29 de setembro de 2019

GALES VENCE AUSTRÁLIA EM GRANDE JOGO, GEÓRGIA BATE URUGUAI

Foram precisos 32 anos para o País de Gales vencer a Austrália em jogos do Mundial, depois da longínqua vitória por 22-21 em 1987! E não se julgue que foram poucos os jogos decisivos entre as duas equipas!
Foram cinco as vezes em que os galeses tiveram que baixar a cabeça aos australianos - em 1991 (3-38), em 1999 (9-24), em 2007 (20-32), em 2011 (18-21) e em 2015 (6-15)! - imaginem então o que se passou na cabeça do País de Gales quando, depois de 40 minutos de sofrimento |(na segunda parte a Austrália teve 77% de posse de bola!) finalmente a vitória chegou!


Mas para esse momento chegar os galeses fizeram 183 placagens contra 92 dos australianos, ambos com 86% de sucesso, e depois de chegarem ao intervalo com uma vantagem bem razoável (8-23) que começou bem no início do jogo - antes de concluído o primeiro minuto do encontro - quando Dan Biggar fez um drop que levou o marcador aos 0-3.
Foi na sequência do pontapé de saída, um turnover colocou a bola nas mãos (e nos pés!) de Biggar que, sem cerimónia, fez um drop que anunciava a intenção dos galeses. Para que conste, foi o drop obtido mais rapidamente da história do Mundial!
E essa intenção ficou ainda mais clara quando aos 12 minutos Gales marcou o seu primeiro ensaio (transformado) e o marcador subiu para 0-10! E o País de Gales continuaria a marcar até chegar ao intervalo na frente por 08-23.

No segundo tempo a história foi outra, de abnegação, esforço, decisão, sacrifício, que impediu a Austrália de conseguir dar a volta ao resultado, embora tenha sufocado quase completamente o adversário... só faltou o quase!!!

Grande jogo, vitória justa para os galeses que são agora - quando se completaram os primeiros cinco jogos da Fase de Apuramento no Grupo D - comandantes isolados e com o primeiro lugar do Grupo (quase) assegurado já que os próximos adversários são a Fiji e o Uruguai.

Fique com o Boletim do Jogo e (no final) a classificação do Grupo D.


No outro encontro deste domingo, a Geórgia dominou o Uruguai e venceu por 33-07 com direito a ponto de bónus, dando um enorme passo para conquistar o terceiro lugar da classificação, e garantir o apuramento antecipado para o Mundial 2023, e mais um lugar (como este ano) para uma equipa europeia...




Sem comentários: