21 de março de 2012

SEVENS FEMININOS - ETAPAS REGIONAIS

DEPOIS DA REALIZAÇÃO DAS ETAPAS REGIONAIS DO CIRCUITO DE SEVENS vamos falar sobre o que se passou nos quatro Torneios realizados.

Aproveitando uma deslocação profissional ao Algarve, fui no domingo a Loulé para assistir ao Torneio Feminino de Sevens da segunda etapa da fase regional do Circuito.


E que pena que tive por ver que apenas duas equipas de fora estavam presentes – foi uma grande desilusão!

Está bem que é uma grande viagem, mas temos que olhar para as meninas do R.C. de Loulé que quase sempre que querem jogar, vão de viagem pelo país fora!

O Torneio foi organizado com todo o carinho, e as equipas do Loulé, Caldas e Técnico estão de parabéns por terem participado nas duas etapas.

Agora falta saber como vai a FPR resolver esta situação, numa altura em que a vice presidente Alexandra Maló está ausente por doença – aqui lhe deixamos uma abraço muito grande esperando vê-la rapidamente no Facebook e nos campos de rugby – e nós não sabemos quem a ficou a substituir, mas ficamos a aguardar que seja tomada uma decisão de quem vai à fase nacional do circuito, por parte do grupo Sul/Lisboa.

Entretanto na primeira etapa deste grupo, o Benfica derrotou as meninas do Técnico na final por 21-15, e a Agronomia derrotou o São Miguel por 31-0 no jogo do 3º/4º lugar (Jogos e resultados no site da FPR

No outro grupo, Centro/Norte, as duas etapas foram um sucesso, com a participação de sete equipas em cada uma, com uma vitória para a Bairrada e outra para a Boavista, com a Agrária a estar nas duas finais, mas a perder para a Bairrada por 15-12, e para a Boavista por 7-5!

As meninas de Coimbra não ganhararm, mas mostraram que estão no caminho certo!

A outra equipa apurada neste Grupo é o CRAV, que foi quarta nas duas etapas, que jogou contra a Boavista, no Torneio da Moita, e contra a Bairrada no Torneio de Braga.
Parabéns muito especiais para as equipas de Viseu e de Braga, que demonstraram as suas melhorias e a sua grande vontade de prosseguir e desenvovler o rugby feminino nas suas cidades! (Para ver os resultados e classificações do Grupo vá ao site da FPR – 1ª etapa e 2ª etapa)

Parabéns aos clubes que organizaram as etapas (Caldas, Loulé, Bairrada e Braga) e à Federação por ter tido esta iniciativa – o rugby feminino merece a nova maneira dos responsáveis olharem para ele, com destaque para a informação divulgada na página do Portugal Rugby Feminino, no Facebook. 

Soubemos através do Manuel Cabral que tinha havido uma pessoa que se demonstrou muito chateda com a foto que foi publicada no último post sobre o rugby feminino, onde estava uma atleta da seleção do Canadá.
Para não dizerem que só publicamos fotos de jogadoras mostrando os seus atributos, hoje publicamos uma foto especial para aquele leitor esperando que goste mais desta – afinal no rugby há espaço para todos!

Texto: Flor da Rosa
Foto: Braga Rugby / Facebook

7 comentários:

Anónimo disse...

Como fica a classificação de cada zona?

Hugo

Manuel Cabral disse...

Na ausência da Vice Presidente Alexandra Maló, a FPR ainda não publicou essas classificações, mas não há qualquer dúvida que na Zona Centro/Norte, as apuradas serão a Bairrada, Boavista, Agrária e CRAV, enquanto no que respeita à zona Sul/Centro tudo vai depender do que seja decidido sobre as ausências das equipas de Lisboa no Algarve.
Flor de Rosa

Manuel Cabral disse...

Resultados dos jogos de Loulé:
Loulé 38-0 Caldas
Loulé 0-35 Tècnico
Técnico 45-5 Caldas

Anónimo disse...

Flor de Rosa, o Regulamento do circuito Nacional de Sevens Feminino é claro como água. Pagina 9 do regulamento, Ponto H "obrigatoriedade de participar". Quem não participou leva falta de comparência e assim é desclassificado da competição. Assim, e se se cumprir o regulamento, temos apenas 3 equipas do Sul apuradas (Técnico, Loulé, e Caldas.) PAra mim, a única questão que se coloca é se a 5ª equipa do Norte/centro é apurada para as 8 finalistas.

Manuel Cabral disse...

Quem responde a este comentário sou eu próprio, Manuel Cabral.
Temos recebido diversos comentários que não serão publicados, em função dos seus termos inapropriados à sã discussão e esclarecimento dos fatos, dirigindo ataques à Vice Presidente da FPR, Alexandra Maló, que demonstram claramente que a pessoa que os faz não passa de um palerma e um cobardolas.
Palerma porque julga que eu me intimido com as suas palavras, ou que voltarei atrás na minha decisão de tentar dar significado aos comentários que aqui são feitos, e valor a quem os faz; Palerma porque o tipo de argumentação e de associação que tenta fazer entre a Vice Presidente da FPR e o Mão de Mestre são tentativas de fazer esquecer muita da incompetência que demonstram os que a deveriam ter, e o medo que a atividade daquela Vice Presidente possa ofuscar algum brilho (poucochinho...) que o comentador possa ter...
E não passa de um cobardolas de merda porque se aproveita da ausência por doença da Vice Presidente, para desferir ataques a que ela não pode responder, demonstrando claramente que é um indivíduo sem carácter e que, obviamente, não cresceu no mundo do rugby.
Não conheço a Alexandra Maló nunca a vi nem nunca falei com ela pessoalmente. Não sei se ela é alta ou baixa, se é gorda ou magra. Não sei sequer qual a idade dela, nem como foi parar à FPR.
Mas sei que é uma pessoa que toda a vida teve grandes ligações ao rugby, jogou na Académica, é casada, cunhada e mãe de jogadores internacionais de rugby, e não fosse por mais nada, só por isso merece todo o nosso respeito.
O que não significa que estejamos sempre de acordo com as suas decisões na FPR, nem que, se tal se justificar, a não critiquemos publicamente.
Mas a verdade é que à sua entrada na Federação corresponde o primeiro período de divulgação global do rugby feminino, e isso merece o nosso respeito e admiração.
Aproveitar, como o cobardolas que faz os comentários, a sua ausência para a atacar é atitude que nos mete nojo e com a qual não pactuaremos.

A propósito do comentário que publicamos, e que reproduz uma das baboseiras que aquele cobardolas diz - talvez este comentário seja feito por ele - temos que aconselhar as pessoas a aprenderem a ler e a não tentarem enganar quem, de boa fé, ouve e lê o que se vai comentando.
Na verdade o Regulamento do Circuito diz que as equipas tem a obrigatoriedade de participar, mas diz também, que isso se aplica apenas às equipas que se inscrevam nos respetivos torneios, como se pode ver:

"H. OBRIGATORIEDADE DE PARTICIPAR:
Caso uma equipa não participe após a sua inscrição
será averbada falta de comparência que dará lugar à
desclassificação e assim aplicado o ponto 1 do artigo
19º do R.G.C."

E explica como as equipas se inscrevem, para que não fiquem dúvidas:

"2. Inscrições das Equipas, envio até quatro dias (úteis)
antes da realização da prova o formulário de inscrição
da equipa."

Portanto a tal falta de comparência apenas se deverá aplicar às equipas que, tendo procedido à sua inscrição, acabem por não participar no Torneio para que se inscreveram, o que é totalmente diferente de tentar fazer passar a imagem que todas as equipas que não participaram num determinado torneio, devem ser punidas com a tal falta de comparência.
(Continua)

Manuel Cabral disse...

(Continuação)

Aproveito para deixar aqui uma nota sobre a realização da segunda etapa da fase regional do circuito em Loulé.
Fiquei sabendo através de Flor da Rosa, que este torneio apenas foi marcado após a realização do Torneio das Caldas, e que haveria alternativas à sua realização no Algarve, como terão defendido a grande maioria dos técnicos federativos ligados ao rugby feminino, e a própria Vice Presidente, que diga-se de passagem, na altura da decisão já estava doente, não podendo portanto ser nela envolvida.
E como me disseram, fonte geralmente bem informada, que foi o próprio presidente da FPR que tomou aquela decisão, seria bom que o próprio esclarecesse a situação, e que a direção de competições da FPR nos diga com a máxima urgência como se vai desenrolar o resto da prova - ou será que aquela direção não tem competência para pegar num serviço inacabado (por motivos absolutamente claros) e terminar o trabalho, respeitando as linhas gerais que foram, em tempo próprio, definidas por quem tem o poder de o fazer?

Anónimo disse...

A questão foi relativa à classificação do grupo Centro/Norte, já que interessa em termos de grupos (fase nacional) saber a classificação da fase regional. Como o boavista tem 1 vitória e um 3º lugar, a bairrada igual e a Agrária tem dois 2ºs lugares.
Quanto ao grupo Sul ainda "maior" será a confusão, já que novamente se passa o mesmo já que não foram atribuidas pontuações por posição na fase regional.

Hugo