19 de março de 2012

1ª DIVISÃO - ÉVORA APURADO NA ÚLTIMA JORNADA

O ÉVORA CONSEGUIU O APURAMENTO PARA A FASE FINAL ao bater o seu vizinho de Montemor por 23-13, e junta-se assim aos anteriormente apurados CRAV, Cascais e Lousã.

Na classificação final da Fase de Apuramento, no entanto, existe um enorme fosso entre os dois primeiros da tabela, CRAV e Cascais, dos dois seguintes, Lousã e Évora, já que se a diferença entre os dois primeiros é de seis pontos, já entre o segundo classificado e os terceiro e quarto, a diferença é de 20 pontos.

(SORTEIO DA FASE FINAL MARCADO PARA 5ª FEIRA, DIA 22)


E para culminar esta diferença, na última jornada a Lousã foi a Cascais e levou uma tareia de 87 (!) pontos - apesar de desagradável não podemos deixar de referir este resultado pelo que ele pode significar no contexto do rugby nacional.

Ou a Lousã encarou este jogo de forma displicente, ou então nem vale a pena participar na fase final, pois para arrecadar pontos desta maneira, mais vale ficar quieta - e se encarou o jogo daquela forma, o melhor que tem a fazer é reconsiderar se está interessada em jogar a sério, ou se pretende continuar a brincar e a jogar só de vez em quando.

Conhecemos bem a equipa e o ambiente da Lousã, equipa que treinámos há muitos anos, mas o ambiente de então ainda hoje se mantém, com algumas particularidades que convém repensar - a dificuldade em reunir a equipa para jogar fora, o desinteresse perante alguns jogos, a falta de vontade para subir a escala das divisões...

Mas a verdade é que se isso se podia aceitar nos anos 80, quando a Lousã tinha metade do tamanho que tem hoje, agora há que pôr a mão na consciência e ver afinal o que querem os atletas fazer...

Escudados em apoios e patrocínios feitos com o coração, os atletas lousanenses tem que avaliar se são merecedores de tais benesses, ou o que poderá acontecer se os homens atrás daquelas facilidades se cansarem destas brincadeiras...

Levar 87 é uma vergonha!

Enfim, perdoem-me o desabafo, mas para quem acredita que o futuro do rugby está no rugby regional, ver uma situação destas é como levar uma facada nas costas - qualquer jogador que se orgulhe de representar a sua terra, a sua cidade, não pode sentir esse orgulho só de vez em quando, tem que o sentir de cada vez que veste a camisola do clube que o abriga, e se se julga maior ou mais importante que o clube, a terra ou a cidade, então o melhor que tem a fazer é ir para Lisboa ou para o Porto e desaparecer no meio da multidão.

Enfim, terminada a Fase de Apuramento vamos ter, a partir de 14 de Abril as seis jornadas da Fase Final, aproveitando para lembrar que na Primeirona não há finalíssima, sendo o campeão encontrado diretamente ao fim destas seis jornadas.

Como na Divisão de Honra, o vencedor da Fase de Apuramento (CRAV) avança para a segunda fase com quatro pontos na bagagem, o segundo classificado (Cascais) com três, o terceiro classificado (Lousã) com dois pontos, e, finalmente, o quarto classificado leva um ponto apenas.

O mesmo se aplica para o Grupo dos não apurados, em que a classificação ficou ordenada da seguinte forma: Montemor, Santarém, Setúbal e Caldas.
Estas equipas vão lutar pela permanência na Primeirona, mas a última classificada no termo da Fase Final vai ser despromovida à Segundona para a época 2012-13.

Veja a lista dos jogos e a classificação na nossa página reservada à competição.

12 comentários:

Anónimo disse...

Penso que esta a ser demasiado duro para com o rugby clube da lousa, caso nao saiba, a lousa tem lesionados, 2 primeiras linhas, um segunda, um asa, os dois formaçoes, um centro e um ponta! penso que o jogo nao foi encarado com falta de interesse mas sim como um jogo para experimentar alternativas (mesmo que de um modo forçado) contra uma equipa de um nivel bastante elevado! claro que fazer tanta alteraçao de uma vez e dificil. mais uma vez acho exagerado que fale desta maneira da lousa chegando mesmo na minha opiniao a ser uma falta de respeito! espero que desta vez aceite o comentario e nao faça como das outras vezes!

Anónimo disse...

Qual o resultado do Caldas vs Setubal?

Anónimo disse...

O Cascais também nao tinha um centro titular um arrier, o jogador que marcou 4 ensaios só jogou meia parte, outro dos centros tb esta lesionado, um dos pilares ta suspenso, o talonador habitual nao estava, a lista continua....

Anónimo disse...

Boa Tarde,

relativamente a esta nova fase, quando é que se realiza o sorteio para fazer o canlendário de jogos?
e quanto começam os jogos?

Cumprimentos,
Maurício de Sousa.

Anónimo disse...

Setubal 27 - Caldas 26 com ponto bonus ofensivo e defensivo para o Caldas, o setubal nao fez ponto bonus, tendo marcado 3 ensaios convertidos e 2 penalidades

Anónimo disse...

A Lousã jogou com quem estava disponível, ponto final. Ninguem retira mérito à vitória do Cascais. O que está em causa foi a falta de ambição dos atletas da Lousã que sabiam que o jogo não contava para nada. E isso foi uma atitude errada de todos.

Anónimo disse...

Não há desculpa possível, para o terceiro qualificado perder 87-0 com o segundo!
E se a lousa estava com jogadores pouco utilizados, tb o Cascais estava. E para piorar as coisas para o lado da lousa, na segunda parte o Cascais fez as 7 substituições ao intervalo e nos primeiros 10 min da 2ª parte e ainda marcou 8 ensaios.

Anónimo disse...

o cascais fez 7 substituiçoes e a lousa nos 3 suplentes que tinha, tinha um magoado, outro que trabalha numa discoteca e estava sem dormir e outro que penso ter sido chamado aos seniores pela 1ª vez! eu nao estou a desculpar o resultado, tal como nao o fiz no 1º comentario, so achei exagerada a forma como alguem que escreve um blog falou do clube, nunca o vi falar assim de clube nenhum, e mesmo tendo um respeito enorme pelo trabalho que tem desenvolvido com o blog e sendo para mim o melhor acho que deve ser imparcial ou dar a sua opiniao, mas nao atacar um clube da forma como o fez! ainda bem que o cascais tem um numero tao elevado de atletas e que pode manter o nivel mesmo com tantas alteraçoes, e bom para o rugby, mas se a lousa nao fez mais e porque nao conseguiu, é escusado bater mais quando os proprios atletas ja estao chateados o suficiente com o resultado ou nao sera?

Anónimo disse...

O cascais também já jogou com o chamado "equipa de recurso", por ter jogadores lesionados e nem assim, deixou de honrar a camisola!!
A única forma de se respeitar o adversário é mantendo o pé no acelarador e acreditem que se 87 foram muitos, pequem por defeito!
Desta forma, a Lousã (com todo o respeito que tenho pelo clube seus atletas e dirigentes) irá com toda a certeza reagir e na fase final será um "osso duro de roer"!!
Como tal, os meus parabéns aos atletas do Cascais pelo enorme respeito que mostraram pela Lousã e aos atletas deste clube! com toda a certeza, a derrota é amarga, mas só servirá como catapulta para se decidirem a que objectivos traçam como meta!
Um abraço a todos!

Anónimo disse...

Manuel. Dizes que conheces bem o ambiente da Lousã mas certamente conheces mal. Comparas com o da década de 80 quando por cá passaste e depois disso muita água correu pelas pontes. A Lousã não cresceu o dobro mas tão somente cresceu cerca de 3.000 habitantes em 20 anos. De 14.000 para 17.000.
Alem disso será de referir que apresentou em todos os jogos esta época 22/23 atletas, mesmo com uma 2ª equipa senior.
Problemas internos levaram a que o jogo não fosse levado tão a sério como devia. Mas em quantos e quantos clubes ditos os maiores eu já vi isso.
Mas vamos às estatísticas para que tu que tens o melhor site de rugby, não sejas tão acintoso para com a equipa da Lousã e reserves parte do comentários para o final do campeonato. Certamente irás ter algumas razões, mas não devias dizer que "estamos mal enterrados".
Analisemos portanto os últimos 10 anos:
2002/2003: Eram 2 grupos de 6 clubes: Fase final: 9º Cascais, 10º Lousã, 11º Técnico, 14º UTAD.
2003/2004: Passou a 8 clubes: Fase de apuramento: 1º Lousã (41), 2º Cascais (35), 3ºÉvora (30) 4º Técnico (29) e a Lousã sem qualquer derrota. Fase final disputada a 6 jogos: 1º Cascais, 2º Técnico, 3º Lousã, 4º Évora.
2004/2005: Fase final: 1º Técnico, 2º Arcos, 3º Lousã, 4º Évora
2005/2006: Classificação 1ª fase: Lousã, Évora, Cascais e CRAV. Perdemos a meia-final Lousã-CRAV em casa 13-18. Classificação final: 1º Cascais, 2º CRAV, 3º Lousã, 4º Évora
2006/2007: Apuramento: 1º Académica, 2º Évora, 3º CRAV, 4º Lousã. Classificação Final: 1º Académica, 2º Évora, 3º Lousã, 4º CRAV
2007/2008: Apuramento: 1º Técnico, 2º Évora, 3º Lousã, 4º CRAV. Classificação final: 1ª Técnico, 2º Lousã, 3º Évora, 4º CRAV.
2008/2009: Classificação final: 1º Académica, 2º Setubal 3º CRAV, 4º Évora, 5º Lousã. Nesta época tinham saido para a Académica 6 atletas internacionais: Sergio Franco, João Paulo (actual capitão da Académica), Francisco Serra, João Costa (actual talonador) e o Souselas (que deixou de jogar).
2009/2010: Fase apuramento: 1º CRAV, 2º Lousã, 3º Évora, 4º Cascais. Classificação final: 1º CRAV, 2º Évora, 3º Lousã, 4º Cascais.
2010/2011: Apuramento: 1º Cascais, 2º Évora, 3º CDUP, 4º Montemor, 5º Setubal, 6º Lousã. Classificação Final: 1º CDUP, 2º Cascais, 3º CRAV, 4º Évora, 5º Setubal, 6º Lousã
2011/2012: Apuramento: 1º CRAV, 2º Cascais, 3º Lousã, 4º Évora
Conclusão: Na média estamos iguais aos nossos adversários. Maus momentos com pesadas derrotas todos tiveram com alguns a sofrerem mais de 90 pontos.
Falta de ambição. Sei perfeitamente por onde andam os ambiciosos, numa modalidade que não gera receitas.
Finalmente uma pequenina conta que pode revelar um pouco o que é o esforço para fazer rugby nos meios pequenos.
O concelho da Lousã tem 17.606 habitantes. 111 estão inscritos na Federação. Percentagem da população que joga rugby: 0,63 %
Cascais tem 206.429 habitantes. Jogadores inscritos: 293. Percentagem: 0,14 %. Ou seja, Cascais deveria ter 13.005 jogadores de rugby nas suas fileiras para estar ao mesmo nivel promocional de rugby na Lousã.
José Redondo

Manuel Cabral disse...

Caro José Redondo, agradeço o teu comentário e quero apenas esclarecer o seguinte: posso já não conhecer bem o ambiente da Lousã, mas, acredita, tenho plena consciência do esforço e sacrifício necessário para manter e desenvolver um clube de rugby num meio pequeno.
E mesmo não estando aí, acompanho, ou tento acompanhar, o que se vai passando.
Daí que me custe ver algumas situações em que são aqueles que diretamente mais beneficiam da existência desses clubes - os jogadores - a deixar esquecida a solidariedade e empenho que o próprio clube merece.
Foi na minha opinião o que aconteceu, e a relação afetiva que continuo a manter com o RCL fez-me ficar meio envergonhado com aquele resultado - e daí o texto que escrevi.
Agora tenho perfeita consciência que, querendo, os jogadores da Lousã podem fazer frente a qualquer equipa da 1ª divisão - vamos ver se depois dos 87 que levaram eles ficam com o orgulho ferido e decidem mostrar que sabem jogar rugby e respeitam a camisola que vestem.
Claro que o meu texto em nada significa falta de respeito pelo RC Lousã, antes pelo contrário - se não o respeitasse não me teria dado ao trabalho de o escrever.
Grande abraço

Anónimo disse...

Nos 1ºs 10 minutos da 1a parte ???!! Tinham o Chuck Norris no banco ?? ahah

Cumprimentos