16 de março de 2012

SEVENS FEMININOS EM SEGUNDA JORNADA

DISPUTA-SE ESTE FIM DE SEMANA A SEGUNDA JORNADA dos Torneios Regionais de qualificação para o Circuito Nacional de Sevens Feminino, com torneios em Loulé e Braga, ambos no domingo dia 18.

Na primeira jornada realizaram-se torneios nas Caldas e na Bairrada, e começaram a definir-se quem serão as quatro equipas apuradas em cada região.


Assim, na Zona Lisboa/Sul o torneio teve a participação de 11 equipas em representação de nove clubes, e alcançaram as meias finais as equipas de Agronomia, Benfica, São Miguel e Técnico, com a vitória final a pertencer ao Benfica (A) que derrotou o Técnico (A) por 21-15, enquanto Agronomia ficou com a terceira posição ao bater o São Miguel por 31-0.

No torneio da Zona Centro/Norte participaram sete equipas em representação de seis clubes, tendo chegado às meias finais as equipas da Agrária, Bairrada, Boavista e CRAV, com a vitória a sorrir à Bairrada (A) que venceu a Agrária na final por 15,12, enquanto o Boavista ficou com o terceiro lugar, ao derrotar o CRAV por 28-0.

No domingo, no Algarve e no Minho, os torneios organizados pelo RC Loulé e pelo Braga Rugby, terão início às 13,00 horas, sendo que em Braga irão participar as mesmas sete equipas de seis clubes - Bairrada A e B, Agrária, Braga, Boavista, CRAV e Viseu - enquanto em Loulé ainda não está confirmada a participação de Agronomia, que se juntaria ao Loulé, Caldas, Técnico e Portalegre.

Foto: António Simões dos Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

Resultados da Segunda jornada do Torneio de Qualificação - Zona Sul:

RC Loulé - 0 x CR Técnico - 35
RC Loulé - 38 x Caldas - 0
Caldas - 0 x CR Técnico - 40

E pronto, das 11 equipas da zona Sul, apenas compareceram 3, representativo da grande divulgação e promoção do rugby feminino que alguém da FPR muito apregoa!

Terminadas as 2 jornadas de apuramento para o Circuito Nacional de Sevens, a coisa não pode passar sem alguns comentários.

O primeiro é o de que, depois de telefonemas de certas equipas de «top» a pedir para adiar esta jornada ou a transfêri-la para outro local mais perto de casa, apenas duas equipas cumpriram o seu dever - Caldas e Técnico - e só por isso já estão de parabéns.Pouco importou os mais de 600 km que tiveram de percorrer para jogar!
Outras, do escalão superior, não apareceram: Agronomia, que terá desistido sábado já noite dentro; o Benfica que, com mais de 30 atletas inscritas na federação primou pela ausência.Não tinha 7 atletas para jogar?

Agora temos é o imbróglio do costume. O pseudo regulamento do Sevens Feminino publicado no site da FPR, que tem mais fotos do que regras,diz que a inscrição nas equipas é obrigatória e que o Circuito é composto por 2 etapas regionais e 4 nacionais.

E diz mais....diz que são apuradas 4 equipas da zona Norte e quatro da Zona Sul. Só não diz é como, pois não estabelece qualquer regra,por exemplo, atribuição de pontos.

Portanto, como vamos saber quem são as 4 equipas apuradas? A somar a este facto temos o problema das faltas de comparência. Ora, tendo o Benfica e Agronomia faltado, não parece ser outra a solução senão serem liminarmente afastados do Circuito Nacional de Sevens, junto com as 6 que também faltaram!

Um dado adquirido é de que o Caldas, o RC Loulé e o CR Técnico, tendo estado presentes nos 2 Torneios Regionais (mesmo sem pontos atribuidos, pelo que não pode haver um ranking) já estão apurados para o Circuito Nacional!

Agora, quem será o quarto clube da zona sul é que estamos para ver. A aplicar-se o RG competições não haveria quarta equipa, devendo ser atribuida falta de compareência a todas as equipas que faltaram. Caso contrário , recordo, não havendo pontos nem ranking dos 2 Torneios, temos 4 equipas que compareceram ao primeiro Torneio Regional: S. Miguel, CRUP, Agronomia e Benfica. Qual delas será a escolhida e com que critérios?

Terá a FPR (ou «Portugal Rugby Feminino», que surge como a organizadora, em violação do RG Competições) coragem para decidir com isenção ou de forma justa e imparcial e tratar todas as equipas por igual, afastando as faltosas? Nem que isso implique jogar o Circuito Nacional só com 7 equipas?

Como não acreditamos em milagres, como vai prevalecer a lei do quero, posso & mando, aceitam-se apostas para saber quem vai ser a quarta equipa da zonz sul: cá por mim aposto no Benfica!

Enfim, a trapalhada do costume, depois de pressões junto da Vice-Presidente para adiar o torneio,de o Presidente ter decidido unilateralmente que a 2ª jornada era em Loulé, depois de faltas de comparência! Aguardemos...

Anónimo disse...

O Benfica está apurado porque ganhou o torneio nas Caldas. Vocês têm de convencer-se que o Benfica é a melhor equipa portuguesa no rugby feminino e só não foi campiã por motivos estranhos contra a agrária. E no sevens, não valia a pena ir jogar a loule contra equipas fraquinhas, como o loulé e caldas, apenas o técnico podia dar alguma luta. E vamos ser campiãs de sevens este ano outra vez! Nos aguardem.

Anónimo disse...

CampIãs podem ser, mas campeãs a ver vamos! Vão com essa peitaça toda que as equipas só agradecem...Pode ser q vos aconteça o que se passou com o Manchester City!

Anónimo disse...

Mas vão como, se tiveram falta de comparência no torneio de loulé?
O regulamento do sevens feminino diz que vai haver 2 torneios regionais (norte e sul) que servem para apurar as 8 (4+4)equipas para jogarem o circuito nacional de sevens. A norte tudo se passou na normalidade. a sul estiveram 9 equipas no primeiro torneio e apenas 3 no segundo em loulé (loulé, caldas e técnico), sendo aplicada ás demais falta de comparência.
ora, como o regulamento não atribui pontos nos 2 torneios regionais, o critério só pode ser um: premiar quem esteve nos dois torneios e eliminar as demais equipas (benfica incluido), deixando-as jogar, se quiserem, no grupo B.
Só essa será a verdade desportiva, tudo o mais é beneficiar quem não quis ir até loulé fazer mais de 600 kim para jogar.
O que estamos para ver é como a Federação vai descalçar esta bota.