27 de setembro de 2010

PROJEÇÃO DE RESULTADOS


DAMOS HOJE INÍCIO A UM NOVO QUADRO onde poderá verificar a evolução de cada equipa, em relação ao seu comportamento na época passada.

Se os resultados do ano passado, contra os adversários desta semana, tivessem sido o que foram este ano, que efeito isso teria na classificação final da primeira fase dos campeonatos?



Claro está que nesta comparação não podem ser consideradas as equipas que mudaram de divisão, pois os seus adversários não são os mesmos do ano passado.

Mas vamos à explicação do quadro, tomando como exemplo a jornada que se realizou no fim de semana.

O jogo Benfica-Técncio, terminou este ano com a vitória dos engenheiros por 30-23, e com um ponto de bónus defensivo para a equipa dos encarnados, ou seja, o IST conseguiu quatro pontos na tabela classificativa, e o SLB apenas um.
Mas na última época, as coisas foram diferentes, e o Benfica tinha ganho em casa ao Técnico por 34-8 e ganhou um ponto de bónus de ataque, ou seja, a equipa da Sobreda contou cinco pontos na tabela, e o IST nenhum.

As consequências na classificação seriam as seguintes: o Benfica teria menos quatro pontos (cinco pontos em 2009-10, apenas um em 2010-11), e o Técncio teria mais quatro pontos (nenhum em 2009-10, e quatro em 2010-11), pelo que retirámos os quatro pontos ao total obtido pela equipa dos encarnados no final da fase inicial do ano passado, e em vez de 22 pontos, ela teria apenas 18.
E o mesmo fizemos à equipa das Olaias, acrescentando os quatro pontos de diferença ao total dos pontos da época 2009-10, ficando com 13 pontos e não 9.

Assim podemos ir acompanhando a evolução de cada equipa, frente aos mesmos adversários, e os efeitos que essa evolução teria na tabela final.

Para facilitar o acompanhamento da situação, vamos passar, quando fizermos a indicação dos jogos de cada semana, a indicar entre parênteses, o resultado do mesmo jogo no ano passado, com um asterisco a sinalizar quando houve lugar a ponto de bónus.

Por exemplo, os jogos da semana que passou deveriam ter sido anunciados da seguinte forma:

Direito-Agronomia (8-20)
Académica-Belenenses (3-41*)
Benfica-Técnico (*34-8)
CRAV-CDUL

Ou seja, o Dieito perdeu por 20-8 e nenhuma das equipas registou pontos de bónus, o Belenenses ganhou em Coimbra por 41-3 com um ponto de bónus, o Benfica ganhou com um ponto de bónus, por 34-8, e o CRAV-CDUL não se realizou, pois o CRAV encontrava-se na 1ª Divisão.

Da mesma forma, os jogos da 1ª Divisão deveriam ter sido anunciados assim:

Lousã-Vitória (V-FC)
Cascais-UTAD (*118-3)
CDUP-Évora

Espero que gostem da iniciativa, e aqui fica o quadro desta primeira semana.


Sem comentários: