6 de março de 2012

ESTADOS UNIDOS TEM NOVO TREINADOR DE SEVENS

AL CARAVELLI FOI O RESPONSÁVEL DOS EAGLES americanos nos últimos, desde que em 2006 tomou conta da equipa, que, recorde-se, naqueles tempos a equipa americana apenas esporadicamente aparecia nas tabelas do ranking IRB, mas, pela mão de Caravelli passou a estar sempre presente, e sempre à frente de Portugal.

O momento mais alto do trabalho do treinador que agora se retira, por motivos de ordem pessoal, foi a presença na Cup Final de Adelaide em 2010, e, desde este ano, a confirmação da sua presença entre os maiores dos sevens mundiais, ao ser escolhida como uma das 12 Core Teams que assumiram essa categoria no início desta época.


Al Caravelli já foi substituído, se bem que provisoriamente até ao final da época, já que a escolha de um novo treinador está prevista para depois do Torneio de Londres, e quem assumiu o cargo foi Alex Magleby, que é já um treinador conhecido e respeitado desde que em 2008 foi treinador dos avançados de um Collegiate All-Americans que visitou a Nova Zelândia.

Mas o que me fez dar esta notícia foi outra coisa - a declaração de Alex no momento da sua nomeação, que aqui reproduzo no original, para que não perca nada do seu verdadeiro valor:
“It starts with a responsibility to our rugby community – we will play rugby that will make our countrymen proud. Full stop."

Raras vezes tenho ouvido tão poucas palavras que, afinal querem dizer exatamente aquilo que nós próprios desejamos das nossas representações nacionais - que nos façam sentir orgulhosos!

Esta é o verdadeiro desejo de quem acompanha o rugby português, sentir que somos um exemplo e que somos diferentes, porque somos melhores.

E somos melhores porque não nos pavoneamos, inchados, quando vencemos, nem nos escondemos atrás de acusações ao árbitro ou ao treinador quando perdemos.

Porque respeitamos o adversário, porque aceitamos as decisões dos árbitros, porque fazemos parte de uma comunidade onde todos somos iguais.

Era esta atitude que gostaríamos de ver nos nossos dirigentes, começando no nosso presidente, nos nossos jogadores, com destaque para o capitão da nossa equipa nacional, nos treinadores das diversas seleções portuguesas, com destaque para os da seleção de seniores, nos nossos companheiros de bancada, com destaque para os que tem responsabilidades nos clubes.

É este orgulho que nos tem faltado, parecendo que a honra e o respeito se esgotam quando o hino nacional é cantado, como se tudo o resto não interessasse.

É esta dedicação e orgulho que gostaríamos de ver reinstalado nos nossos jogadores, treinadores e dirigentes, que parecem por vezes apenas funcionar quando são pagos e se esquecem que vestir a camisola nacional não é um direito, é um privilégio!

Essa é a verdadeira responsabilidade que todos temos, ao fazer parte desta comunidade - jogarmos, dirigirmos, arbitrarmos, assistirmos aos jogos, de uma forma que deixe todos os nossos conterrâneos orgulhosos!

É claro que o meu desejo é que no próximo sábado os Lobos vençam aos Leões, mas mais importante do que isso, o que eu verdadeiramente quero é ficar orgulhoso daqueles de entre nós que estarão no campo vestindo as nossas cores!

Foto: António Simões dos Santos

7 comentários:

Paulo Gonçalves disse...

Parabéns pelo texto !

Anónimo disse...

meste podes colocar os resultados de Portugal com os EUA da era caravelli?

Anónimo disse...

Bom texto por onde andas que nunca mais te vimos nas bancadas de que falas no texto?

Manuel Cabral disse...

Basta consultar no nosso blog Portugal 7's, onde tens todos os resultados - desde o primeiro ao último jogo - da nossa seleção nacional.
Vê aqui: http://portugalvii.blogspot.com/

Manuel Cabral disse...

Como não sei quem tu és, não te posso dar muita confiança...

Manuel Cabral disse...

Obrigado Paulo

Anónimo disse...

obrigado