20 de setembro de 2019

NO MUNDIAL SÁBADO POUCO PRÓPRIO PARA CARDÍACOS...

O Mundial 2019 mal começou e vamos ter já dois encontros que podem determinar o rumo dos acontecimentos, com os Grupos B e C em destaque.

No Grupo B teremos um duelo de gigantes com cinco títulos mundiais em cima da relva, e muita tradição e rivalidade em jogo!
Assim quando Nova Zelândia e África do Sul se defrontarem amanhã no Estádio de Yokohama às 10,45 h os olhos do mundo oval vão estar pregados a assistir a um jogo digno de uma final - o que na verdade já aconteceu em 1995, quando os springboks regressaram ao convívio internacional e venceram a sua primeira Taça!

Sem vencedor antecipado, tudo indica que no final dos jogos da fase de apuramento, os dois adversários de hoje sigam para os quartos de final. Quanto ao Canadá, Itália e Namíbia resta a consolação de lutar por um terceiro lugar que dará acesso direto ao Mundial 2023 (se não houver alterações ao modelo em vigor).


No Grupo C outro desafio entre grandes equipas e que assume especial importância por haver, à partida, três fortes candidatos aos dois lugares nos quartos de final.
Na verdade o desafio entre França e Argentina (às 8,15 da manhã) vai deixar o perdedor numa posição muito difícil, já que a Inglaterra está ali mesmo à espreita de uma oportunidade de vingar o vexame de 2015 quando falhou a presença nos quartos de final.
Quanto aos Estados Unidos e Tonga, são escassas as possibilidades de conseguirem mais que disputar o quarto lugar que não dá acesso a lugar algum, mas que serve de consolação e sempre evita a colocação na última posição do grupo...


Para encerrar o dia, teremos amanhã bem cedinho (5,45h da manhã...) a estreia da Austrália frente a Fiji, que embora tudo indique que a vitória tombará para os australianos, merece toda a atenção pois os fijianos são uma das duas equipas do Tier 2 a ter conseguido chegar aos quartos de final (em 1987 e 2007). A outra equipa menor que disputou duas vezes os quartos de final foi Samoa em 1991 e 1995, a que se junta o Canadá com uma presença em 1991.
Neste grupo, embora o favoritismo para o apuramento vá na generalidade para a Austrália e o País de Gales, convém deixar um olho na Geórgia, que procura a sua oportunidade de afirmação como merecedora de outros desafios...
Quanto ao Uruguai parece destinado a fechar a classificação do grupo.


Sem comentários: