30 de setembro de 2010

COMENTÁRIOS DA 2ª JORNADA DA 1ª DIVISÃO


NA SEQUÊNCIA DO QUE FIZEMOS MAIS CEDO QUANTO À DIVISÃO DE HONRA apresentamos agora os comentários relativos à 2ª jornada da 1ª Divisão.

Também estes comentários foram produto da colaboração dos Clubes, que depois foi tratada por nós e é editada sob nossa inteira responsabilidade.



Comentários da 1ª Divisão


Évora-Montemor
Quis o sorteio e a renúncia da Agrária de Coimbra que o regresso do R. C. de Montemor à primeira divisão fosse apadrinhado pelos seus vizinhos e rivais de Évora.
A rivalidade de ambos os conjuntos e os méritos de cada um fazem prever um embate animado e equilibrado em que a vitória pode pender para os dois lados.
A CRE joga m casa, tem mais experiência e está habituado ao andamento da primeira divisão.
Perdeu para Agronomia José Lima, bem como os demais internacionais das camadas jovens; em contrapartida viu regressar João Costa e Martim Cabral do CDUL que poderão dar mais consistência ao "pack" avançado.
No entanto, foi claramente batido na deslocação à Lousada, frente ao despromovido CDUP, por 30-9, mas esse jogo pode ter-lhe dado a rodagem de que necessitava para enfrentar os seus rivais regionais.
O Montemor depois de um período de certa instabilidade, parece ter reencontrado o seu habitual equilíbrio, com José Mendes Silva – o treinador do campeonato – a regressar ao controle das operações, e tem a seu favor a grande motivação que põe nestes encontros com os seus vizinhos, além do desejo de deixar uma marca positiva neste regresso à competição.
O confronto entre os dois clubes nos últimos anos tem-se limitado a um bom número de encontros particulares, com o resultado quase sempre favorável aos de Montemor e um confronto para a Taça de Portugal em 2008-2009 que o CRE conseguiu vencer, com grandes dificuldades.

UTAD-CDUP
O CDUP é claramente favorito neste encontro entre as duas equipas do Norte, mas existe uma grande história de rivalidade entre as duas colectividades.
Como habitualmente a equipa transmontana vai lutar até final, e tentar introduzir algumas transformações na sua maneira de jogar, mas a grande diferença de compleição física dos seus atletas, a maioria dos quais muito inexperientes, vai marcar a diferênça, em especial nas fases estáticas do jogo.
O que é mais extraorinário nesta equipa da Universidade de Trás os Montes é a forma como encaram as pesadas derrotas que tem sofrido, sem se deixarem abater e mantendo aceso o facho do rugby por aquelas paragens.
Jà é tempo para que as Autoridades e a Indústria e Comércio da ilustre cidade dediquem alguma atenção a este bravo grupo de jovens.

Setúbal-Cascais
No encontro do ano passado o Setúbal venceu por 17-13, levando o Cascais o ponto de bónus.
Na primeira jornada o Cascais venceu a UTAD em casa (83-3), o que lhe dá o comando provisório da classificação, e o Setúbal foi perder à Lousã (42-3).

Foto: António Simões dos Santos

Sem comentários: