30 de setembro de 2010

COMENTÁRIOS COM A COLABORAÇÃO DOS CLUBES


NA TENTATIVA DE PRESTAR UMA MELHOR INFORMAÇÃO SOBRE AS COMPETIÇÕES NACIONAIS, o Mão de Mestre solicitou a todos os clubes da Divisão de Honra e da 1ª Divisão o fornecimento de informações e comentários em relação a cada jogo da sua equipa principal.



Tenho o prazer de anunciar que a maior parte dos quinze clubes contactados já prestaram essas informações em relação à jornada deste fim de semana, pelo que iniciamos hoje a publicação dos comentários aos dois campeonatos mais importantes.

Aproveito para agradecer a todos os que se dispuseram a colaborar, na esperança de que seja possível dar mais visibilidade às provas e aos clubes.

Claro que o Mão de Mestre também beneficia desta permuta, mas creio que é uma prestação mútua de serviços, vantajosa para todos.

Vão surgir dificuldades, mas com tranquilidade e educação vamos resolver todos os problemas da melhor maneira.

Aqui fica a previsão da 2ª jornada da Divisão de Honra




Belenenses-CRAV

Depois de uma vitória bonificada em Coimbra, em grande parte assente no bom trabalho azul na mêlée e alinhamento, o Belenenses recebe no Restelo uma das equipas nacionais que mais aposta no poder do seu pack: o CRAV.

O Belenenses, está ainda a subir de forma, e nesta 2ª jornada certamente que terá "mais pernas" e "mais pulmão".
O jogo azul será, necessariamente, mais corrido e variado do que foi no primeiro jogo, e certamente que o objectivo será obrigar a equipa do CRAV a correr, no sentido de desgastar tão depressa quanto possível o seu pack.
No entanto convém não esquecer que na derrota da semana passada frente ao CDUL, o CRAV reagiu muito bem à pressão dos estudantes na primeira parte, e fez um bom segundo tempo, sofrendo apenas um ensaio, e marcando outro, fruto do trabalho dos seus avançados.
Nos embates entre as duas equipas ocorridos nas últimas épocas, a equipa de Lisboa ganhou sempre: 28-6 na temporada passada, e 64-5 em 2008/2009.

Agronomia-Benfica

Agronomia realiza o seu primeiro jogo na Tapada recebendo o Benfica, num encontro que no ano passado acabou com a vitória dos agrónomos por 64-3, e com a conquista do ponto de bónus de ataque.

As duas equipas foram derrotadas na primeira jornada e vão querer neste jogo conquistar a primeira vitória desta época.
Curiosamente as derrotas da semana passada corresponderam a vitórias na época anterior, quando o Direito perdeu por 8-20 com Agronomia e o Técnico por 8-34 frente ao Benfica.
A equipa do Benfica vai tentar consolidar o seu novo modelo de jogo, rectificando a imagem das últimas épocas, estando previstas as estréias de dois novos reforços: Tom Fleming, NZ, 2ª linha, e Greg Evans, PdG, centro.
Nos últimos 10 jogos entre Agronomia e Benfica, a equipa da Tapada apenas perdeu um, referente à última jornada da fase inicial da época 2007-2008.
A última vez que o Benfica ganhou na Tapada foi no dia 15 de Dezembro de 2001. O resultado foi de 12-23.

CDUL-Direito

As duas equipas entraram no campeonato a ganhar, o CDUL em Arcos de Valdevez e o Direito em casa frente a Agronomia, e os estudantes, beneficiando do saldo de pontos marcados/sofridos, comanda a classificação.

No jogo do ano passado o Direito ganhou por 9-6, o que garantiu ao CDUL o ponto de bónus defensivo, e este ano, com um modelo de jogo diferente, a nova equipa técnica da Cidade Universitária – comandada pelo regressado Pedro Mello e Castro, coadjuvado por Pedro Gonçalves, Manuel Sommer Ribeiro (avançados) e Luis Cassiano Neves (3/4’s) - se pretende disputar o título, tem que entrar em campo disposta a tentar fazer melhor, até para poder garantir a continuidade no topo da tabela.
O CDUL vai poder contar com alguns jogadores, que por atraso nas inscrições não puderam estar presentes na jornada inaugural, e o plantel está inteiramente à disposição dos técnicos, com a reserva do defesa Maxi, que estará em dúvida até à hora do jogo.


Técnico-Académica

Equipas com sortes diferentes na jornada inaugural, com o Técnico a conseguir uma importante vitória na Sobreda, frente ao Benfica, e a Académica a não conseguir resistir ao Belenenses, mas qualquer das equipas teve um melhor comportamento do que no ano passado no jogo equivalente – em 2009-2010 a Académica tinha perdido frente ao Belenenses por 3-41, e o Benfica tinha derrotado o Técnico por 34-8.

As linhas atrasadas de Coimbra são perigosas e podem, com a bola na mão, criar muitas dificuldades aos engenheiros, mas a juventude dos seus avançados pode ser negativa, em particualr nas formaçoes ordenadas.
O Técnico tem um pack avançado mais equilibrado e pode garantir a posse da bola nos oito da frente, tentando explorar as faltas que a Académica venha a cometer para aproveitar a qualidade do seu chutador.
No jogo da época 2009-2010, a Académica foi ganhar a Lisboa por 51-13, amealhando um precioso ponto de bónus.



Foto: António Simões dos Santos

Sem comentários: