14 de março de 2012

SETE BOLAS CURTAS

Jock Hobbs, antigo capitão dos All Blacks da década de 80, e o homem que, como chairman da NZRU, mais fez para levar a Rugby World Cup em 2011 para a Nova Zelândia, e negociou com sucesso a fidelidade dos jogadores de topo à federação do país, faleceu ontem, vítima de prolongada doença, em Wellington.


Em funções a partir de 15 de Maio próximo, foi nomeada a Rugby World Cup Limited Board, que fica composta pelo chairman da IRB, Bernard Lapasset, o seu vice-chairman, Oregon Hoskins, e o CEO em exercício, Robert Brophy, juntamente com John O’Neill da Austrália e David Pickering do País de Gales.


Craig Joubert, árbitro da final do Mundial 2011, vai apitar o primeiro jogo de qualificação para o Mundial 2015, entre o México e a Jamaica, que se disputa na capital mexicana a 24 de Março, num processo que envolverá 80 equipas de outras tantas nações, na busca de um dos 20 lugares em Londres, dentro de quatro anos.

O Pampas XV, treinada pelo nosso conhecido Daniel Hourcade, que venceu a última edição da Vodacom Cup sul-africana, não começou a luta pela renovação do título da melhor forma, ao perder o jogo de abertura contra a Eastern Province por 24-36 e vai defrontar este fim de semana a equipa do SWD Eagles.

Mais de setenta mil bilhetes já foram vendidos para o encontro entre os Saracens e os Harlequins, que se realiza a 31 de Março no Estádio de Wembley, pondo frente a frente o líder, os Quins com 58 pontos, ao segundo classificado que soma 54 pontos na tabela, e que ganhando, pode assumir o comando

Os England Students vão defrontar este domingo uma seleção de Emerging Italy, depois de terem perdido em Lisboa, contra um Portugal XV por 31-28 e uma vitória por 43-15 frente aos Welsh Students, no primeiro jogo entre seleções realizado na cidade de Aquila, depois do terramoto que a destruiu em Abril de 2009.

Com a recusa de Jack White em aceitar o cargo de treinador da Inglaterra, a disputa parece resumida ao atual treinador interino, Stuart Lancaster e ao antigo treinador da Itália e da África do Sul, Nick Mallett, surge agora Chris Robshaw, capitão inglês, a liderar os jogadores da equipa no apoio a Lancaster.

3 comentários:

Anónimo disse...

estava à espera de ver um post sobre a convocatória para a ucrânia mas como não vem desabafo aqui mesmo. Frederico Vasconcelos? NAvalhinhas? mas está tudo doido o Vasconcelos ´não tem o minimo valor para estar na selecção, o navalhinas???????esse ainda não fez um jogo nos seniores do cdul, este ano esteve o ano todo parado pela guerra com o évora e agora é convocado?????????mas andam a brincar com isto???? muito mais teria para dizer, não o faço porque se não o comentário não é publicado.

Luís Canongia Costa disse...

Importa prestar a minha homenagem ao Jock, que tive a felicidade de conhecer, e que muito me ensinou. Jock Hobbs foi um enorme lutador toda a sua vida. Um bom 7, viu a sua carreira terminar muito cedo devido a uma lesão - que o impediu de ser o capitão All Black no primeiro mundial. Terminou como jogador, nasceu o dirigente, em Canterbury e na federação, mostrou ser provavelmente o melhor que o rugby conheceu. Homem directo e frontal, que soube aliar a sua formação de base em ciências jurídicas ao que viria a aprender nos negócios financeiros, e colocá-lo ao serviço do rugby. Em meados dos anos 90 foi quem salvou o rugby neo-zelandês, ao conceber o modelo de negociações directas com os jogadores para os manter no país, e o modo de o financiar. Foi ele quem montou toda a estratégia para a candidatura ao último mundial. Também teve momentos em que foi menos compreendido, como quando fez parte da digressão dos Cavaliers, mas tinha a sua muito própria explicação. Morre muito cedo, depois de seis anos de luta contra uma terrível leucemia. Sobrevivem a Nicky e os quatro filhos. Morrer aos 52 anos é demasiado cedo. Mas para sempre será recordado como um grande na Nova Zelândia.

Luís Canongia Costa disse...

Uma nota ao comentário "Anónimo": a selecção para a Ucrânia é um enorme risco, tem toda a razão. Conheço o rugby ucrâniano e eles vão estar na máxima força e com uma enorme vontade de vencer. (Vou precisamente apanhar o avião para Kiev daqui a algumas horas, mas não devo poder ir a Odessa no sábado, o que é pena). Mesmo com esta equipa podemos ganhar. Mas também é preciso perceber, por um lado, que neste momento para a FPR o Hong Kong Sevens, que é A PROVA DE QUALIFICAÇÃO, é a prioridade. Donde o grupo para Hong Kong não pode ir a Odessa. Depois importa também perceber que se está a a trabalhar para o Mundial de 2015 não para a presente época. Um exemplo é a questão do formação. Até ao momento ... apenas o José Pinto realmente cumpriu. O Vasco Navalhinhas tem treinado e certamente merece uma oportunidade. A Ucrânia é o adversário adequado para se fazerem testes, pois será o jogo mais fraco que teremos nos próximos tempos. O Errol está à procura de uma equipa. Este deve ser o ano de todas as experiências.