17 de março de 2012

PORTUGAL PERDE NA UCRÂNIA (* com video)

UMA DERROTA DE PORTUGAL EM ODESSA POR 35-33 deu à Ucrânia a sua primeira vitória no Europeu desde que ascendeu à Divisão 1A, e da qual tem já garantida a despromoção e o regresso à divisão 1B, para o biénio 2012-14.

Mesmo no fim Portugal vencia por 33-32, mas uma penalidade favorável à equipa da casa, aos 84 minutos, mudou o resultado e a Ucrânia venceu perante os 3500 espectadores que se deslocaram ao estádio para assistir à partida, somando ainda o bónus de ataque, por ter marcado quatro ensaios.


Os Lobos conseguiram o bónus defensivo, mas falharam na obtenção do bónus de ataque, marcando apenas três ensaios, terminando a sua participação no Europeu na quinta posição, apenas com sete pontos provenientes da vitória sobre a Espanha e de três pontos de bónus defensivos conseguidos nas derrotas frente à Rússia (dois) e agora frente à Ucrânia. (corrigido)

Portugal marcou primeiro e chegou mesmo a ter uma vantagem razoável de 10 pontos no início do segundo tempo, depois de António Aguilar ter marcado o segundo dos seus dois ensaios - o outro ensaio foi conseguido por Gonçalo Uva ao minuto 80 e dava a sensação que os Lobos iriam conseguir a sua segunda vitória.

Yannick Ricardo marcou quatro penalidades e duas transformações, ficando a outra transformação a cargo de Nuno Penha e Costa.

No ranking da IRB, Portugal fica agora sujeito ao resultado do jogo Alemanha-Bélgica, e no caso de vitória dos belgas, trocará de lugar com eles na classificação geral.

Fique com o Boletim do Jogo:
(*) Link para video do jogo:
http://www.youtube.com/watch?v=u4c28Cpekb0&



37 comentários:

Anónimo disse...

Se a Ucrânia vencer a georgia não escapa à despromoçao ?

Anónimo disse...

Dos 3 pontos de bónus arrecadados por Portugal, 2 foram com a Rússia (4 ensaios e menos de 8 pontos de diferença) mas nenhum com a Roménia.

Manuel Cabral disse...

A despromoção é baseada no conjunto dos pontos acumulados em duas épocas, no caso 2010-11 e 2011-12, e nesse total a ucrânia soma apenas cinco pontos, e tem dois jogos por realizar. Ou seja, mesmo ganhando os dois jogos com bónus, só conseguirá somar 15 pontos.
Ora, neste momento, Portugal tem 21 pontos em 10 jogos, a Espanha tem 20 em oito jogos e a Rússia tem 20 pontos em nove jogos. Portanto a Ucrânia não tem qualquer possibilidade de evitar a descida, mesmo no improvável caso de ganhar à Geórgia.

Manuel Cabral disse...

Tem razão, vou corrigir o erro.

Anónimo disse...

LOL pudera, com o Campelo a jogar, é o que dá... das piores linhas de 3/4's que vi nos últimos tempos...

Anónimo disse...

Para aqueles que defendem a selecção sem luso-descendentes, este resultado é um pouco isso. Há que jogar sempre com os melhores desde que os regulamentos assim o permitam e.... haja dinheiro, claro.

Anónimo disse...

Lobos em saldo!
Quem quer jogar na seleção? Favor mandar CV para Tomás Morais e Errol Brain que joga já no próximo jogo.
Esta dupla tem dado uma lição em como destruir uma equipa em apenas 1 época. De todos os aspectos de jogo - miseráveis ao longo desta época - nenhum está tão mau como a defesa. Até a Ucrânia nos marca 4 ensaios!!!
Enquanto isso a Espanha ganha à Geórgia e à Roménia.
Depois não se queixem se a IRB convidar a Espanha para a Nations Cup e para os testes de Novembro.
Com estes resultados, aos Lobos resta a consolação de próximos testes com a Bélgica e a Alemanha.

Anónimo disse...

Errol Brain conseguiu pegar numa equipa no ranking 20 da IRB e deixá-la no 25. É obra em tão pouco tempo. Good job mate!

Anónimo disse...

Da equipa espanhola que iniciou hoje contra a Roménia, se disser que só 3 jogam em Espanha (2 naturalizados) não falho por muito. Os restantes serão todos franco-espanhóis. Na minha opinião não há muito a fazer. Ou aproveitamos o número máximo de jogadores que estão em França e podem jogar por Portugal, ou nos próximos anos andamos a lutar por não descer...

Anónimo disse...

Os velhos do Restelo no seu melhor. É tão fácil dizer mal e deitar abaixo tudo quanto mexe. Em relação ao jogo de hoje pensem quantos jogadores novos entraram na equipa...9, 10? Nestas circunstâncias não há hipótese de rotinas e para quem perceba um bocadinho de rugby, nem é preciso saber muito, sobretudo na defesa as rotinas são fundamentais. Lembrem se que em 5 jogos nunca jogamos com a mesma equipa. Não foi bom, todos queriamos mais, mas haja calma e a certeza de que todos os envolvidos com a SN farão tudo para dar a volta a este mau ano. Puxem para cima!

Anónimo disse...

Mas será que ainda não perceberam que este campeonato~não conta pra nada, a não ser treinar??!!! Para o ano, sim, é para ganhar!!!????

Anónimo disse...

meus amigos o rugby a 7 que nào interessa nimguèm na europa vai dar cabo da nossa seleçào a 15 com esta politica nunca na vida nos vamos qualificar para o mundial de 2015

Anónimo disse...

Construir uma equipa não é apenas convocar jogadores. Portugal esteve no mundial de rugby com uma equipa solidária, com espírito e sem vaidades. A única excepção deverá mesmo ter sido aquele que hoje é o treinador adjunto da selecção. Sempre foi um tipo com manias, sem espírito de equipa e que nunca se preocupou em receber os mais novos. Esta selecção acaba por ser um pouco o reflexo dessa personalidade. Não se vê uma chama, um espírito de união. Não promete muito, na minha opinião...

Anónimo disse...

Pró ano é que interessa ? Pois é preciso é mostrar trabalho para se esquecer as poucas vergonhas que se vê. E porque não uma boa gestão com futuro e a pensar na qualidade do campeonato interno e ajudar a fomentar o verdadeiro espirito do rugby ? Já nem 3a's partes se incentivam.. É uma pouca vergonha tudo oque os senhores que mandam no destino do rugby portugues fazem , sao relações Publicas da federação e até isso fazem mal.

Anónimo disse...

Quanto ao resultado contra a ucrania nao ha duvidas que e uma equipa pouco rotinada e com jogadores jovens que estao a amadurecer e com um grande potencial. Julgo que estas decisoes de a equipa de VII ficar melhor em detrimento da de XV nao e uma boa soluçao para nao so ter resultados positivos como motivaçao dos jogadores.. Hoje jogaram varios jogadores que nao estao integrados totalmente na seleçao e que tem que se ligar mais! Soluçao? Em vez de ir uma linha de 3/4s nova todos os jogos, que tal juntarem 2 jogadores de cada posição e trabalharem em equipa para esta ficar coesa e para os jogadores se conhecerem mesmo?
As seleçoes de topo apresentam alteraçoes nas equipas por posiçoes ou sectores, ou seja, nunca de um ano para o outro ha uma alteração total da linha de 3/4s ou dos avançados! Isto acontece para os jogadores novos se integrarem progressivamente e quando chegar a hora de torneios/jogos/etc.. darem o maximo e haver grande coesao da equipa! Por isto peço aqueles que tem o rei na barriga e dizem mal de tudo o que se passa no rugby portugues que estejam calados, pois sao os parasitas que fazem com que o rugby portugues esteja assim...

Fernando Martins

Anónimo disse...

Parabéns ao Presidente da Federação, ao treinador e ao adjunto, junto com o bêbado do preparador físico. Passar de 20º do ranking mundial para 25º e poder ser ultrapassado pela Bélgica é obra! Continuem com este esquema organizativo, com um calendário que ninguém percebe e depois queixem-se. E pagamos nós o ordenado do presidente e destes tipos todos para isto

Anónimo disse...

Realmente isto é uma vergonha!Alguem deve assumir a responsabilidade,se houver quem tenha dever moral para isso.Mas alguma coisa tem de ser feita,se calhar ou o treinador deixa algo a desejar,ou e acredito mais nisso está muito mal acompanhado.

Luís Canongia Costa disse...

A derrota de Portugal com a Ucrânia, que aqui escrevi como possível, é apenas um sintoma do estado da (falta de) profundidade do rugby nacional. O nosso maior problema é só ter uma equipa que joga a alto nível: a selecção. Não temos uma equipa B para lançar novos valores, não temos um campeonato competitivo, não temos nenhuma forma de garantir rugby de maior exigência aos nossos jogadores. Mesmo sem os "emigrantes", com os que jogam em Portugal, mas que estão reservados para Hong Kong, teriamos ganho facilmente. O problema é que ficamos por ai. E nem o Graham Henry nos resolveria problema. É urgente um topo de campeonato competitivo, com seis equipas, a quatro voltas, com um segundo patamar com o mesmo formato. Era importante que as equipas de Lisboa se reunissem numa selecção regional para jogar a Challenge Cup. Era importante pensar o topo do rugby nacional de outra forma. Senão, Mundial nunca mais. E quanto à Belgica passar Portugal: atenção que nos escalões jovens já há alguns anos que estão taco a taco connosco.

Anónimo disse...

Quais terceiras partes? Se o presidente da FPR não se entende pessoalmente com os dirigentes dos principais clubes? Nem, sequer, faz um esforço. Só está à vontade na Tapada. É vê-lo chegar aos jogos, de mansinho, e raspar-se logo que o jogo acaba.

Anónimo disse...

Lol, que ridiculo... É mau jogador? Queres ter uma equipa só de franceses e argentinos? tnes que começar por algum lado. Veem para aqui criticar o que nao sabem, nao estao dentro dos assuntos sequer. Puxem para cima em vez de virem para aqui com comentarios ridiculos, facam comentarios constructivos.

Anónimo disse...

O Rubgy Portugues deveria ser um Rugby de formação e exportação (para França,Inglaterra) como é o dos nossos adversários. Veja-se a seleção da Georgia quantos jogam no campeonato local: 3 ou 4 no maximo. O Resto da seleção joga no TOP14,PROD2,Federales e até nas equipas espoirs Francesas. Onde joga o nucleo duro da seleção romena? França. Seleção espanhola onde jogam os seus jogadores: França com jogadores espanhois como recuerda ou nava, franco espanhois e Sempere em Inglaterra. A Russia tem um campeonato completamente profissional e mesmo assim os seus melhores jogadores como gresev,Kulemin,Ostrikov,kurshonov ou artemiev jogam em França e Inglaterra.

Anónimo disse...

Para que serve mais uma seleção de Lisboa? Não basta as que já existem habitualmente de VII e XV? E porque não uma seleção de fora de lisboa, liderada por um treinador e selecionador de fora de lisboa para jogar essa Challenge Cup. A FPR já utiliza os meios publicos para alimentar as seleções de lisboa a que me referi,

Anónimo disse...

Claro que o treinador está mal acompanhado. Esse é efetivamente o principal factor de insucesso desta seleção. Deviam ir os 2 para o olho da rua rapidamente. esse Pico é intratável, até pode preceber alguma coisinha da coisa mas no relacionamento com os jogadores é um imbecil.

Anónimo disse...

está tudo doido!!! jogar uma challenge cup? com jogadores amadores como os nossos? contra equipas profissionais?

Anónimo disse...

1º lê-se tanto disparte por aqui que até aflige, uma selecção de fora de Lisboa para jogar a challenge cup????????? mas com que jogadores? não acham que para verginha já basta o que se está a passar com a selecção de XV?
2º Antigamente era preciso fazer muito pelo rugby para se poder sequer pensar em ser internacional, agora???????? Agora basta cair nas boas graças de alguém. Navalhinhas, Vasconcelo e Campelo????????? que vergonha. A continuar assim no próximo biénio arriscam-ase a descer de divisão. Ha que correr com a equipa técnica e com o Presidente, o rugby Português vive o verdadeiro descalabro. Os clubes estão de restos e em vez de se consolidar o pouco que há andam a dispersar-se por clubes que mais ano menos anos desaparecem.

Anónimo disse...

Imagens do jogo:

http://www.youtube.com/watch?v=u4c28Cpekb0&

Manuel Cabral disse...

Obrigado pelo link. Vou publicar num post.

Anónimo disse...

Este resultado é miserável. Não venham com essas conversas dos "velhos do restelo", do "para o ano é que é" e coisas parecidas. Um resultado destes exige medidas drásticas, que são as óbvias: rescisão do contrato do seleccionador (manifestamente não serve) e demissão da direcção da Federação (que obviamente tem tomado as decisões erradas). O resto é conversa.

Anónimo disse...

vergonha é só o que tenho a dizer. metade dos ucranianos que estavam a jogar costumo velos de vez em quando a porta do lidl.

Anónimo disse...

Não se percebe o critério de jogadores selecionáveis! Será que existe? Convocar 8 ou 9 jogadores pela 1ªvez? Jogarem 7 titulares pela 1º vez? Tá tudo doido ou quê? O que andam lá a fazer Errol e Pico? Convocam jogadores que nem nos clubes são titulares? Fala-se por telefone a convocar jogadores na própria semna do jogo? Mas o que é isto? Que anda lá a fazer o Tomás Morais? Como pode permitir isto? Quem são os responsáveis por terem dado cabo da selecção de 2007? Tudo para o olho da rua (Pico, Errol,preparador fisico,manager,presidente)!!! Cambada de chulos!

Luis Canongia Costa disse...

Não estando interessado em alimentar polémicas. Lembrava que o que escrevi foi "Era importante que as equipas de Lisboa se reunissem numa selecção regional para jogar a Challenge Cup". Não era a FPR ou uma entidade associativa criar uma selecção. É reconhecer onde está o centro do rugby português, e o importante papel dos clubes. É pena que quem comente provavelmente nunca tenha visto um jogo da Challenge Cup, nem saiba quem lá joga. Por exemplo, os Bucarest Wolves, são uma selecção de amadores romenos. E são uma mostra para exportar jogadores (uma boa ideia). Preparar a Challenge Cup implica negociar patrocinios, direitos televisivos, garantir meios para as viagens, criar o marketing dos jogos, começar a criar uma estrutura profissional alicerçada nos clubes. Mas acima de tudo implica por os clubes de acordo. Os espanhóis já lá estão (La Vila - Valência), os russos, os alemães (já têm uma equipa pronta) e belgas querem entrar, e nós ficamos a ver navios ... Nós que já lá estivemos (em 98-99, derrotas mas algumas boas prestações, a caminho de 2007)

Anónimo disse...

Os Bucarest Wolves são uma criação da federação romena, não nasceram de um entendimentos entre clubes romenos. E de amadores nada têm. São pagos pela federação romena, recebendo salários muitíssimo acima do salário médio romeno. A federação romena recebe verbas muito consideráveis da IRB, sendo que parte dessas verbas se destina a manter os Bucarest Wolves. Aliás, esses jogadores, além de receberem da federação romena, também recebem dos seus clubes porque os três ou quatro melhores clubes romenos pagam bem aos seus jogadores.

Anónimo disse...

Sejamos realistas. Muita coisa deveria mudar no rugby português mas, mesmo que houvesse dinheiro e capacidade para essas mudanças, os seus efeitos não se fariam sentir na próxima época. Para termos hipóteses de nos classificarmos para 2015, o que realisticamente se pode fazer no curto prazo é garantir que os melhores jogadores estejam disponíveis para todos os jogos. Todos os bons avançados (Spachuck, Fernandes, Alves, Tadjer, Campergue, Penalva, Reis, Balangué, Bardy, Béco, eventualmente mais um ou outro pilar) e formações que estão em França. Todos os bons médios que estão em Portugal (incluindo José Pinto, Cardoso Pinto e Pedro Cabral). Prioridade ao XV sobre os Sevens, durante a classificação para 2015.

Anónimo disse...

Acho estranho só começarem a falar agora no perfil do treinador adjunto. Todos que tiveram o (des)prazer de conhecer essa personagem sabem do seu perfil, das suas atitudes e da sua forma de tratar os companheiros. Aprendi que um jogador de rugby tem que ser acima de tudo um amigo e um companheiro em quem se pode confiar. Como os jogadores podem respeitar um treinador que sempre foi tudo menos um companheiro e um parceiro confiável? Perguntem aos mais novos que jogaram com ele na selecção e nos clubes. Perguntem a esses mais novos quem foi o tipo mais antipático e menos solidário com quem lidaram. Verão as respostas. Só não sei quem foi o iluminado que teve a ideia de o chamar para ser treinador adjunto da selecção.

Luis Canongia Costa disse...

Admito que dizer que os Bucarest Wolves são amadores foi um exagero. As minhas desculpas. Não disse que os Bucarest Wolves tinham sido uma criação dos clubes: são a equipa da Academia da Federação Romena, como acontece com a equipa que a Geórgia quer colocar na Challenge Cup, com reforços do hemisfério sul. Usei a expressão "amadores" no sentido de que não pertencem ao "rugby profissional". Os ucrânianos com que jogámos quase todos recebem salários dos clubes, muito acima do salário médio ucrâniano (O Kredo de Odessa e o Olymp de Kharkiv são profissionais). Mas também não os incluo no "rugby profissional".

Anónimo disse...

Foi pena terem tirado o Pico ao GDD para o queimarem assim.
Pensaram que com uma cajadada matavam dois coelhos, o Pico e o GDD.

Queimaram o Pico, que fez um trabalho muitíssimo bom, em Monsanto, tanto na formação ( Campeões Nacionais de sub 14, 16,18 e Seniores e vice-Campeões nos sub 21 ) como nos Séniores que, entretanto continuaram a sua vida e ganharam o campeonato sem o Pico.

Azar.

Anónimo disse...

Há quem esteja a fazer um bom trabalho, uma equipa que respira bom ambiente: http://www.youtube.com/watch?v=oF6M8mfzrJc&feature=player_embedded