma presença na CUP que seria a melhor maneira de festejar o regresso ao grupo CORE do WSC'12-13.

Boa sorte e confiança!!!

Manuel Cabral disse...

Caro António Aguilar, agradeço o teu comentário que, como habitualmente, não apenas é sábio como vem assinado - coisa que muitos dos que aqui escrevem deviam aprender a fazer!
E aproveito para te dar publicamente os meus parabéns pela Medalha de Serviços Distintos que te foi atribuída pela FPR!
Grande abraço
Manel

António Aguilar disse...

Boas Manuel

Sou o António Aguilar mas o filho! :)
Acabei de ver uma grande exibição contra a Samoa!!! Um pena! Parece que a surpresa vai ter de ser contra a AF!

Grande Abraço

Manuel Cabral disse...

Falei entretanto com o teu pai e esclareci quem tinha feito o comentário - que é sábio na mesma e assinado!
Grande jogo, espero que o Pedro Leal não tenha nada grave...