21 de setembro de 2019

ESCÓCIA E IRLANDA DOMINAM DOMINGO MUNDIAL

Irlanda e Escócia, os dois principais candidatos às posições cimeiras do Grupo A, enfrentam-se numa partida que obrigará aquele que perder a vencer todos os restantes jogos, para garantir o apuramento, enquanto o vencedor fica com alguma margem para o embate com o Japão, que viu a possibilidade de apuramento ficar mais próxima depois da vitória com ponto de bónus frente à Rússia.

A quinta equipa deste grupo, a Samoa, apenas se vai estrear na competição na próxima terça feira, dia 24 de Setembro, frente à Rússia.

Recorde-se que 2015 foi um ano horrível para as equipas europeias, já que das quatro que passaram aos quartos de final, nenhuma conseguiu sequer chegar às meias finais!
Assim, este ano representa um duplo exercício para as quatro britânicas e a França, na busca de melhorarem a sua imagem perante a forte concorrência do hemisfério sul.

Aproveito a ocasião para vos mostrar um quadro resumo das classificações de todos os mundiais, onde o domínio do Sul se torna claro, em especial em 2015, quando a Inglaterra nem o apuramento para os quartos de final conseguiu...


As oito primeiras posições correspondem às equipas apuradas para os quartos de final, e dentro destas as quatro primeiras são as que avançaram para as meias finais.
As equipas classificadas entre o nono e o 12º lugar são as que ficaram na terceira posição em cada grupo da fase de apuramento, e que por isso garantiram a presença no Mundial subsequente.

Reparem que até 2015, das equipas menos cotadas, apenas o Zimbabwé (1987 e 1991) e o Uruguai (2003 e 2015) estiveram presentes em dois Mundiais, enquanto a Costa do Marfim (1995), a Espanha (1999), Portugal (2007) e a Rússia (2011) tiveram a honra de estarem presentes num Mundial.
Este ano a Rússia conseguiu a sua segunda participação, enquanto o Uruguai passou a ter três presenças.

Mas voltemos a 2019 e vamos ver o quadro inicial com a composição das equipas do jogo Irlanda-Escócia


O segundo jogo do Grupo B vai colocar frente a frente a Itália e a Namíbia, e embora nenhuma delas seja candidata ao apuramento será curioso verificar como evoluiu a Itália e se a Namíbia consegue finalmente não ser a última classificada do seu grupo, depois de já ter participado em cinco Mundiais - esta é a sua sexta participação e até hoje os africanos perderam os 18 jogos em que participaram.
Outro fato curioso deste jogo tem a ver com a equipa de arbitragem: Nigel Owens, que todos conhecem e quase todos consideram o melhor do mundo, vai estar presente como árbitro auxiliar, sob a direção do australiano Nic Berry. E segundo consta não lhe caiu nenhum parente na lama...


No último jogo do dia, a Inglaterra vai defrontar a Tonga, e todos aguardam para ver como os ingleses sacodem o fantasma do não-apuramento em 2015 e se vai representar um verdadeiro candidato a um dos lugares cimeiros, perante a forte concorrência da França e da Argentina...
Quanto aos Estados Unidos da América, só farão a sua estreia no dia 26, quinta feira, frente a esta mesma Inglaterra.


A segunda rodada do Mundial encerra na segunda feira quando o País de Gales defrontar a Geórgia, e todos se interrogam se será desta que a Geórgia se vai conseguir afirmar como uma potência em desenvolvimento ou se vai continuar a mordiscar as bordas sem conseguir dar a dentada que iria alterar a correlação de forças na Europa, e, quem sabe!, forçar a um sistema de promoção/despromoção no Torneio das Seis Nações!
O Uruguai, a quinta equipa do Grupo C entra em campo contra a Fiji no dia 25 de Setembro, quarta feira que vem.


Sem comentários: